Início / Educação / Secretaria de Educação de Osasco convoca pais de crianças com deficiência para matrícula

Secretaria de Educação de Osasco convoca pais de crianças com deficiência para matrícula

A Secretaria de Educação de Osasco informa que, entre os dias 1º e 15 de dezembro, estão abertas as matrículas do ensino regular para crianças com deficiência, com idade entre 6 e 12 anos.

As inscrições devem ser feitas na unidade mais próxima e os documentos necessários são: certidão de nascimento da criança e comprovante de residência com CEP.

A campanha dirige-se especialmente para este público, objetivo-fim do Programa de Educação Inclusiva (PEI) desenvolvido no município desde 2005. O modelo, implantado segundo orientações do Ministério da Educação (MEC), prevê uma escola igual para todos os alunos, com e sem deficiência.

Desde que foi implantado, o número de alunos com deficiência nas escolas regulares da cidade aumentou em mais de 60 vezes. Segundo levantamento da Secretaria de Educação, havia 24 alunos com deficiência incluídos na rede de ensino no início do PEI Osasco. Em 2009, esse número chegou a 1.462 alunos, em todas as modalidades de ensino da cidade, incluindo os que estão em classes especiais, segundo dados do INEP/MEC.

Para ampliar o acesso e a permanência com qualidade dos alunos com deficiência nas unidades educacionais, o PEI desenvolve uma série de ações no município, que envolvem desde assessoria aos gestores, formação dos profissionais que trabalham na rede e acessibilidade, até ações de comunicação, monitoramento e avaliação dos resultados do Programa.

“É muito importante a mobilização da sociedade para conseguirmos promover a inclusão de todas as crianças na escola. Estudar é um direito de todos. Quem conhece alguma família com crianças dos 7 aos 12 anos fora da escola, deve orientá-la a procurar a unidade educacional mais próxima”, ressalta a Secretária de Educação, professora Mazé Favarão.

Processo de Matrícula 2011

A Secretaria de Educação informa aos pais ou responsáveis cujos filhos necessitem mudar de unidade em 2011, em função de alteração de modalidade de ensino (de CRECHE para EMEI ou de EMEI para EMEF), devem comparecer na unidade onde a criança estuda para verificar para qual outra unidade o aluno será encaminhado.

O prazo para os responsáveis comparecem às unidades vai de 20 e 23 de dezembro de 2010.

Para as crianças que não estão matriculadas em nenhuma unidade da rede, mas já estão cadastrados na lista de espera por vaga, os pais ou responsáveis devem comparecer na unidade mais próxima entre os dias 20 a 23 de dezembro para verificar se a criança está incluída na lista de pré-matrícula. Os pais não devem esquecer de levar a certidão de nascimento da criança e o comprovante de endereço com o nome do responsável e o CEP.

Informações: Central Fala Osasco – 0800-77-44-644

Além disso, verifique

Secretaria de Educação de Osasco saúda servidores para a volta às aulas

Início do ano letivo na rede municipal acontece no dia 6 de fevereiro No mês …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.