Secretaria de Saúde de Osasco intensifica ações de combate à doença no mês de combate a tuberculose

Por ocasião do Dia Mundial de Luta Contra a Tuberculose, 24 de março, a Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Saúde, intensifica as ações de combate à doença neste mês. O objetivo é descobrir casos, tratar e curar pacientes, além de promover a quebra da cadeia de transmissão, evitando também os casos resistentes.

Visando o combate permanente à doença, a Secretaria de Saúde se mantém empenhada na busca a casos, colhendo exames, investigando a incidência de tosse e capacitando seus profissionais. No entanto, de acordo com técnicos da secretaria, é necessário maior envolvimento da sociedade no combate à doença.

Gelso de Lima, secretário de saúde de Osasco, lembra que o Dia Mundial de Combate à Tuberculose é um momento de mobilização. “A tuberculose é curável, com tratamento e medicações disponíveis gratuitamente à população. É necessário que todos se envolvam nesta causa que não deve ser lembrada apenas no dia ‘D’, mas que deve ser uma luta diária e constante”, ressaltou.

Segundo Mirtes Aparecida Fabricante Fernandes, médica e diretora do Departamento de Saúde Pública de Osasco, é imprescindível realizar um diagnóstico precoce para o sucesso da cura. “É preciso procurar o médico ao sinal dos principais sintomas como tosse por mais de 15 dias, falta de apetite, perda de peso, cansaço e dores no peito”, orientou. Além disso, destacou sobre o perigo que o abandono do tratamento pode gerar ao paciente. “Se o paciente não completar o tratamento até a cura, pode causar resistência à doença, gerando as formas multidrogas resistentes, que são muito mais difíceis de serem curadas”, frisou.

Doença

A tuberculose (TB) é uma doença infecto-contagiosa causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, mais conhecida como Bacilo de Koch (BK). Atinge principalmente os pulmões, mas também pode ocorrer nos gânglios, rins, ossos, meninges ou em outros locais do organismo. Seus principais sintomas são tosse (por mais de 15 dias), febre, suores noturnos, falta de apetite, emagrecimento, cansaço fácil e dificuldade respiratória. O diagnóstico pode ser confirmado com um exame simples e acessível, a baciloscopia de escarro (BK).

O tratamento da TB é feito com medicamentos que não podem ser interrompidos até a alta do paciente. Se o doente não tomar rigorosamente os remédios, as bactérias podem ficar resistentes tornando a cura muito mais difícil. No município também é realizado o tratamento supervisionado que consiste na observação do profissional de saúde na tomada da medicação, sendo ofertados incentivos aos pacientes participantes deste compromisso de chegar à cura.

Além disso, verifique

Osasco realiza Fórum de Saúde Mental

A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretária da Saúde, promoveu no dia 22 de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * O prazo está esgotado. Atualize o CAPTCHA.