Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
Início / Saúde / Vacinação / Vacinação contra a Poliomielite atinge 85% da meta em Osasco

Vacinação contra a Poliomielite atinge 85% da meta em Osasco

289 Leandro Palmeira (1)A primeira etapa da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite realizada no sábado, dia 20, atingiu 85% de cobertura vacinal no município, percentual que representa 47.801, das 54.289 crianças de até 5 anos, que moram na cidade.

A meta estipulada pelo Ministério da Saúde é imunizar, contra a paralisia infantil, 95% do público alvo, o que significa 53.835 crianças de Osasco. Para isto, as vacinas continuam disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) até o dia 09 de julho.

Na campanha, mais de 700 pessoas, entre profissionais da área administrativa, enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem, atuaram em 82 postos de vacinação (UBS’s e postos volantes).

289 Leandro Palmeira (4)A doença

A Poliomielite é uma doença em erradicação pela vacinação dirigida pela Organização Mundial de Saúde, causada pelo poliovírus selvagem, que causa febre, mal-estar, cefaléia e pode causar paralisia.

No Brasil o último caso de poliomielite com o vírus selvagem ocorreu em 1989, no município de Souza da Paraíba. O país recebeu um Certificado de Eliminação da Poliomielite em 12 de dezembro de 1994. No entanto, há o risco de reintrodução da doença em países de onde já foi eliminada e por isso é importante a continuação da vigilância e a manutenção de programas de imunização.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, referentes ao período de 2000 a 2009, ainda há 19 países do mundo com registro de casos de poliomielite, entre os quais Afeganistão, Índia, Nigéria e Paquistão, Sudão, Uganda, Kenia, Benin, Angola e Togo.

Fique atento

A segunda etapa da vacinação está marcada para o dia 22 de agosto. Todas as crianças até cinco anos devem tomar a dose, inclusive as que tomaram a 1ª dose da vacina.

Milene Soares de Carvalho
Assessoria de Comunicação Secretaria de Saúde

Além disso, verifique

Dia D de Multivacinação acontece neste sábado (18) em Osasco

A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que no próximo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.