Início / Cultura e Lazer / Sarau da Educação e Cultura de Osasco promove noite de autógrafos do livro “50 e Tantos”

Sarau da Educação e Cultura de Osasco promove noite de autógrafos do livro “50 e Tantos”

A noite do dia 15 de setembro foi especial para a Cultura de Osasco. Durante o Sarau da Educação e Cultura, realizado na Biblioteca Monteiro Lobato com o tema “Caminhos da Natureza”, aconteceu a Noite de Autógrafos do livro de poemas “50 e Tantos – Antologia dos Movimentos Culturais de Osasco”, que reuniu além de escritores que integram a obra, diversos artistas em apresentações de teatro, música, dança e declamação de poesia.

Presente ao evento, o prefeito em exercício, Faisal Cury, falou sobre a importância da cultura para a sociedade e elogiou os artistas de Osasco. “Cultura não é apenas divertimento. A gente precisa diferenciar divertimento e entretenimento de cultura e isso é o que nosso secretário da Cultura e a sua equipe vem fazendo: valorizando os artistas que não tem tido oportunidade, mas que aqui se constituem num verdadeiro celeiro de talentos. A cultura é o berço das nossas tradições, onde reside e onde deve permanecer tudo aquilo que nós cultivamos através de séculos”, disse.

O secretário da Cultura, Luciano Jurcovichi, fez uma rápida apresentação de música com violão e voz e falou um pouco sobre o processo de confecção do livro “50 e Tantos” que, segundo ele, é fruto de uma ideia que já estava povoando a cabeça de muitos dos autores da cidade e que o escritor Tiko Lee fez tomar forma. “A ideia era ter uma antologia para comemorar os 50 anos de Osasco, com 50 poemas de 50 poetas da cidade. Como esse número passou dos 50 – ainda não conseguimos colocar todos os autores de Osasco nesse livro, por isso vamos precisar de uma segunda edição – então o livro acabou se chamando ‘50 e Tantos’, explicou. Ele também destacou a importância da parceria com a Editora de Cultura, que lançou a obra, em nome da diretora Helena Maria Alves. “A Helena acreditou nesse projeto e, ano passado, também acreditou no projeto do livro de Jonas Torquato de Melo, ‘Destinos Opostos’. Conseguimos, em seis meses, publicar dois livros de escritores de Osasco. Isso é uma alegria para todos nós osasquenses”, finalizou.

“Esse livro é a concretização de um sonho meu. Durante sua confecção houve interação entre os escritores e isso foi muito importante. É um livro histórico que marca a emancipação de Osasco”, declarou um dos principais idealizadores, o escritor Tiko Lee. Já a organizadora da obra, Marili Alexandre, destacou a representatividade da publicação. “Esse livro é uma homenagem à cidade por meio da criação dos poetas, porque são eles e nós que damos vida a essa cidade. Para os escritores, verem-se inserido dentro da história da cidade é muito importante”, disse.

Lançada pela Editora de Cultura durante a II Feira do Livro de Osasco, realizada em junho deste ano, a Antologia reúne poemas de mais de 50 escritores osasquenses, sendo o primeiro registro oficial da criação literária da cidade. “50 e Tantos – Antologia dos Movimentos Culturais de Osasco” marca os festejos do cinquentenário da emancipação político-administrativa da cidade.

Ainda durante o Sarau, aconteceram apresentações dos espetáculos de dança dos alunos do Ponto de Cultura da Escola Especial Edmundo Campanha Burjato, sob coordenação de Kaká Pinheiro, e dos alunos de Jazz da Escola de Artes César Antônio Salvi, com coreografia de Thaís Terci; das performances “Caminho das Águas”, com o Grupo de Estudos Literários Pé de Poesia, e “Calíope e o Português”, com o grupo Reencontro das Águas; esquete com Vando Gildo e Vitor de Sá; apresentações de Luís Tamborilando e Isa Ferreira; além do Varal de Poesia, microfone aberto e shows das bandas Duansanta e Alquimika.

Além disso, verifique

Osasco comemora seus 51 anos com uma programação extensa

Osasco chega aos 51 anos de emancipação político-administrativa como a 4ª cidade mais rica do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.