Início / Saúde / Secretaria de Saúde de Osasco intensifica ações de combate à hepatite B

Secretaria de Saúde de Osasco intensifica ações de combate à hepatite B

A Secretaria de Saúde de Osasco intensificou desde a última quarta-feira, dia 12 de janeiro, a campanha de imunização contra a hepatite B, disponibilizando a vacina em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. A campanha pretende imunizar cerca de 400 mil pessoas com idade entre 0 e 24 anos.

Até o ano passado, o Ministério da Saúde disponibilizava a vacina para pessoas de 0 a 19 anos e aquelas consideradas como grupos de risco, ou seja, pessoas imunodeprimidas (pacientes soropositivos, pacientes com câncer, etc); alcoólatras; usuários de droga injetável; profissionais da saúde; pessoas que necessitam de politransfusões ou hemodiálise; e profissionais do sexo. Já neste ano, além do grupo de risco, a campanha abrange pessoas de 0 a 24 anos.

Provocada pelo vírus HBV, a hepatite B ataca principalmente as células do fígado, causando sérios danos à pessoa infectada, inclusive podendo causar câncer de fígado. Este vírus está presente no sangue, esperma e no leite materno. As formas mais comuns de transmissão da doença são através das relações sexuais sem preservativos com uma pessoa contaminada; da gestante infectada pelo vírus para o filho; ao compartilhar seringas, agulhas, lâminas de barbear, alicates de unha ou outros objetos que furam e cortam.

Segundo Mirtes Aparecida Fernandes, diretora do Departamento de Saúde Pública do município, a vacinação, juntamente com os cuidados pessoais, é uma das estratégias mais eficazes na prevenção à hepatite B. “É importante ressaltar que a imunização da doença é composta por três doses: a primeira dose deve ser administrada nas primeiras 12 horas de vida; a 2º dose um mês após e a terceira dose seis meses após a primeira dose”, explicou.

Se você está nesta faixa etária ou faz parte do grupo de risco, procure a Unidade Básica de Saúde próxima a sua casa e vacine-se contra a hepatite B.

Milene Soares de Carvalho

Assessoria de Comunicação da

Secretaria de Saúde de Osasco

Além disso, verifique

Osasco realiza Fórum de Saúde Mental

A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretária da Saúde, promoveu no dia 22 de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.