Início / Cultura e Lazer / Secretaria de Educação de Osasco realiza 4ª Mostra de Ciências

Secretaria de Educação de Osasco realiza 4ª Mostra de Ciências

A Secretaria de Educação realizou na manhã de sábado, 11 de dezembro, a 4ª Mostra de Ciências, promovida com assessoria do Instituto Ciência Hoje. O evento foi realizado no Centro de Formação dos Profissionais de Educação e reuniu 32 projetos científicos elaborados pelos alunos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF) durante o segundo semestre.

A secretária de Educação de Osasco, Mazé Favarão, representando o prefeito Emidio de Souza, prestigiou a feira visitando os projetos, tirando fotos, conversando e parabenizando os pequenos cientistas, que explicavam cada um dos trabalhos.

A aluna Bianca Harumi Cornaqui Simbo, de 9 anos, aluna do 3º ano da EMEF Laerte José dos Santos, explicou para a secretária a importância da preservação dos animais em risco de extinção. “O que mais gosto de pesquisar na revista Ciência Hoje são os animais. Achei muito legal saber que a onça pintada é o maior felino das Américas”, disse a estudante, referindo-se à publicação usada no projeto.

Já a aluna da EJA (Educação para Jovens e Adultos), da EMEF Alfredo Farhat, Judite Faustina Lourenço, de 61 anos, surpreendeu-se com o que aprendeu sobre o ovo. “Tantos anos lidando com o ovo e aos 61 anos, aqui na EJA, fiquei surpresa com a experiência. Vivendo e aprendendo. Por isso estou amando a escola”, disse a aluna, enquanto observava as reações químicas do ovo no vinagre, experiência que ficou em segundo lugar na premiação geral.

“Os alunos realizaram as ações sobre os materiais, investigaram, discutiram os resultados. Por isso, o projeto foi um instrumento importante na socialização e desenvolvimento de atitudes positivas”, relatou a professora Hebe Feitosa, da EMEF Luciano Biondo, que também estudaram reações químicas com o ovo.

Além do gosto pela pesquisa, os trabalhos despertam a consciência dos estudantes. “Achei interessante, diferente, algo que eu nunca havia feito. O mais interessante foi aprender os perigos do cerol”, conta Amon Batista de Oliveira Vignon, de 10 anos, aluno da EMEF João Euclydes, que apresentou trabalho sobre as pipas.

O aluno Uriel Cardoso, de 8 anos, mergulhou nas pesquisas. “Ele pesquisou na internet sobre o sistema solar para o trabalho, mas o projeto o estimulou a pesquisar mais do que era necessário. Fiquei orgulhosa, pois até do vídeo game ele esqueceu”, conta a mãe, Valéria Rodrigues Cardoso.


Os projetos

Os projetos apresentados são resultado das formações dadas aos profissionais durante o segundo semestre de 2010. Nas formações, 445 professores das 3ª e 4ª séries e EJA utilizaram as revistas Ciência Hoje como material de apoio ao trabalho de pesquisa, que foi dividido em 2 módulos: o “Desafios e Experiências” e o “Eureca”. Cada professor apresentou um projeto, baseado nas temáticas das revistas, que as crianças selecionaram nas salas de aula.

Os orientadores do “Ciência Hoje” que participaram da formação selecionaram alguns projetos e os professores elegeram dois de cada turma.

Animais em extinção, ciclo da vida, reações químicas, astrologia, meio ambiente, foram os temas abordados pelos trabalhos expostos, que foram examinados por três selecionadores: Simone Soares, do Observatório da Educação; Silvia Gorobets, supervisora de educação, e pela diretora pedagógica do Instituto Ciência Hoje, Maria Del Carmen.


Premiação

Ao final, na presença dos expositores – professores e alunos, a secretária falou da importância do investimento que é feito na educação de Osasco e no valor do conhecimento adquirido por meio do estudo científico. “Quando temos o conhecimento, temos como nos preparar para o futuro. O prefeito Emidio fica encantado com o empenho de vocês. Temos certeza que todos aqui já são vitoriosos, pois têm capacidade para ajudar a melhorar o planeta”, destacou a Mazé. Logo após seu pronunciamento, os vencedores de cada módulo foram premiados.

O projeto vencedor do Módulo Eureka foi o apresentado pela EMEIF Zuleika Goçalves Mendes, sob orientação da professora Marinês do Carmo. Com o tema “Ciclo da Vida”, os alunos investigaram todo o ciclo da vida das mariposas, cultivando-as na unidade. “Quero agradecer aos alunos, pois se não fosse a curiosidade deles, os cuidados, não estaríamos aqui. Vocês é que são vitoriosos”, disse a professora.

“Quero agradecer aos alunos e aos pais, pois a ajuda deles foi fundamental. Sabemos que uma educação de qualidade só se faz se contarmos com a parceria da família”, destacou a professora Marcia Regina Dalla, vencedora do módulo “Desafio e Experiências”, que desenvolveu com os alunos o projeto “Descobrindo o Mundo das Minhocas”, que literalmente dissecou o anelídeo. Todos os vencedores foram premiados com um notebook para ser usado nas aulas.


Mad Science

Todos os expositores, alunos e professores, ganharam ingressos para a apresentação do espetáculo Mad Science, que ensina ciência de maneira divertida para as crianças. O show, apresentado no último dia 13 de dezembro, no Centro de Formação, reuniu dezenas de crianças que se divertiram com as trapalhadas “científicas” dos cientistas Rick Radioativo e Kelly Kosmos.

Além disso, verifique

Osasco comemora seus 51 anos com uma programação extensa

Osasco chega aos 51 anos de emancipação político-administrativa como a 4ª cidade mais rica do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.