Início / Cultura e Lazer / Secretaria de Educação de Osasco encerra 11º edição do Recreio nas Férias

Secretaria de Educação de Osasco encerra 11º edição do Recreio nas Férias

A Secretaria de Educação da Prefeitura de Osasco promoveu um grande show, no dia 31 de junho, para encerrar a 11ª edição do Programa Recreio nas Férias – Inverno 2010. O evento, realizado no ginásio de esportes Profº. José Liberatti, contou com palhaços, malabaristas, artistas em pernas de pau, bandas, orquestra, corais, músicos e instrumentistas que animaram e emocionaram cerca de 3,5 mil pessoas, entre pais e alunos das escolas municipais.

A atividade é realizada nos dois recessos do ano letivo e, nesta 11ª Edição de Inverno, que aconteceu entre os dias 12 e 24 de julho, contou com uma equipe composta por 750 agentes recreativos, 91 auxiliares operacionais, 91 coordenadores de pólo, 71 auxiliares de passeio, 30 oficineiros culturais, além das equipes de supervisão compostas por 7 supervisores de pólo e campo e da supervisão geral integrada por 4 pessoas.

Os profissionais realizaram atividades em 92 unidades educacionais. Foram 37 escolas de Educação Infantil (EMEI), 46 postos do Ensino Fundamental (EMEF), 8 unidades Centro Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental (CEMEIF) e um Centro Educacional Unificado (CEU).

E a diversão foi mantida também no encerramento. No ginásio de esporte, as brincadeiras começaram já na recepção dos alunos. Do lado de fora, um grupo de palhaços e malabaristas, acompanhados pelo som de uma bandinha, divertiam a garotada que chegava ao local. Pirofagia, teatro de sombra e performances de pernas de pau também fizeram parte deste elenco.

Já no ginásio, o evento foi aberto com show dos palhaços Bacalhau e Mingau. Eles envolveram pais e alunos em divertidas brincadeiras, fazendo sorrisos e gargalhadas contagiarem o ambiente.

Em seguida, o vice-prefeito e presidente da FITO, Dr. Faisal Cury, e a secretária de Educação de Osasco, Mazé Favarão, fizeram uso da palavra. “Nas outras edições, nós não fizemos festa de encerramento, apenas de abertura. Mas, além da diversão, os alunos produzem muitas coisas interessantes nas atividades. Por isso, decidimos fazer essa festa de encerramento para que eles apresentem um pouco do que aprenderam nos 15 dias do Recreio nas Férias”, disse Mazé.

Ela ainda incentivou a garotada na volta às aulas, destacando os projetos educacionais desenvolvidos pela secretaria na rede. “Aproveitem o Lego, Escolinha do Futuro e Ciências Hoje, perguntem bastante para as professoras e saiam muito mais espertos. Vamos dar um baile no aprendizado e aguardar o outro Recreio nas Férias”, disse.

A secretária também anunciou que o tema do desfile de 7 de Setembro, este ano, para as escolas municipais, será “Sustentabilidade”. “Esse ano o desfile vai ser o mais bonito. Quero ver todos lá na avenida. E quero também deixar um convite para as famílias participarem da Educação de nossa cidade” finalizou.

Já o vice-prefeito, após externar os agradecimentos e saudações do prefeito Emidio de Souza, pronunciou o nome de todas as escolas municipais que participaram do Recreio nas Férias. “Essa é uma homenagem justa às nossas escolas, que vem destacando o nome de Osasco e melhoram cada vez mais o ensino de nossa cidade”, disse Dr. Cury. “Mas agora vamos voltar à escola, vamos nos desenvolver e crescer cada vez mais, para nos tornarmos verdadeiros cidadãos, que venham a prestar serviços úteis para a sociedade” disse.

Dr. Cury ainda abordou os avanços na educação em Osasco. “A administração do prefeito Emidio modificou e deu uma nova imagem para Educação da cidade”, elogiou.

Dando continuidade à programação do show de encerramento, foi exibido um vídeo com as atividades e passeios das crianças realizados na 11º edição do Recreio nas Férias.

Na sequência, a Corporação Musical Lyra de Mauá, sob a regência do maestro Felipe Sangali, encantou o evento. Em uma apresentação composta por quase 80 instrumentistas e dois pelotões de portas bandeiras, eles deram um show de música instrumental e coreografia.

Outra atração que agitou a galera e colocou todos para cantar foi a do saxofonista Caio Mesquita. Depois, os participantes sambaram com a escola de Samba Mirim da Rosas de Ouro. Os Trovadores Urbanos Mirim também fizeram bonito e apresentaram um show romântico lembrando os anos 20.

A atração final ficou por conta da Orquestra Nova Harmonia Visa Vale, regida pelo maestro Ricardo Cardin, que acompanhou o Coral Recreio nas Férias em uma brilhante apresentação. O coral é composto pelos alunos da rede municipal que participaram do programa nas oficinas de música.

Ainda no evento, a agente recreativa do Recreio nas Férias, Tatiane Siqueira, falou da participação das crianças no programa. “Você percebe que as crianças gostam do Recreio nas Férias. É uma vivência fantástica que a própria sociedade deixa a desejar. As atividades, além de tirar a criança da rotina, dá oportunidade de participar de passeio os quais a maioria das famílias não tem condições de fazer. E você vê, no rostinho delas, a alegria de participar pela primeira vez de um passeio”, frisou.

A moradora do Jd. Elvira, Kátia Rodrigues, que acompanhou a filha Larissa, de 9 anos, no show, também aprovou a iniciativa “Essas atividades nas férias são muito boas para a criança, pois além de brincar ela aprende algo diferente. Minha filha aprendeu a cantar e participou das aulas de música no CEU Zilda Arns”, explicou.

O aluno Júlio César, de 8 anos, estava acompanhado pela mãe, Itajacy F. Alves, moradora do Jd. Rochdale, foi outro que aprovou o Recreio. “Adorei as aulas de futebol e o passeio ao Playcenter”, disse.

Também no evento, Alexandra Santos Silva, moradora do Jd. Recanto das Rosas, disse que filhas Ana Carolina, de 8 anos e Amanda, de 6 anos, já participaram de três edições do programa. “Participei de várias atividades, mas eu gostei mesmo do passeio ao Parque da Xuxa. Foi muito legal andar na montanha russa”, disse Amanda. “Eu fui para o Playcenter e também gostei de andar na Montanha Russa de criança”, lembrou Ana Carolina.

Também participaram do evento os vereadores Josias da Juco e Rogério Lins.

Além disso, verifique

Osasco comemora seus 51 anos com uma programação extensa

Osasco chega aos 51 anos de emancipação político-administrativa como a 4ª cidade mais rica do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.