Início / Saúde / Saúde realiza o I Simpósio de Fisioterapia do Hospital Municipal de Osasco

Saúde realiza o I Simpósio de Fisioterapia do Hospital Municipal de Osasco

Mais de 150 pessoas, entre profissionais e estudantes, participaram até esta quarta-feira, 28, do I Simpósio de Fisioterapia do Hospital Central de Osasco (HMCO), que começou no último dia 26 de setembro e segue até dia 30, promovido pela Secretaria de Saúde de Osasco por meio do Departamento Cientifico do HMCO. Destinado aos profissionais da área de saúde da rede pública municipal e a estudantes de fisioterapia das Universidades de Osasco, o evento, composto por palestras e discussões, foi considerado um marco para a história do município e teve como principais objetivos aprimorar conhecimentos e criar vínculos com as universidades de Osasco.

Na abertura, Ari Alves, fisioterapeuta e coordenador do Departamento de Fisioterapia do HMCO falou que este Simpósio é resultante do avanço da fisioterapia no hospital. “Há dez anos havia apenas um profissional de fisioterapia que atuava esporadicamente conforme a demanda no HMCO. Atualmente, contamos com uma grande equipe muito capacitada, inclusive mestrandos e doutorandos”, comemorou. “Hoje somos referência em qualidade na prestação de serviços de fisioterapia no município, consequência do reconhecimento e valorização dos profissionais e do serviço, imprescindível no HMCO”, completou.

Silvio Luiz Priori, diretor clínico e técnico do HMCO, comentou que acompanhou todo o processo, desde a implantação até a criação do departamento de fisioterapia no Hospital Central e parabenizou pelo crescimento e atuação da classe profissional.

Para o superintendente do Hospital, Ewandro de Castro Ruck, o evento foi importante porque mostra o empenho da Secretaria de Saúde em investir na capacitação específica para os profissionais da área médica. “É um evento para enaltecer a qualidade técnica dos profissionais. O departamento Científico do Hospital se preocupa em promover palestras de qualidade para que os profissionais possam receber a capacitação no próprio ambiente de trabalho. A fisioterapia é de suma importância no tratamento global do paciente e hoje temos no Hospital um quadro de fisioterapia completo”, disse.

Gelso de Lima, secretário de saúde de Osasco, parabenizou o superintendente, Ewandro Ruck, por ter construindo um espírito de equipe no hospital, o que faz toda a diferença. “O Hospital Central é uma unidade de referência na região em várias especialidades, inclusive em fisioterapia”, enfatizou. Também destacou sobre o desafio de mudar a cultura da saúde no município, privilegiando a atenção básica. “Nós temos o compromisso de inverter a lógica da saúde no município, ou seja, priorizar a atenção básica em detrimento da atenção secundária (atendimento de urgência e emergência), valorizando a prevenção e a promoção à saúde”, frisou. “E estamos conseguindo, sabemos hoje que a prevenção é o melhor remédio por isto valorizamos as equipes multidisciplinares e não só o médico”, concluiu.

Os participantes contaram até esta quarta-feira com palestras sobre Cuidados Paliativos: possibilidades e desafios no Hospital Geral, ministrada pelo médico geriatra Leonardo de Oliveira Consolim; Importância da dietoterapia no processo de reabilitação do paciente hospitalizado, pela nutricionista Tânia Collino; Atuação fonoaudióloga hospitalar – disfagia, pela fonoaudióloga Kelly Cristina F. de Jesus. Já no dia 29 a palestra será Treinamento através da tosse assistida orientada pela fisioterapeuta Cristina Paciência Dalfior e no dia 30 o tema será Ventilação Mecânica – Treinamento da musculatura respiratória pautada pela professora Priscila Sperandio.

Também prestigiou o evento Valdir Roque presidente da CMTO (Companhia Municipal de Transporte de Osasco), Eduardo Melhado Sant’Anna diretor administrativo do HMCO, Regina Silva, diretora administrativa das Policlínicas, Fábio Goussain Labat, coordenador da Cirúrgica, Rita Anselmo, gerente administrativa do HMCO, Aguinaldo F. Neto, coordenador do serviço de ecocardiograma, Ivan A. Martins Ferreira, coordenador do serviço de pediatria.

Além disso, verifique

Osasco realiza Fórum de Saúde Mental

A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretária da Saúde, promoveu no dia 22 de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.