Início / Geral / XVI FEJATI de Osasco reúne 1,6 mil participantes na semana de celebração do Dia Internacional do Idoso

XVI FEJATI de Osasco reúne 1,6 mil participantes na semana de celebração do Dia Internacional do Idoso

549 - Leandro Palmeira (1)A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Assistência e Promoção Social (SAPS) e em parceria com SESC, SESI e o Conselho Municipal do Idoso (CMI), promoveu o XVI FEJATI (Festival de Jogos Adaptados para Terceira Idade) e a 2ª Mostra Cultural, com tema “Envelhecer é uma Arte”. Os eventos comemoraram o Dia Internacional do Idoso e aconteceram entre os dias 28 de setembro e 2 de outubro, reunindo cerca de 1,6 mil participantes.

Durante a semana foi desenvolvida uma série de atividades destinadas aos grupos da Terceira Idade de Osasco e região, que incluiu shows musicais, exercícios, apresentação de fanfarra, teatro, oficinas de arte, jogos, prevenções de osteoporose, desfiles e exposições. Foi inaugurado também o Centro de Inclusão Digital do Idoso.

549 - Leandro Palmeira (2)Um dos destaques da programação aconteceu no dia 1º de outubro, quando é comemorado o Dia Internacional do Idoso. Foram feitos exercícios de alongamento, realizados pelo Programa Osasco Saudável, que é promovido pelas secretarias de Saúde e Esporte, Recreação e Lazer na Praça Duque de Caxias, região central da cidade, com participação de idosos e adolescentes atendidos pelo Pro-Jovens.

Em seguida, o grupo participou da 2º Marcha pela Dignidade dos Cabeças Brancas, que saiu da praça com destino ao estacionamento do Centro de Atenção ao Idoso, no Bela Vista. Durante o percurso a marcha foi acompanhada pela fanfarra da escola Armando Gaban, sobre responsabilidade do Professor José Sebastião Rodrigues.

No estacionamento do Centro de Atenção do Idoso, foi montado um palco, onde se apresentou a Orquestra de Violeiros, que abriu o evento fazendo a execução do Hino Nacional, cantado por Telma Rio.

Já o padre Tião incentivou a turma que tinha acabado de chegar da Marcha. “Diante da caminhada, recebam a benção de Deus, não se entreguem à depressão e ao comodismo”, pediu.

Já a presidente do Conselho do Idoso de Osasco, Luzia Eulália, mandou recado para a juventude. “Nós pedimos ao jovem amor e respeito. No amanhã, vocês serão idosos, e se não semearem essa educação, não terão o respeito de filhos e netos”, aconselhou.

Também no evento a secretária de Assistência e Promoção Social, Gilma Rossafá, que acompanhou a marcha, deixou sua mensagem. “O dia de hoje marca todo o movimento na América Latina que luta para colocar na política de todos os governantes que os cabeças brancas lutam por dignidade”, disse.

A secretária também anunciou que, em breve, será inaugurado o Instituto de Longa Permanência do Idoso (ILPI). “Vamos acolher o idoso que não tem onde ficar, que se encontra em estado de abandono”, informou.

O evento continuou ainda com show da Orquestra de Violeiros. E, no final da tarde, o grupo assistiu à peça teatral Pensão da Dona Estela.

Já no dia 2 aconteceu o encerramento do FEJATI, com apresentações de dança de salão e do Coral da Terceira Idade, além de Baile do Idoso, no SESI Piratininga, animado pela Banda Doce Veneno.

Apoiaram os eventos as secretarias municipais de Saúde, Meio Ambiente, Esporte, Recreação e Lazer, Governo, Cultura e Gabinete do Prefeito, e as entidades União dos Aposentados e Pensionistas de Osasco (U.A.P.O); Associação Crista de Moços (A.C.M); Associação Comunitária do Idoso de Osasco (A.C.I.M.O); Associação das Mães do Novo Osasco (A.M.U.N.O); Associação Vicentina – Lar Bussocaba; Comunidade Santíssima Trindade; Associação da Terceira Idade Novo Milênio; Associação Beneficente Clara Nunes, Pastoral da Criança.

Prestigiaram o evento os secretários municipais Cláudio Chapecó (Esportes); Dulce Helena Cazzuni (Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão); o vereador Rogério Lins; e o diretor do SESI de Osasco, Davi Vieira, entre outras autoridades.

Além disso, verifique

Prefeito Jorge Lapas cria canal permanente de diálogo com a juventude de Osasco

Em um “papo reto”, como ele mesmo classificou, com jovens da cidade, foi criada uma …

um comentário

  1. gostaria de saber qual a data para inscrição da Cidade (FEJATI), e como fazer para inscrever a Cidade.
    obrigaduuu

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.