SAMU: Programa que revolucionou atendimento de urgência em Osasco completa 6 anos

Há seis anos, em outubro de 2005, a administração Emidio de Souza em parceria com o governo federal, inaugurava o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu/192), um programa que revolucionou a prestação de socorro à população em casos de emergência, reduzindo os índices de óbitos e as seqüelas de vítimas de acidentes.

O serviço funciona 24 horas por dia com equipes de profissionais de saúde formadas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, operadores de rádio, além de motoristas, que atendem todos os tipos de urgências da população.

Hoje o Samu conta com equipes descentralizadas e de suporte básico, instaladas em lugares estratégicos da cidade, como no Jardim Conceição, Jardim D’Ábril, Corpo de Bombeiros, Viaduto Metálico, Presidente Altino, Jardim Helena Maria e Vila Ayrosa. Além disso, a cidade ainda conta com 2 ambulâncias UTI equipadas e preparadas para intervenções no próprio local de atendimento, que têm como base o Pronto Socorro da Vila Pestana. “Chegamos a qualquer ponto da cidade em menos de 15 minutos. Isso porque as ambulâncias estão localizadas em regiões onde a procura pelo serviço é maior”, destaca Francisco Rodrigues, coordenador do Samu.

TRANSPORTE E ATENDIMENTO NEONATAL – Os investimentos ao longo desses anos incluem a capacitação permanente dos profissionais e a aquisição de novos equipamentos. Nesta semana, por exemplo, o SAMU de Osasco recebeu duas isoletes, incubadoras de transporte em ambulâncias, com fixação segura e que mantém a temperatura adequada aos recém-nascidos.

Outra novidade que será implantada ainda este mês e que já é considerada como um dos destaques do SAMU é a informatização de todo o serviço. Assim, as chamadas serão digitalizadas, identificadas e gravadas. Dessa forma, a chamada atendida pelo técnico da Central de Regulação será imediatamente, transferida para o médico, que já iniciará o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente, ou a pessoa que fez a chamada, sobre as primeiras ações. “A informatização está em fase de implantação, mas já podemos garantir que será um grande ganho para a população, que terá um serviço ainda mais eficiente”, destaca o secretário de Saúde, Gelso de Lima.

Para se ter uma idéia da importância do SAMU para a comunidade somente em 2010 foram realizados 17.215 atendimentos em urgência, 12.593 serviços de Remoção Interhospitalar e 21.663 atendimentos Sociais, como por exemplo transporte de pacientes para o tratamento de hemodiálise. Este ano, somente nos três primeiros meses, foram realizados 4.691 atendimentos pelo Samu, 4.011 remoções interhospitalar e 5.976 atendimentos do serviço social. Para o secretário, o SAMU presta um serviço de qualidade à comunidade. “Estamos cada vez mais equipados com o que há de mais moderno no atendimento de urgência”, conclui.

O telefone do Samu é 192. A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia.

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