Saúde de Osasco promove Capacitação em Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental em Osasco

A Secretaria de Saúde de Osasco, por meio da coordenação de enfermagem do Departamento de Atendimento Secundário (DAS), realizou de 4 a 8 de outubro, capacitação em Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental no auditório do Hospital Municipal Antonio Giglio. O objetivo do curso foi capacitar profissionais da enfermagem para atuação em serviços de psiquiatria e saúde mental.

Em média, participaram do evento 70 pessoas por dia. Na programação constaram palestras com profissionais do Centro de Atenção Integrada à Saúde Mental da Irmandade Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (CAISM/ISCMSP) e da própria prefeitura, com temas como “História da Psiquiatria”; “O SUS e a Reforma Psiquiátrica”, ministrados pela enfermeira e especialista em Emergência, Dayane Nogueira Alcântara Alves; “Comunicação Terapêutica”, ”Anotação de Enfermagem” e “Delirium”, ministrados pela enfermeira e especialista em emergência, Adriana Silva Sousa; “Exame Psíquico”, cuja palestrante foi a enfermeira e especialista em Psiquiatria e Saúde Mental, Elza Santos Cyrillo; “Esquizofrenia”, abordado pelo enfermeiro e especialista em Arteterapia, Romário Freitas de Oliveira; “Demências”, cuja palestrante foi a enfermeira e especialista em Psiquiatria e Saúde Mental, Cristiane Sayuri Tamashiro; “Depressão e Suicídio” e “Transtorno Afetivo Bipolar” abordados pela enfermeira e especialista em Administração Hospitalar e em Psiquiatria e Saúde Mental, docente Universidade Nove de Julho (UNINOVE), Cleide de Carvalho Motta Nery; “Dependência Química”, cuja palestrante foi a enfermeira e especialista no tema, Tânia Fiúza da Silva; “Emergências Psiquiátricas” e “Contenção Mecânica”, ministrados pela enfermeira Adriana Silva Sousa e pelo auxiliar de enfermagem, Anderson Candido dos Santos; “Psicofarmacologia”, ministrado pela médica Maria Carolina Pedalino Pinheiro; “Psiquiatria Infantil”, explanado pela enfermeira e especialista em Psiquiatria e Saúde Mental, Roberta Cristina da Rocha Sudré; e “Espaço Protegido: Experiência de um Serviço de Psiquiatria”, apresentado pela enfermeira, diretora técnica do serviço de saúde do CAISM e especialista em Dependência Química, Josiane Cristina Pedroso da Silva.

Segundo o médico e diretor do DAS Christian Cuellar, esta é a primeira vez na história da saúde mental em Osasco que foi possível unificar todo o departamento e a Secretaria de Saúde para a realização de um evento de capacitação da enfermagem no atendimento de pacientes com comprometimento em sua saúde mental. “Em Osasco e região, atendemos muitos pacientes com problemas mentais, principalmente nas unidades do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e no Pronto Socorro da Vila Pestana, onde se atende urgência e emergência”, comentou. Cuellar ainda afirmou que além de habilitar o profissional de enfermagem no manejo com estes pacientes, o curso complementa o currículo e aprimora os conhecimentos para o atendimento especializado em saúde mental.

Mirtes Fabricante, diretora do Departamento de Saúde Pública, responsável pela saúde mental do município, discorreu sobre a importância desta capacitação para levar mais qualidade às unidades de saúde do município.

De acordo com Sarah Rodrigues de Lima, coordenadora de enfermagem do DAS, o treinamento teve o propósito de capacitar tecnicamente e humanizar a assistência de enfermagem prestada aos pacientes. “Recebemos pacientes com transtorno mental em todas as unidades de saúde do município, por isso, a importância deste curso direcionado a todos os departamentos da saúde.

O Pronto Socorro André Sacco, localizado na Vila Pestana, é o único no município que possui atendimento de emergência e urgência psiquiátrico. No local são realizadas por volta de 90 internações mensais e atendidos, em média, 1.200 pacientes que sofrem com problemas mentais todos os meses.

Em Osasco, a rede de atendimento psiquiátrico na saúde pública é completa, pois além do CAPS, que oferece tratamento contínuo aos casos psiquiátricos, o CAPS Infantil (exclusivo para crianças) e com uma emergência psiquiátrica, com funcionamento 24 horas, no Pronto-Socorro da Vila Pestana. O município também conta com o CAPS-AD (Centro de Atendimento Psicossocial para Álcool e outras Drogas), cujo atendimento é específico para casos de pessoas que precisam de tratamento de alcoolismo ou uso de tóxicos.

Serviços de Psiquiatria em Osasco
CAPS Adulto: Avenida Esporte Clube Corinthians Paulista, 191 – KM 18. Telefone: 3654-3129
CAPS Infantil: Rua José Marques da Silva, 30 – Vila Parado. Telefone: 3692-8812
CAPS-AD: Rua Anhanguera, 348, – Jardim Piratininga. Telefone: 3687-8603
Emergência Psiquiátrica: P.S. André Sacco – Av. Gal. Pedro Pinho, 1.250 – Vila Pestana. Telefone: 3685-0651
Milene Soares de Carvalho
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde de Osasco

Além disso, verifique

Osasco realiza Fórum de Saúde Mental

A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretária da Saúde, promoveu no dia 22 de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * O prazo está esgotado. Atualize o CAPTCHA.