Início / Eventos / Secretaria de Saúde realiza encontro com gestores

Secretaria de Saúde realiza encontro com gestores

Dando seqüência à Política de Humanização na rede municipal de Saúde a Prefeitura Municipal, por intermédio da Secretaria de Saúde, promoveu no último sábado, dia 31 de maio, um encontro com os gestores da saúde, com o intuito de implementar estratégias de acolhimento em toda a rede. Esses servidores encontram-se em posições chave, como os chefes de unidades, atendentes e técnicos da atenção básica, para desenvolver a humanização dentro da Secretaria.

Os trabalhos foram iniciados às 8 horas, com uma dinâmica sobre o acolhimento, coordenada por Rosana Marcondes, professora de Educação Física da rede pública de Osasco. A dinâmica objetivou a importância do convívio, do diálogo e da comunicação entre as pessoas.

Segundo Rosana, o acolhimento como postura e prática nas ações de atenção e gestão nas unidades de saúde favorece a construção de uma relação de confiança e compromisso dos usuários com as equipes e os serviços, contribuindo para a promoção da cultura de solidariedade e para a legitimação do sistema público de saúde.

O secretário de Saúde, Gelso de Lima, também presente ao encontro, destacou a importância do evento para a valorização dos profissionais que tem o contato direto com o munícipe.

Salientou também que muitas são as dimensões com as quais os servidores estão comprometidos: prevenir, cuidar, proteger, tratar, recuperar, promover, enfim, produzir saúde.

Segundo ele, muitos são os desafios “que aceitamos enfrentar quando estamos lidando com a defesa da vida e com a garantia do direito à saúde”.

Finalizando, Gelso afirmou que, no percurso de construção do Sistema Único de Saúde (SUS), “acompanhamos avanços que nos alegram, novas questões que demandam outras respostas, mas também problemas ou desafios que persistem, impondo a urgência, seja de aperfeiçoamento do sistema, seja de mudança de rumos. O padrão de acolhida aos cidadãos usuários e aos cidadãos trabalhadores da saúde, nos serviços de saúde, é um desses desafios”.

Também presente ao evento, o Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Antonio Onofre, fez uso da palavra e destacou aos presentes a importância do encontro, o qual resultará na qualidade do atendimento aos munícipes.

O assessor técnico da Secretaria de Saúde, Paulo Nascimento, fez palestra sobre a Humanização da Saúde. Frisou que buscar a humanização da saúde é uma necessidade imposta pelas sociedades atuais, em que a máquina, a automatização e os vínculos sociais frágeis vão rapidamente substituindo as relações humanas, o afeto e a boa vontade. Segundo ele, o trabalho deve trazer satisfação para o trabalhador e atender as necessidades do paciente. Por outro lado, lembrou também que o sorriso e o acolhimento são ações importantes em qualquer relação entre pessoas, mas que, além disso, a população e os profissionais buscam eficiência dos serviços, pois a razão destes existirem é atender as necessidades dos pacientes.

Nessa linha, argumentou, a Secretaria de Saúde tem avançado muito ao oferecer para a população o Guia do Usuário do SUS-Osasco, o Manual de Referência e Contra-referência dos Serviços de Saúde, o Manual da Recepção em Saúde e o Cartão de Saúde de Osasco.

Na seqüência, os participantes formaram vários grupos para discussão dos diversos problemas que enfrentam na linha de frente, que são comuns a todos, visando uniformizar as soluções. Em seguida, cada grupo apresentou suas propostas aos participantes.

Para encerrar o encontro, a diretora de atenção básica, Mirtes Fernandes, entregou a todos o Manual de Atendimento para Recepção nas Unidades Básicas de Saúde que servirá de suporte para resolver pequenas questões do dia-a-dia no atendimento em suas unidades. “Afinal, são vocês que fazem a diferença no atendimento à saúde”, salientou.

Secretaria de Saúde
Assessoria de Comunicação
Fernando Carlos Tozi

Além disso, verifique

22,5% da população de São Paulo consomem doces em excesso

Índice está acima da médica nacional, segundo pesquisa do Ministério da Saúde que alerta para …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.