Início / Eventos / SDTI promove Seminário sobre o Trabalho em Osasco

SDTI promove Seminário sobre o Trabalho em Osasco

Durante o evento, que discutiu Indicadores, Estratégias e Estruturação do Mercado de Trabalho, foi lançado o livro “Atlas da Inclusão Social com Geração de Ocupação e Renda”

Nesta quarta-feira, 3, sob a direção de Dulce Helena Cazzuni, titular da Secretaria do Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão (SDTI), a Prefeitura de Osasco promoveu o Seminário “As Transformações no Mercado de Trabalho Brasileiro”, que discutiu diversos temas, como Indicadores, Estratégias e Políticas Públicas de Trabalho e Geração de Renda. O evento foi realizado no Centro de Formação dos Profissionais de Educação e contou com a presença de mais de 250 pessoas e representantes de dezenas de Prefeituras da região Oeste e de outras regiões do Estado de São Paulo. A coordenação dos trabalhos ficou por conta de Alexandre Guerra, responsável pelo Observatório do Trabalho de Osasco e Região. O Seminário contou também com a presença do prefeito de Osasco em exercício, o vice-prefeito Faisal Cury.

Na abertura do evento, Dulce Helena agradeceu a presença dos participantes, como também o apoio que sua pasta sempre recebeu do prefeito Emidio de Souza. “Há quatro anos, assumimos uma Secretaria que não existia de fato. A pasta não tinha nenhuma estrutura e as pessoas faziam apenas umas velas tortas e eram pessoas sem nenhuma perspectiva de inclusão social. Mas, esse quadro mudou graças à visão administrativa do prefeito Emidio de Souza. Ele foi muito feliz ao perceber a grandeza de Osasco e investiu nesta Secretaria, buscando parcerias com a iniciativa privada e integração com as políticas públicas do Governo Federal. Não procuramos reinventar a roda. Fomos à luta e buscamos experiências de outras prefeituras e órgãos governamentais, como trabalho desenvolvido na gestão da prefeita Marta Suplicy em São Paulo. E o objetivo deste Seminário é justamente discutir o Mercado de Trabalho e as estratégias que implantamos no município, com o intuito de integrar as políticas municipais, os programas do Governo Federal e a iniciativa privada”, disse Dulce Helena.

Dinâmica e irrequieta

O vice-prefeito Faisal Cury também destacou o empenho do prefeito Emidio na implantação de políticas sociais. “Trago um abraço do prefeito, que já está retornando de uma viagem internacional e, com certeza, ele gostaria de estar presente a este evento. Cumprimento a secretária Dulce Helena que, realmente, transformou a nossa Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão. O sucesso que hoje a Secretaria atingiu com os seus diversos programas de emprego e geração de renda, deve-se muito ao dinamismo da Dulce. Ela não é apenas uma secretária dinâmica, a Dulce é irrequieta e sempre vai atrás de seus objetivos e metas”, disse Faisal Cury.

No final do evento, Dulce Helena foi homenageada por Izabel Dourado, que participa da Incubadora Pública de Empreendimentos Populares e Solidários. Além de um arranjo de flores, Izabel presenteou a secretária com um panetoni, produto que ela fabrica e comercializa através da Incubadora.

Em seguida, foi realizado o lançamento do livro “Inclusão Social com Geração de Ocupação e Renda”. O livro destaca todos os caminhos percorridos pela SDTI desde o início da Administração Emidio de Souza, passando pelos levantamentos das características e da realidade do município de Osasco, as estratégias e a implantação das políticas públicas de inclusão social.

Temas discutidos

Durante todo o dia, foram discutidos com especialistas os seguintes temas:

– Inclusão Social e Geração de Trabalho e Renda em Osasco – Dulce Cazzuni.
– Indicadores sobre a Questão Social e Mercado de Trabalho em Osasco – Ronnie Aldrin e Alexandre Guerra (Programa Osasco Digital).
– A Formação do Mercado de Trabalho – Alexandre Barbosa, Cebrap (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento).
– A Estruturação do Mercado de Trabalho Brasileiro (1930-80) – Cláudio Dedecca, (Cesit/Unicamp).
– A Década de 90 e a Desestruturação do Mercado de Trabalho Brasileiro – Rodrigo Coelho (NEPP/Unicamp).
– Os Avanços dos Indicadores do Trabalho e o Papel das Políticas Públicas no Período Recente – André Gambier – IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).
– Sindicalismo e Negociação Coletiva – Ademir Figueiredo, do DIEESE.

Além disso, verifique

Gastronomia

A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Abastecimento (SICA) promoverá …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.