Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
Início / Saúde / Secretária de Saúde promove encontro com Fiscais e Técnicos da Vigilância Sanitária

Secretária de Saúde promove encontro com Fiscais e Técnicos da Vigilância Sanitária

A Secretaria de Saúde de Osasco, por meio do Programa Saúde da Criança, promoveu na última quinta-feira, 11 de agosto, na Ordem dos Emancipadores de Osasco, palestra para os fiscais e técnicos da Vigilância Sanitária com o tema “Monitoramento da Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes – NBCAL” (lei federal n° 11.265/2006), que regulamenta a comercialização de produtos destinados a lactentes e crianças de 1° infância e outros produtos correlatos.

A palestra abordou os benefícios do aleitamento materno, bem como a abrangência e regulamentação desta lei com relação principalmente à rotulagem e promoção comercial destes produtos.

Segundo o secretário de Saúde, Gelso de Lima, as ações de promoção e incentivo ao aleitamento materno já são realizadas na rede municipal de saúde. “Agora, com a ação dos fiscais da Vigilância Sanitária, atuaremos também na proteção ao aleitamento”, disse.

Além dos técnicos da Vigilância Sanitária de Osasco, participaram os dos municípios de Jandira e Vargem Grande Paulista e também a coordenadora da Vigilância Sanitária de Osasco, Marta Camillo e representantes do GVS (Grupo Técnico Regional de Vigilância Sanitária) /SP.

A NBCAL tem como objetivo contribuir para a adequada nutrição dos lactentes e das crianças de primeira infância. Atualmente ainda é desconhecida pela maioria das empresas que deveriam respeitá-la.

“A infração mais comum ocorre em lojas de produtos infantis, drogarias e supermercados, que promovem alimentos, leite e bebidas à base de cereal sem exibir frases de advertência prevista em lei”, afirma Luciana Sampaio Jorge, nutricionista e coordenadora do Programa Saúde da Criança, palestrante e organizadora do encontro.

“A importância de tal evento reside no treinamento destes profissionais para que assim possam fiscalizar de forma mais eficaz esta comercialização e as possíveis infrações”, conclui Luciana.

Além disso, verifique

Osasco realiza Fórum de Saúde Mental

A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretária da Saúde, promoveu no dia 22 de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.