Vacinação contra pólio tem segunda etapa em Osasco no sábado

A Prefeitura de Osasco, através da Secretaria de Saúde, promove no sábado, dia 19, a segunda etapa da Campanha de Vacinação contra Poliomielite (paralisia infantil), na qual deverão ser vacinadas as crianças menores de cinco anos de idade.

Conforme estabelecido pelo Ministério da Saúde, a previsão é vacinar pelo menos 95% das crianças dessa faixa etária da cidade, isto é, aproximadamente 55 mil crianças nesta faixa etária. Para atender a meta, no dia 19 funcionarão, entre 8h e 17h, mais de 60 postos de vacinação, entre Unidades Básicas de Saúde, hospitais, escolas, shoppings centers, supermercados e igrejas.

Para o coordenador técnico da Vigilância Epidemiológica de Osasco, Dr. Ruy Guilherme da Silva, as campanhas de vacinação são o sucesso da política de prevenção no Brasil. “Este é um momento único em que todos os municípios atendem à população, com um só pensamento: Erradicar doenças que são evitadas com a vacinação”, disse.

Já o secretário de saúde, Gelso de Lima, frisou que é importante que todas as pessoas que tem na família ou na vizinhança crianças abaixo dos cinco anos de idade lembrem e estimulem os responsáveis para que não deixem de levá-las ao posto de vacinação mais próximo de sua residência. “Desta forma, garantimos a cobertura vacinal adequada”, ressaltou.

Prevenção

A vacina contra a pólio se destina às crianças menores de cinco anos, mesmo as que estejam com tosse, gripe, coriza, rinite ou diarréia. Não existe tratamento para a pólio, somente a prevenção por meio da vacina garante que a pessoa fique livre da doença. Com duas gotinhas a criança fica protegida. Pais ou responsáveis devem levar a carteirinha de vacinação da criança; pois será atualizada.

O que é a Paralisia Infantil

A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil ou simplesmente pólio, é uma doença causada pelo poliovírus. É contagiosa e, na forma mais grave, pode deixar sequelas permanentes. A infecção é transmitida por contato direto com partículas do vírus que são eliminadas pela garganta ou pelas fezes. O vírus da pólio se desenvolve na garganta ou no intestino e é disseminado pela corrente sanguínea.

O último caso de poliomielite registrado no estado de São Paulo ocorreu em Teodoro Sampaio, em 1988. Apesar disto, o vírus pode ser reintroduzido em um país que já não apresente mais casos, por conseqüência da facilidade de movimentação das pessoas de um lugar para outro no mundo, favorecendo a disseminação desse vírus.

Milene Soares de Carvalho
Assessoria de Comunicação Secretaria de Saúde de Osasco

Além disso, verifique

Dia D de Multivacinação acontece neste sábado (18) em Osasco

A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que no próximo …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * O prazo está esgotado. Atualize o CAPTCHA.