Secretaria de Saúde de Osasco apresenta programação para o Mês da Mulher

A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Saúde, desenvolve ao longo do mês de março uma série de ações para comemorar o Dia Internacional da Mulher. Entre as atividades estão palestras, mutirões de coleta do exame preventivo de Papanicolau e atividades de combate ao mosquito transmissor da dengue.

A campanha de coleta do exame de Papanicolau visa a prevenção de casos de câncer de colo do útero. Será realizada em todas as Unidades Básicas de Saúde do município, inclusive nos dias 14 e 21 de março (sábados), das 8h às 12h.

O papanicolau é um exame preventivo simples que pode ser feito por enfermeiro treinado ou médico, a partir do início da atividade sexual ou assim que a mulher completar 18 anos e até pelo menos os 59 anos de idade. O exame é capaz de determinar o risco de uma mulher desenvolver câncer do colo do útero e, pode ainda, identificar outras doenças sexualmente transmissíveis. A Coordenadora do Programa Saúde da Mulher, Marta Almeida, alerta que “todas as mulheres, principalmente aquelas entre 35 a 45 anos, devem fazer o exame, já que elas possuem maiores chances de desenvolverem a doença”.

O câncer do colo do útero é o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres e mata mais de 200 mil por ano. Ele pode ocorrer em qualquer idade da vida de uma mulher, mesmo na adolescência, embora isso seja incomum. Dentre todos os tipos, o câncer do colo do útero é o que apresenta um dos mais altos potenciais de prevenção e cura, chegando perto de 100%, quando diagnosticado precocemente.

A prevenção primária desta doença pode ser realizada através do uso de preservativos durante a relação sexual, uma vez que a prática de sexo seguro é uma das formas de evitar o contágio com o HPV (vírus do papiloma humano), que provoca verrugas na área externa dos genitais. Mas, às vezes, elas não são visíveis e só o exame de papanicolau pode mostrar se o vírus provocou lesões no colo do útero. Caso a mulher se infecte pelo HPV, ela deve procurar tratamento com ginecologista, pois, quanto antes se tratar, menores serão as chances de desenvolver o câncer.

Paralelamente à Campanha de Coleta de Papanicolau, a Secretaria de Saúde através da Casa da Mulher Dinalva Souza Barcellos e do Programa de Controle da Dengue, promoverá palestras gratuitas, informativas e educativas em março voltadas à mulher. As vagas são limitadas e para participar é necessário inscrever-se pelo telefone 3686-0198 ou pessoalmente com as Enfermeiras Ana, Patrícia ou Raquel na Casa da Mulher, situada à Avenida Getúlio Vargas, 1260, no Jd. Piratininga.

Programação

Palestras

Dia 02 de março
9h – Abertura
9h10 – “Negociando com a Sexualidade”
10h – “Tratamento da Incontinência Urinária”

Dia 04 de março
8h – “Câncer de Mama”
10h – “Papanicolau”

Dia 05 de março
9h – “Doenças Sexualmente Transmissíveis”
10h – “Mulheres contra a Dengue”

Dia 06 de março
10h – “Mitos e Verdades na Gestação”
Local: Auditório do Hospital Municipal e Maternidade Amador Aguiar
Endereço: Av. Getúlio Vargas, 1260 – Jd. Piratininga

Passeata educativa
Dia 20 de março

10h – “Mulheres Unidas contra a Dengue”
Ponto de encontro: Associação Mães do Jardim Veloso
Endereço: R. Amadeu Amaral, 214.
Telefone: 3692-6487

Milene Soares de Carvalho
Assessoria de Comunicação Secretaria de Saúde

Além disso, verifique

Osasco realiza Fórum de Saúde Mental

A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretária da Saúde, promoveu no dia 22 de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * O prazo está esgotado. Atualize o CAPTCHA.