Início / Cultura e Lazer / Recreio nas Férias inova mais uma vez e leva os alunos de Osasco a editora

Recreio nas Férias inova mais uma vez e leva os alunos de Osasco a editora

O Recreio nas Férias, projeto da Secretaria de Educação de Osasco, está em sua 14ª edição e, como sempre, oferece interessantes passeios para alegria e felicidade da garotada que participa. Esse ano, os alunos da Rede Municipal estão aproveitando dois novos passeios, no parque aquático Wet’N’Wild e na Editora Adonis/Parque Ecológico Cid Almeida Franco, na cidade de Americana, além de idas à praia, Parque da Xuxa, Playcenter e SESC, que já fazem parte dos passeios do Recreio.

A ideia de colocar uma gráfica no circuito de passeios surgiu devido ao trabalho desenvolvido no ano passado com literatura, quando as crianças tiveram contato com escritores, cartunistas e ilustradores. Agora, para dar continuidade, elas visitaram uma editora/gráfica para conhecer todo processo de produção de um livro.

A editora Adonis já desenvolve trabalhos pedagógicos com comunidades vizinhas, segundo o escritor Sergio Lowchinovscy, que gentilmente acolhe, junto com os monitores, as crianças quando chegam. “Além de apresentar o trabalho feito aqui, nós nos preocupamos em mostrar como acontece também o processo de criação do escritor, as dificuldades e alegrias em criar uma obra. Depois de conhecerem as máquinas e todo o processo de produção eu converso sobre a minha obra e faço isso com muito prazer”, afirma.

Dentro da gráfica, as crianças fazem um circuito previamente preparado. Os estudantes, que já haviam conhecido, através de um filme, a função de cada equipamento, viram, na prática, como tudo realmente é feito. “Nós gostamos de falar com o escritor. Perguntamos se seus livros são escritos baseados em seus sonhos e ele respondeu que não, porém a sua obra são contos de fadas, foi legal saber também como imprime um livro, como escolhem as cores e que nem sempre é a mesma pessoa que faz os desenhos”, disseram Adriana da Cruz, 10 anos, e Kamila Letícia, de 12, alunos da EMEF Marina Saddi Haidar.

José Valdo, de 9 anos, e Antonio Eduardo, de 11, concordam com as colegas e acrescentam. ”Nós adoramos ver a separação das folhas e ficamos impressionados como podem não errar onde cada uma fica, sem contar a máquina que corta mil folhas de uma vez”, relatam.

Já no parque, além dos animais, quem chamou atenção de todos foi o garotinho Diego Alves, de 8 anos, que deu um show de interpretação sobre como se ler um mapa. Logo na entrada, todos receberam um mapa com a localização de cada grupo ou espécie, olharam, mas logo desistiram, menos ele, que colocou em prática o que, segundo ele, já aprendeu em sala de aula. “Foi muito fácil. No parque tudo tinha placa. E as placas, números. Então, vi exatamente onde nós estávamos. Eu queria muito ver todos os felinos e, principalmente, o leão, aí todos começaram a me seguir”, contou Diego.

Para a Secretária de Educação, Mazé Favarão, incluir a visita a uma editora e oferecer oportunidade às crianças de verem como um livro é produzido é mais uma ação no Projeto Formação de Leitores, em curso desde 2007. “O processo formativo da personalidade e do caráter da criança passa por várias etapas e, no caso da visita à gráfica, todo o nascimento do livro foi apresentado. Certamente, essas crianças serão mais atenciosas e respeitosas com os saberes registrados através da escrita e da imagem”, explica.

No domingo, 29, acontece a festa de encerramento da edição Verão 2012, às 10 horas, no Ginásio de Esportes Prof. José Liberatti, em Presidente Altino.

Além disso, verifique

Osasco comemora seus 51 anos com uma programação extensa

Osasco chega aos 51 anos de emancipação político-administrativa como a 4ª cidade mais rica do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.