Início / Manchetes / Alunos de Osasco ensinam a preservar o Meio Ambiente no Desfile de 7 de Setembro

Alunos de Osasco ensinam a preservar o Meio Ambiente no Desfile de 7 de Setembro

Nem a chuva tirou o brilho do evento, que mais uma vez foi uma aula ao ar livre

“Mais uma vez, Osasco deu uma aula ao ar livre de cidadania, educação e civismo”, foi com essas palavras que o prefeito Emidio de Souza classificou o desfile de 7 de Setembro, organizado pela Secretaria de Educação.

Desde 2006, os desfiles de Osasco são também sinônimo de ensino. A partir de pesquisas realizadas por alunos, em parceria com o Instituto Ciência Hoje, eles já retrataram a História do Brasil, a História de Osasco e o Mundo da Ciência. E, este ano, não foi diferente. Desta vez, o público pode aprender sobre sustentabilidade.

O desfile foi aberto com a cerimônia da passagem da tropa em revista, feita pelo prefeito Emidio de Souza e pelo comandante do 14º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel João Ricieri Folguieri.

Em seguida, uma surpresa para a platéia, que não se abateu nem com o frio e nem com a chuva: uma revoada de balões verdes e amarelos. Ela foi a deixa para que entrassem a Banda do CPA-M8, também da Polícia Miltar, seguida pelos contingentes do 4º BIL (Batalhão de Infantaria Leve do Exército), 14º Batalhão da PM e Guarda Civil Municipal. Em seguida, foi a vez do destacamento motorizado, com as viaturas do 4º BIL, CPA-M/8, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal, Defesa Civil e Samu.

O desfile teve, na sequência, a participação da JUCO (Juventude Cívica de Osasco) e, ao som da Corporação Musical Santo Antônio, a Ordem dos Emancipadores de Osasco (OEO) e UAPO (União dos Aposentados e Pensionistas de Osasco).

Os alunos do Mova (Movimento de Alfabetização) deram início à participação das escolas municipais, seguidos pela Escola Especial, trazendo os primeiros eixos do tema “Vida Sustentável: construir o futuro, preservando o presente”, resultado de estudo e pesquisa realizados em sala de aula por mais de 12 mil alunos de terceiras e quartas séries das 55 unidades de ensino fundamental da rede municipal de Ensino.

Em adereços e alegorias, e a grande maioria acompanhada por suas fanfarras, as Emefs apresentaram temas como a importância da preservação da água, das árvores e dos animais; a necessidade do descarte correto de resíduos sólidos, a reciclagem de materiais e até a importância de uma vida saudável.

Nos momentos de maior chuva, as crianças não desanimaram e desfilaram até dentro de ônibus.

Tudo isso tendo como cenário uma avenida dos Autonomistas decorada com painéis gigantes e coloridos, ilustrando temas como água, ecossistemas, multiculturalismo, resíduos, clima, educação, cidadania e sustentabilidade.

O desfile, com cerca de 13 mil participantes, contou ainda com as presenças de escolas estaduais e particulares, clubes de escoteiros, cavaleiros, moto-clubes e Acenbo, dentre outras entidades.

Outro destaque, este ano, foram mais de 100 lixeiras distribuídas por toda a avenida para o lixo produzido durante o evento. E a decoração, que fica na Autonomistas até o final de setembro, será destinada à usina de reciclagem.

“Nem o frio e nem a chuva estragaram o brilho de nossa festa. Mostramos mais uma vez que Osasco é um município que educa”, avaliou a secretária de Educação, professora Mazé Favarão.

O evento contou ainda com um convidado ilustre: o senador Eduardo Suplicy. “O prefeito Emidio de Souza está de parabéns. É um desfile muito bonito e que abordou um tema muito importante”, afirmou.

Também prestigiaram o evento a primeira-dama Marcia Abreu, os secretários municipais Jorge Lapas (Governo), Carlos Marx (Meio Ambiente), Waldiyr Ribeiro Filho (Obras e Transportes), Renato Afonso (Assuntos Jurídicos), Cristiane Dutra (secretaria interina de Administração) e Gelson de Lima (Saúde); o presidente da CMTO Valdir Roque, o comandante da GCM de Osasco, Gilson Menezes; os vereadores Aluizio Pinheiro, Josias do Nascimento, Rogério Lins, João Gois, Fábio Machado, Cláudio da Locadora e Eduardão; o presidente da Aceo, Andre Menezes; Henrique Dias, comandante do 42º BPM/M; o presidente da Ordem dos Emancipadores de Osasco, José Geraldo Setter; Abelardo Moreno, gerente geral da Caixa Econômica Federal Agência Osasco; Sussumo Araki, presidente da Acenbo; o delegado assistente da Seccional de Osasco, Fernão de Oliveira; o secretário de Segurança de São Bernardo do Campo, Benedito Mariano; Rozenio Nazareno, presidente da Fasabo; o capitão Quintanilha, representando o tenente-coronel da Infantaria Jones Darkenwald Faria, comandante do 4º Batalhão de Infantaria Leve ; o capitão Tiago Teodoro, representando o capitão PM Luís Cesar Freire, Comandante do 1º Subgrupamento de Incêndio de Osasco; o major Virgolino, sub-comandante do 14º BPM/M; o major PM Isaias Vieira, sub-comandante do 42º BPM/M.

Além disso, verifique

Prefeitura de Osasco entrega Bases Comunitárias Móveis

Nesta quarta-feira, 5, às 11 horas, o prefeito de Osasco, Emidio de Souza, entrega para …

2 Comentários

  1. hercules xavier matioli

    foi uma coisa fantastica mesmo com a chuva >pois o desfile é um meio das pessoas montrarem os seus talentos etc

  2. Olá eu sou a BALIZA que esta na primeira foto ! De branco ‘ Nem sabia que tiraram fotos de mim ! Mesmo assim obrigado !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.