Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
Início / Cidadania / Um momento de atenção especial aos Cuidadores do PAD – Programa de Atendimento Domiciliar

Um momento de atenção especial aos Cuidadores do PAD – Programa de Atendimento Domiciliar

Um momento de atenção especial aos Cuidadores do PAD – Programa de Atendimento Domiciliar A Prefeitura de Osasco, por intermédio da Secretaria de Saúde, promoveu no último sábado, dia 17 de maio, um evento dedicado especialmente àqueles que diariamente cuidam dos pacientes em seus domicílios.

Para aqueles que ainda não sabem, o PAD – Programa de Atendimento Domiciliar foi lançado em 18 de dezembro de 2007, objetivando atender os pacientes idosos acamados e sem condições de remoção. Hoje são assistidas regularmente 193 famílias, sendo que a meta da Secretaria de Saúde é chegar a 600 famílias até dezembro deste ano. Neste momento está sendo criada uma nova equipe do Programa.

O atendimento é feito diariamente por uma equipe composta de médico, enfermagem, fisioterapeuta e serviço social. Nessa visita, o cuidador recebe da equipe técnica toda orientação necessária sobre os cuidados com o paciente e também seus insumos como por exemplo: material para curativos, coleta de material para exames laboratoriais e oxigênio.

O evento “Cuidando do Cuidador”, ocorrido no sábado, reuniu os cuidadores de Osasco para um momento de descontração, uma vez que no cotidiano são submetidos a um estress muito grande e que se não forem bem cuidados, serão os nossos futuros pacientes. Lá, eles receberam novas orientações e também assistiram a duas palestras.

Um momento de atenção especial aos Cuidadores do PAD – Programa de Atendimento DomiciliarA Dra. Aparecida Yoshie, Profª do Departamento de Enfermagem da UNIFESP, foi uma das palestrantes do dia. Ela abordou o tema “Cuidando do Cuidador”, que tem como objetivo dar uma atenção especial à essas pessoas. Além disso, aplicou uma dinâmica interessante que deixou todos os participantes refletindo sobre o tema.

Outra palestrante foi a Dra. Rebeca Bergamini de Andrade, do Departamento de Saúde Pública de Osasco, que proferiu a palestra “Saúde Bucal do Idoso”. O tema despertou muito a atenção dos participantes, que puderam discutir tecnicamente todas as suas dúvidas com relação ao assunto.

A Coordenadora do PAD, Enfermeira Solange de Fátima Pereira Conejo, salientou a importância da realização do evento não só pelos conhecimentos e descontração ofertados a eles, mas o retorno que eles puderam dar sobre esse papel importante para a nossa sociedade de Osasco.

O Coordenador do PAD do Hospital do Servidor Público de São Paulo, Dr. Eduardo Mishima, também prestigiou o evento proferindo algumas palavras aos participantes e elogiou a iniciativa do Secretário de Saúde em implantar o Programa no município.

Um momento de atenção especial aos Cuidadores do PAD – Programa de Atendimento DomiciliarPor sua vez, o Secretário de Saúde, Gelso de Lima, se mostrou bastante animado com o resultado obtido pela Equipe até agora, ou seja 193 famílias assistidas, e também pela meta proposta de atender 600 famílias até o final do ano. Agradeceu o empenho do Prefeito Emídio que tem demonstrado constantemente sua preocupação com a saúde de nossa população. Disse também que, investirá em quantas equipes forem necessárias para que nenhum de nossos pacientes fiquem sem a atenção devida.

Para encerrar o evento, a munícipe Sra. Vilma Cláudia, cuidadora da paciente Maria Beazom, prestou uma homenagem a todos os participantes, e proferiu palavras de eterna gratidão ao Prefeito Emídio pelo brilhante governo que vem fazendo para o povo de Osasco.

Secretaria de Saúde de Osasco
Assessoria de Comunicação
Fernando Carlos Tozi

Além disso, verifique

22,5% da população de São Paulo consomem doces em excesso

Índice está acima da médica nacional, segundo pesquisa do Ministério da Saúde que alerta para …

2 Comentários

  1. Jussara Adami

    Estou aguardando faz 02 anos pelo atendimento, na época não tinha médico contratado e alguns meses atras foi agentes da saude na minha casa e até fui a um mês atrás no Posto de Saude do meu bairro solicitar o atendimento domiciliar a minha mãe que tem 88 anos e cada vez mais esta com dificuldades de se locomover. Já mandei e-mail para a secretaria da educação e até o momento não foi um médico se quer ver minha mãe que chora toda noite de dor devido ao desgaste osseo na bacia e da flebite. Me disseram que é só pra “acamados” mas informo que minha mãe só não fica de cama o dia todo, porque luta todos os dias para viver dignamente mesmo que seja depender de sua força de vontade, fé e do andador.

  2. danyela F. braga

    eu gostaria muito de joga em Osasco

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.