Fundo Social de Osasco promove campanha de doação de sangue

O Fundo Social de Solidariedade de Osasco, em parceria com a Fundação Pró-Sangue/Hemocentro de São Paulo, promoveu na manhã de terça-feira, 24 de julho, entre 8h30 e 11h30, em seu auditório, uma campanha de doação de sangue entre servidores da Prefeitura. O objetivo foi reforçar o banco de sangue do hemocentro do Posto Regional, localizado em Presidente Altino.

Liderando a ação intersecretarial, a presidente do Fundo Social, Joana D’Arc, fez questão de contribuir e participar da campanha doando sangue. “Sabemos da necessidade de manter o nível de estoque do banco de doação de sangue, principalmente em períodos de férias e viagens. O Fundo Social é uma porta de entrada na cidade, onde as pessoas fazem pedidos de alimentos, roupas, remédios e cobertores, mas percebemos também outras demandas importantes, como esta. Nossa parceria visa contribuir para salvar vidas na cidade de Osasco”, resumiu.

Para a médica hemoterapeuta da Fundação Pró-Sangue, Sandra Patrizio Degli Esposi, é importante que as doações não aconteçam apenas durante as mobilizações e campanhas, mas que se tornem atos e hábitos culturais. “A coleta serve para estimular e difundir a campanha, além da necessidade da doação de sangue. É importante que as pessoas passem a doar sangue com frequência porque assim não provocarão superlotação durante as campanhas nos hemocentros ou em qualquer outro órgão parceiro, como o Fundo Social. Dessa forma, ainda contribuirão para auxiliar algum paciente que precise imediatamente de sangue em um procedimento cirúrgico de alta complexidade”, explicou.

Para realizar a doação, os voluntários apresentaram documento com foto para a realização do cadastro, passaram por uma triagem onde realizaram a aferição da pressão, do pulso, da temperatura e se submeteram ao teste de anemia. Eles ainda fizeram outros pré-exames para verificar a aptidão da coleta do sangue. Posteriormente, foram entrevistados e encaminhados para a doação.

De acordo com a copeira da Secretaria de Esportes, Recreação e Lazer de Osasco, Maria de Lourdes Rodrigues, de 50 anos, a doação é rápida e indolor. “Não senti nada. É super tranqüilo e é bom saber que seu sangue pode salvar a vida de alguém”, declarou. Já Maria Waci Julia da Conceição, de 43 anos, servidora do Procon, garantiu que a agulha não deve amedrontar ninguém. “É só um furinho e vale muito a pena se você pensar que pode ajudar alguém. Qualquer um suporta uma agulhadinha”, revelou.

Mais informações sobre doação de sangue podem ser obtidas pelo site www.prosangue.sp.gov.br ou pelo telefone 0800-550-300. O Posto Regional de Osasco atende na rua Ari Barroso, 355, em Presidente Altino, e funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h. E no 1º e 3º sábado de cada mês, das 8h às 16h. O Posto não funciona aos domingos e feriados.

Além disso, verifique

Osasco realiza Fórum de Saúde Mental

A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretária da Saúde, promoveu no dia 22 de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * O prazo está esgotado. Atualize o CAPTCHA.