Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
Início / Manchetes / Começaram a correr os prazos para a adequação à lei que ordena a poluição sonora e visual em Osasco

Começaram a correr os prazos para a adequação à lei que ordena a poluição sonora e visual em Osasco

Na edição 785, de 13 de maio de 2011 da Imprensa Oficial do Município de Osasco (IOMO) foi publicada a Lei Viver Melhor Osasco – Lei Complementar nº 206/2011 (chamada popularmente de Lei Cidade Limpa).

O dispositivo, que ordena a paisagem e o controle sonoro no meio ambiente urbano do município de Osasco, regulamenta a fixação de outdoors, a circulação de carros de som, e carros “tunados” (equipados com amplificadores de som que circulam, normalmente, à noite em locais de bares), a fixação de cartazes, os anúncios em fachadas de estabelecimentos comerciais e a utilização do passeio público. A Lei foi sancionada pelo prefeito Emidio de Souza no dia 9 de maio, em evento no Teatro Municipal.

Com a publicação, teve início a vigência da Lei e começaram a correr os prazos para que empresários que atuam nas áreas afetadas se moldem à nova regulamentação.

A prefeitura está lançando um folder explicativo para ser distribuído na cidade e mantém acesso à íntegra da Lei pela internet, no endereço www.osasco.sp.gov.br/viver-melhor. Para esclarecimento de dúvidas, está sendo divulgado o e-mail: secontru@osasco.sp.gov.br, da Secretaria de Segurança e Controle Urbano, responsável pela fiscalização no setor.

BOXBOXBOXBOX

PARA ENTENDER MELHOR DO QUE TRATA A LEI

– Poluição sonora: Toda emissão de som que, direta ou indiretamente seja ofensiva ou nociva à saúde, à segurança e ao bem estar da coletividade ou transgrida as disposições fixadas na lei.

– Poluição visual: Inclui todos os anúncios publicitários, inclusive suas estruturas de sustentação, instalados sem licença dentro dos lotes urbanos de propriedade pública ou privada.

– Anúncios indicativos: Aqueles que visam apenas identificar, no próprio local da atividade, os estabelecimentos e/ou profissionais que deles fazem uso.

PRAZOS PARA A APLICAÇÃO

– Poluição sonora – IMEDIATA, por meio de notificações e multas, nos casos de descumprimento.

– Poluição visual –90 DIAS, a contar da publicação da Lei.

– Anúncios indicativos – A PARTIR DE 01/01/2012. Após esta data, a infração à lei estará passível de multa e demais penalidades.

(Isenção de taxa: Uma vez adequados à lei, os anúncios indicativos estarão isentos da taxa de licença de publicidade)

MULTAS E PENALIDADES

– As multas variam de 1.000 a 5.000 UFMOs (Unidade Fiscal do Município de Osasco), de acordo com o tipo de infração. Hoje a UFMO está fixada em R$2,02.

– Penalidades previstas: Cancelamento da licença do anúncio, remoção do anúncio e de sua estrutura, cancelamento da licença de funcionamento da empresa publicitária e lacração do estabelecimento infrator.

Além disso, verifique

Prefeitura de Osasco entrega Bases Comunitárias Móveis

Nesta quarta-feira, 5, às 11 horas, o prefeito de Osasco, Emidio de Souza, entrega para …

2 Comentários

  1. Já não era sem tempo, principalmente com relação aos carros “tunados”, que nos perturbam dia e noite com aqueles sons altíssimos tirando nosso sono, fazendo crianças e bebês acordarem assustadas, estremecendo nossas casas, soube até de pessoa que de tanto nervoso devido ao vizinho fazer pancadões, acabou infartando. São pessoas egoistas e individualistas que não pensam no próximo, não ligam para o incômodo que causam, são indiferentes à pessoas doentes em repouso, idosos, trabalhadores, bebês etc. Tornam-se seres repugnantes e medíocres. Parabéns prefeito.

  2. A poluição sonora onde moro é insuportável devido aos carros tunados, precisamos de um canal de comunicação para fazer denúncias e que e lei seja aplicada. Se já existe o canal desconheço.

    A SECONTRU, a Polícia Civil, a Policia Militar e a GCM, nesses casos, podem te ajudar…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.