Início / Eventos / Solenidade marca o lançamento do novo…

Solenidade marca o lançamento do novo…

Em evento realizado nesta terça-feira (25/09), o prefeito em exercício do município, Faisal Cury, e o secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Sérgio Gonçalves, apresentaram o a maquete do projeto que deve ser construído a partir de março de 2013

Um dos maiores complexos político-administrativos do país está prestes a sair do papel. Nesta terça-feira, dia 25 de setembro, às 17h, a Prefeitura do Município de Osasco promoveu solenidade para anunciar o lançamento da pedra fundamental do novo Paço Municipal da cidade. O evento aconteceu no próprio local onde o empreendimento será erguido, junto ao Terminal Rodoviário Norte, recentemente construído, no centro de Osasco. Na cerimônia, estiveram presentes o prefeito em exercício de Osasco, Faisal Cury, o secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano do município, Sérgio Gonçalves, além de secretários, servidores públicos, representantes da sociedade civil e parceiros do projeto ligados à iniciativa privada. Durante o evento, foi apresentada a maquete do empreendimento que deve começar a ser construído já em março de 2013.

A construção do novo Paço Municipal de Osasco é uma das etapas da Operação Urbana Consorciada Tietê II (OUC Tietê II) que iniciou, juntamente com outras iniciativas municipais, a recuperação e revitalização da região central de Osasco. A delineação da área da OUC Tietê II tem como limite Leste e Oeste os complexos viários Tancredo Neves e Maria Campos. No sentido Norte e Sul, a rodovia Castello Branco e a Linha Férrea da CPTM, respectivamente. “Com a implantação do novo paço, a finalização das obras da Estação Osasco da CPTM e as obras do Largo de Osasco, os setores Norte e Sul da Cidade estarão definitivamente unidos”, disse Sérgio Gonçalves. “Como parte da OUC Tietê II uma série de outras melhorias também serão promovidas em favor da cidade, principalmente, no que se refere ao sistema viário. Hoje, plantamos a semente de um projeto que beneficiará toda a cidade. Osasco renasce de seu ponto de partida e fica muito mais valorizada”, completou.

Além da sede da prefeitura, em si, o novo espaço também abrigará a nova sede da Câmara de Vereadores de Osasco. Concebido em formato triangular dentro de uma área total de 16 mil m² e 25 mil m² de área construída – 21 mil m² destinados ao prédio da prefeitura e mais 4 mil m² à sede da câmara –, o complexo onde estarão os dois prédios será divido em diferentes ambientes. “É importante destacar que a construção do novo Paço Municipal ressalta a importância do Centro de Osasco e deve facilitar bastante a vida dos habitantes da cidade, já que concentrará várias secretarias municipais em um único local”, afirma o prefeito Faisal Cury.

No subsolo do novo paço, haverá um amplo estacionamento com capacidade para 500 veículos e um espaço reservado ao Arquivo Municipal. No piso térreo, dentro da área correspondente à prefeitura, estará uma grande praça de atendimento que concentrará todos os serviços municipais prestados à população. Esse setor também contará com guichês do Portal do Trabalhador e um grande e moderno auditório/teatro com capacidade para mais de 700 pessoas. Para dar acesso ao local, haverá um pórtico e uma bela paisagem composta por espelhos d’água, jardins horizontais e verticais, esculturas, bancos de madeira, decks e boulevards de acesso aos prédios do complexo.

Ainda no piso térreo, mas na área correspondente à Câmara, será construída uma plenária com 180 lugares para o público e todas as instalações necessárias para dar suporte ao trabalho dos vereadores, como almoxarifado, gabinetes e salas de reunião. Nessa parte do projeto, a intenção é garantir toda a infra-estrutura necessária para facilitar o desempenho das funções dos vereadores.

O novo Paço Municipal ainda contará com um terraço ecológico no qual se encontrarão uma cozinha e um grande restaurante interligados com um amplo espaço, onde estarão bancos, mesas, novos jardins e espelhos d’água, além de lounges, nichos reservados e gazebos para reunião. “Todas essas obras serão viabilizadas por meio de parcerias com a iniciativa privada”, explica Sérgio Gonçalves. “Creio que a demolição, em andamento, dos prédios abandonados do Conjunto Nova Grécia e a viabilização desse projeto do Novo Paço Municipal de Osasco, marcam o início de um novo ciclo de desenvolvimento para a cidade e sua população, além de significar a revitalização de uma grande área do território municipal e um marco na paisagem urbana da cidade”, conclui.

Além disso, verifique

Gastronomia

A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Abastecimento (SICA) promoverá …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.