Início / Saúde / Saúde faz balanço das ações de prevenção às DST´s/Aids no município

Saúde faz balanço das ações de prevenção às DST´s/Aids no município

clique para ampliar
clique para ampliar

A Secretaria de Saúde do município de Osasco promoveu, na manhã de segunda-feira, 1º de dezembro, um balanço das atividades realizadas pela prefeitura na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. A data marca o Dia Mundial de Prevenção à Aids, em homenagem a todos os que lutam pela vida, contra a proliferação do vírus HIV.

Na ocasião, a coordenadora do programa de combate às DST´s/Aids, dra. Regina Nogueira, falou do avanço que o projeto conseguiu alcançar, desde sua implantação na cidade. “Hoje, estima-se que existem 2400 pessoas com Aids em Osasco. Ainda é muita gente, mas já tivemos um decréscimo de novos casos de 2006 para cá, quando 54 novos pacientes foram infectados naquele ano. Em 2007, foram 52 e em 2008, 46. Nesse período, ampliamos a distribuição de preservativos nos postos, que passou de 70 mil para mais de 250 mil por mês”. A coordenadora também explicou que essa evolução só foi possível por causa das ações de conscientização da população sobre a responsabilidade com o corpo e com a vida. “A mudança de atitude foi fundamental. Além de o preservativo ser mais utilizado atualmente, os exames que detectam a doença também estão sendo mais procurados. Antigamente, eram realizados de 30 a 40 exames mensais, agora são mais de 500 por mês”, completou.

clique para ampliar
clique para ampliar

A mudança de atitude com relação à doença também foi o tema abordado por Maurício Rosa, chefe de gabinete do secretário de Saúde, Gelso de Lima, e representante deste no evento. “Quando a Aids surgiu, foi encarada como algo restrito a usuários de drogas e homossexuais, e era tratada com uma enorme carga de preconceito. Somente quando a doença foi tratada como uma questão de saúde pública, os resultados, no que tange à prevenção, começaram a aparecer”.

O prefeito em exercício, dr. Faisal Cury, também comentou os números, lembrando que a incidência da doença entre as pessoas da terceira idade tem crescido bastante ultimamente, e que as campanhas devem ser voltadas para esse público também. “Só medidas de conscientização trarão resultados no trabalho de prevenção”, disse Cury.

clique para ampliar
clique para ampliar

Além do balanço sobre o que já foi feito em termos de prevenção às DST´s/Aids em Osasco, no evento também foi apresentado um novo programa da Secretaria da Saúde. Em parceria com a ONG Terra Viva, foram criados 40 “Postos Alternativos”, de distribuição de preservativos.

A intenção é de que eles funcionem como uma extensão das Unidades Básicas de Saúde (UBS), onde essa distribuição já acontece. Os pontos são pequenos comércios, como vídeo-locadoras e até carrinhos de cachorro-quente, onde as pessoas poderão retirar seus vales ou trocá-los por preservativos. Todos ficarão instalados em vias públicas de grande movimentação, espalhadas pelos bairros da cidade, e também em locais próximos a barzinhos e principais “baladas” do município.

“Assim, se a pessoa quiser fazer a troca do vale pelo preservativo e a UBS do bairro já estiver fechada, ela pode se dirigir a um dos postos alternativos”, explica o secretário de Saúde de Osasco, Gelso de Lima. Segundo ele, outra meta é fazer as pessoas procurarem as UBS para trocar os vale. “A pessoa que pegar o vale e quiser trocar na UBS pode aproveitar para atualizar a carteira de vacinação e, no caso das mulheres, até passar por uma consulta com o ginecologista ou fazer um exame preventivo”, explica.

A meta, de acordo com o secretário, é distribuir aproximadamente 250 mil preservativos por mês nos 40 pontos. Mesmo antes do lançamento oficial, o projeto já foi premiado. Ele foi um dos três vencedores do 5º Prêmio Aids e Responsabilidade Social, promovido pelo Instituto Saúde Brasil-Aguilla e do qual participaram mais de 100 concorrentes inscritos por ONGs de todo o País.

Presenças – Estavam presentes ao evento o secretário de Indústria, Comércio e Abastecimento, Antonio Jardim; o Ouvidor Geral do Município, Fernando Montini; e os vereadores eleitos Eduardão e Cláudio da Locadora.

Além disso, verifique

Osasco realiza Fórum de Saúde Mental

A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretária da Saúde, promoveu no dia 22 de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.