Início / Educação / Delegação de Pequim visita Osasco para conhecer sistema de educação

Delegação de Pequim visita Osasco para conhecer sistema de educação

Uma delegação da cidade chinesa de Beijing (Pequim), localizada no Distrito de Chaoyang, visitou a cidade de Osasco na tarde de terça-feira, 14 de setembro, para troca de experiências na área da educação. A comitiva foi recebida pela secretária de Educação, Mazé Favarão, em seu gabinete, acompanhada pelo coordenador de Relações Internacionais da Prefeitura, Aldo de Miranda Rocha.

Wu Jinlong, diretor do Comitê de Educação de Chaoyang, cargo equivalente ao de secretário estadual, esteve acompanhado de seu chefe de gabinete, Quiao Chunjiang, do diretor da escola Dongfangdecai, Wang Biao, e professores de unidades educacionais de Pequim. Durante a visita, os chineses demonstraram grande interesse em conhecer o sistema de ensino de Osasco, com o objetivo de realizar o intercâmbio de experiências na educação entre as duas cidades.

Na ocasião, Mazé destacou a política implementada no município, que segue os parâmetros do Sistema Nacional de Ensino (SINAES). A secretária ressaltou também a qualidade dos serviços prestados pela rede municipal de ensino e falou sobre a universalização (acesso e alfabetização) no Ensino Fundamental na cidade, que hoje atinge 100% do território.

A secretária explicou ainda o funcionamento do processo de remoção de professores (transferência de docente das unidades educacionais), bonificação de educadores, esclareceu dúvidas sobre a ferramenta de geoprocessamento da administração, sistema que ajuda na triagem de informações referentes à condição social e geográfica do estudante, permitindo com isso que a matrícula seja realizada na unidade mais próxima de onde ele reside.

Mazé falou também sobre o programa de Formação Continuada de Professores (aperfeiçoamento e qualificação profissional) e do projeto “Escolinha do Futuro”, que visa oferecer atividades esportivas, de lazer e recreação em período alternado ao das aulas para os estudantes da rede municipal de ensino. A secretária informou também que, em 2009, foram atendidos 14 mil estudantes, mas a projeção neste ano já é de superação com 15,4 mil inscritos. Mazé ainda ressaltou o caráter diversificado de atividades esportivas como responsáveis pelo seu sucesso, tais como judô, capoeira, jogos cooperativos, futebol de campo, vôlei, basquete, etc.

Por fim, a secretária expôs o programa “A Escola vai para Casa”, que tem por objetivo aproximar a família da escola por meio da visita de um agente educacional à casa do aluno, em dias e horários agendados. Com caráter integrador, a iniciativa entende a comunidade como um espaço educativo, em que todos aprendem de forma cooperativa e solidária. Em nove meses, essa iniciativa realizou mais de 3 mil visitas.

Por sua vez, Wu Jinlong ouviu atentamente as informações e fez muitos questionamentos. Em seguida, fez um balanço e disse que irá procurar a melhor maneira de implementar e adaptar algumas ações bem sucedidas do município para Pequim, já que “nossa realidade demográfica e cultural são bastante diferentes”, comparou. No âmbito educacional, a cidade chinesa possui cerca de 4 milhões de estudantes matriculados desde o ensino fundamental até o Médio, enquanto em Osasco esse número chega a aproximadamente 66 mil apenas no Fundamental.

Ao término do encontro, Mazé entregou uma carta de apresentação aos visitantes sobre o funcionamento das escolas no município, programas e projetos desenvolvidos na cidade de Osasco e as perspectivas para o crescimento na área da educação. Em seguida, recebeu um quadro, com a figura da Grande Muralha da China, e um lenço de seda, com escritos antigos, como presentes da delegação.

O estreitamento de relações com a China, a intensificação da política de cidades irmãs mantida por Osasco e potencializada no atual governo, aliados ao objetivo de inserir Osasco no cenário mundial de cidades inclusivas e globais, permitiram as condições para o envio de uma delegação de Osasco à Expo Xangai 2010, com o tema “Osasco, cidade inovadora em políticas públicas”.

Além disso, verifique

Secretaria de Educação de Osasco saúda servidores para a volta às aulas

Início do ano letivo na rede municipal acontece no dia 6 de fevereiro No mês …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.