Início / Prefeitura / Inclusão Social / Projeto de inclusão social no Jd. Açucará, em Osasco, termina com saldos positivos

Projeto de inclusão social no Jd. Açucará, em Osasco, termina com saldos positivos

592 - divulgacao (1)A Coordenadoria de Relações Internacionais da Prefeitura de Osasco realizou, na manhã de quinta-feira, dia 22 de outubro, seminário de encerramento do projeto “Empreendedorismo e Cidadania: Disseminação das Lições Aprendidas por Santo André nos Municípios de Osasco e Jacareí”.

Promovido em cooperação entre as prefeituras de Osasco e Jacareí e a Agência Canadense para o Desenvolvimento Internacional (CIDA / ACDI), o projeto teve início em março de 2007 e desenvolveu com moradores das comunidades da região a disseminação de conceitos ambientais, sociais e técnicas de empreendedorismo por meio de oficinas gratuitas nas áreas de Educação Ambiental, Jovens e Gestão Participativa, Desenvolvimento Econômico Comunitário e Gênero.

592 - divulgacaoEm Osasco, o projeto foi aplicado no bairro Jd. Açucará, onde os moradores foram incentivados a realizar o levantamento dos problemas enfrentados pela comunidade e propor soluções. A partir desses estudos, foram realizadas oficinas de reaproveitamento de materiais recicláveis, como garrafas PET, de jardinagem, plantio de hortas e confecção de artesanatos, entre outras, que, além de levar conhecimentos para a população local, proporcionaram oportunidades de geração de renda para algumas famílias.

No evento de encerramento, estiveram presentes o Coordenador de Relações Internacionais e gestor do projeto, Aldo de Miranda Rocha; Andrea Piccini e Tanya Stergiou, consultores do projeto, e moradores do Jd. Açucará. Foi exibido um vídeo a respeito do desenvolvimento do programa, seguido de um debate sobre os resultados alcançados.

Segundo Aldo de Miranda Rocha, a realização das oficinas permitiu que muitas questões de interesse social pudessem ser debatidas, abrindo o diálogo entre a comunidade e o poder público. “É possível, com a participação da sociedade civil organizada em parceria com o poder público, mudar a realidade, diminuindo as desigualdades sociais”, disse. E complementou: “A participação de mulheres, jovens e crianças foi alta e um dos resultados desse esforço foi a melhora na auto-estima dessas pessoas, que demonstraram dedicação e empenho em cada etapa do programa”.

Já Andrea frisou a importância de o projeto ter continuidade, e disse que a delegação canadense ficou muito satisfeita com os resultados obtidos. Tanya destacou o quanto a surpreendeu a força e o empenho dos moradores para a concretização das ações: “A força de vocês me faz ter força também”, disse.

Aldo finalizou enfatizando que a Prefeitura de Osasco vem trabalhando incessantemente pela melhoria da qualidade de vida da população da região, passando o Jd. Açucará, a assumir uma imagem de comunidade organizada. “A força das pessoas fez com que o resultado fosse positivo. A comunidade está estimulada”, concluiu.

No dia 08 de outubro, a cônsul-geral do Canadá em São Paulo, Abina Dann, acompanhado pelo cônsul para Assuntos Políticos, Paul Brunet, e da conselheira da Embaixada do Canadá, Anne Gaudet, esteve no local visitando o projeto.

Além da Coordenadoria de Relações Internacionais da Prefeitura o projeto inclui a participação das secretarias de Meio Ambiente; Habitação e Desenvolvimento Urbano; de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão e de Cultura, além de outras instituições.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.