Início / Cultura e Lazer / SESC/Osasco promove palestra sobre o Dia do Desafio 2010

SESC/Osasco promove palestra sobre o Dia do Desafio 2010

No dia 26 de maio, 16 cidades da região participarão do evento que visa conscientizar a população sobre a importância da prática esportiva. Em Osasco, atividades contam com apoio da Prefeitura.

Na terça-feira, dia 13 de abril, o SESC/Osasco promoveu uma palestra para apresentar e discutir o Dia do Desafio 2010 na região Oeste da Grande São Paulo. O evento, que se realiza anualmente sempre na última quarta-feira de maio – neste ano será no dia 26 – tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da prática esportiva no dia-a-dia. A palestra foi realizada no auditório do SENAC/Osasco e contou com a presença de representantes das 16 cidades da região e de pessoas ligadas ao esporte como professores de educação física.

As palestras foram proferidas por Markus Vinícius Nahas, professor doutor da Universidade Federal de Santa Catarina; e por Magic Paula, ex-jogadora da seleção brasileira de basquete e diretora do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa do Município de São Paulo. A mediação foi de Maria Luiza Souza Dias, coordenadora do Dia do Desafio para o Continente Americano e gerente de Desenvolvimento Físico Esportivo do SESC-SP.

Nos últimos anos, o Dia do Desafio tem se configurado como um dos mais relevantes eventos no incentivo à prática de atividades físicas. Sua importância é ressaltada principalmente pela mobilização que desempenha na conscientização aos cidadãos sobre a importância de uma vida saudável. Osasco participa do Dia do Desafio desde 2005, sempre contando com a parceria da Prefeitura de Osasco para realização das atividades físicas e esportivas que mobilizam a população.

Falando sobre o tema “Desafios e Barreiras na Promoção de Estilos de Vida Saudável”, o professor Nahas destacou que a promoção de uma vida saudável tem que ser um processo permanente e, portanto, deve se dar através de ações agradáveis. “A melhor atividade esportiva é aquela que é agradável o suficiente para se torna um hábito’. Já ex-jogadora Paula falou de sua carreira como atleta profissional, desde que começou no esporte ainda na infância, passando pelo esporte de alto rendimento, até a sua atual atividade quando novamente pratica o esporte apenas pelo prazer e também para se manter em forma,

Conforme explicou Maria Luiza, o Dia do Desafio é uma competição amigável entre cidades do mesmo porte. Nesse dia, com total apoio da administração municipal, a cidade busca reunir o maior número de pessoas possíveis de todas as idades para praticar, pelo menos, 15 minutos de atividades esportivas. Em 2009, houve a participação de 3.840 cidades de 23 países. No total, 58 mil pessoas participaram do evento.

O Dia do Desafio, além de despertar nas pessoas o interesse pela prática esportiva na busca de uma vida saudável, deixa também como legado: mudanças de comportamento, adoção de novos valores, implantação de ações permanentes, organização comunitária e educação para a prática esportiva. É considerada como vencedora a cidade que consegue reunir o maior número de participantes em relação ao número de habitantes.

O evento no SENAC/Osasco contou também com a presença de Edson Correa da Silva, gerente do SESC/Osasco, e Cláudio Chapecó, secretário municipal de Esportes. No próximo dia 3 de maio, no SESC/Pinheiros, será realizada a solenidade de lançamento e o sorteio das cidades que participarão do Dia do Desafio 2010.

Além disso, verifique

Osasco comemora seus 51 anos com uma programação extensa

Osasco chega aos 51 anos de emancipação político-administrativa como a 4ª cidade mais rica do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.