Início / Manchetes / Desfile de 7 de Setembro em Osasco leva verdadeiro acervo literário para a avenida

Desfile de 7 de Setembro em Osasco leva verdadeiro acervo literário para a avenida

Alunos da rede municipal de ensino transformaram a avenida dos autonomistas em um verdadeiro palco literário, fazendo com que o público ficasse seduzido pela leitura

Quem pôde acompanhar o Desfile de 7 de Setembro organizado pela secretaria de Educação em parceria com o Instituto Ciência Hoje, fez um verdadeiro passeio pelo universo literário. O evento foi destaque nos jornais SPTV e Jornal Nacional da Rede Globo, além da cobertura da Rede Record.

Este foi o sexto ano em que a cidade de Osasco celebrou a data com desfile temático. Neste ano apresentaram o tema “Literatura: Arte em Palavras – Seduzindo Corações e Mentes”, que abordou a literatura oral, romance, mitos e lendas, cordel, teatro, entre outros.

Toda pesquisa foi feita por alunos dos 4os anos e 4as séries do ensino fundamental (EMEF’s), orientados por professores e gestores que foram contemplados com uma forte ação formativa, na qual foram selecionados 152 títulos para distribuição de 23 mil livros, aos 14 mil estudantes das EMEF’s do município. Além disso, entre julho e agosto, os alunos e professores tiveram a oportunidade de conversar diretamente com escritores, cartunistas, ilustradores, todos ligados de alguma forma ao universo infantil, como Ana Maria Machado, Elvira Vigna, Ferrez, Eva Furnari, Marina Colassanti, Laerte, Bartolomeu Campos de Queirós, Lucia Hiratsuka, e Sérgio Caparelli, entre outros, num total de 36 autores.

Após toda essa bagagem literária, o resultado não poderia ter sido diferente. Foi levado à avenida o maior projeto literário do Brasil, dividido em 13 subtemas e ainda com uma decoração especial, dando ao evento cívico um caráter ainda mais educativo.

O evento foi iniciado com o prefeito Emidio de Souza e o coronel Cássio Soares, comandante do Policiamento de Área Metropolitana 8 (CPA/M-8), passando a tropa em revista. Em seguida, eles se juntaram às demais autoridades no palanque, incluindo a secretária de Educação, professora Mazé Favarão e o deputado federal, João Paulo Cunha, para acompanhar o desfile, aberto pela banda do CPA-M/8, seguida pelos efetivos do Exército, PM e Guarda Civil Municipal.

Depois, foi a vez das viaturas também do Exército, da Polícia, do Corpo de Bombeiros, da GCM, da Base Móvel do Protejo, da Defesa Civil (que trouxe à avenida seus cães) e das ambulâncias do Samu.

Passaram ainda, pela avenida, a JUCO, a Corporação Musical Santo Antônio, a Ordem dos Emancipadores de Osasco (OEO) e a UAPO (União dos Aposentados e Pensionistas de Osasco).

A partir daí, os mais de 10 mil alunos da rede municipal de ensino puderam mostraram ao público um grande acervo deixado por ilustres escritores como Machado de Assis, Manoel Bandeira, Monteiro Lobato, José de Alencar, Ziraldo, entre outros. Além de fazer uma viagem no tempo desde antes da escrita retratando a origem da civilização, manifestações pictóricas baseadas nas pinturas e desenhos nas paredes de cavernas, a tecnologia do papiro, a invenção do papel até os dias atuais com a criação dos computadores, notebook e enfim os tablets.

Depois das escolas da rede municipal de ensino, foi a vez de desfilarem a Fundação Bradesco, grupos de escoteiros, Associação União Taisan de Kung Fú, ACM, Fito, EE Antônio Raposo Tavares, EE Armando Gaban, EE Profº José Maria Rodrigues Leite “Campesina”, Colégio Nossa Senhora dos Remédios, Clube dos Desbravadores, Clube dos Aventureiros, Associação de Judô Kenshin , Acenbo, fanfarra Dragões de Osasco (da Secretaria Municipal de Educação), Projeto Equoterapia (da rede municipal de ensino), Clube dos Cavaleiros de Osasco e Motoclubes da cidade.

Escritores como Carlos Moraes, Adriano Messias, Cris Felicíssimo, André Vianco, Mara Monteiro, Vera Godoy e Carmen Lúcia Campos, prestigiaram o evento admirados com a grandiosidade. Carmen ainda desfilou com a Emef Dr. francisco manuel Lumbrales de Sá Carneiro. “O projeto é maravilhoso a começar pelo seu preparo, estar com essas crianças foi muito mágico e para fechar com chave de ouro foi com imenso prazer e orgulho que participei do desfile”, disse.

Passaram ainda pela avenida o pessoal da limpeza urbana que foram muito aplaudidos por todos.

“Atingimos o objetivo do evento. As crianças se envolveram em todo processo e tenho certeza que a partir desse projeto elas irão valorizar ainda mais o livro”, disse Mazé Favarão.

O deputado federal João Paulo Cunha, falou da Independência e da importância da palavra. “Pegamos o tema independência e tornamos ele mais contemporâneo, trazendo o tema literatura expresso em palavras. Conhecer a história é importante para sabermos a relação que isso tem com a Independência. Estou muito feliz com o desfile”, disse.

O prefeito Emidio, que não perdeu um minuto do desfile falou da importância deste ato. “Nossos desfiles têm um diferencial muito grande, além de exercer o lado cívico ele amplia o conceito de cidadania”, falou.

Também participaram do evento o deputado estadual Marcos Martins; o vice-prefeito Faisal Cury; os secretários municipais Jorge Lapas (Governo), Carlos Marx (Meio Ambiente), Cláudio Chapecó (Esportes, Recreação e Lazer), Gelso de Lima (Saúde), Sandra Faé (Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão), José Amando Mota (Segurança e Controle Urbano), Gilma Rossafa (Assistência e Promoção Social), Rubens Bastos (Indústria, Comércio e Abastecimento) e Waldyr Ribeiro Filho (Obras e Transportes e Trânsito e Mobilidade Urbana); o ouvidor José Walter Soares de Oliveira; a coordenadora da Mulher e Promoção da Igualdade Racial, Sonia Rainho; a coordenadora de Relações Internacionais, Gleides Sodré Almazan, o coordenador da Defesa Civil, Delcides Regatieri; presidente do Instituto de Previdência do Município de Osasco, Francisco Cordeiro da Luz, e a diretora de Comunicação Emília Cordeiro; os vereadores Aluisio Pinheiro (Presidente da Câmara Municipal), Valmir Prascidelli (líder do prefeito na Câmara), Antonio Toniolo, João Góis, Mário Luiz Guide, Osvaldo Vergínio, Valdomiro Ventura, Claudio da Locadora, Rogério Lins, Nelson Matias, e Josias da Juco; o comandante da guarda Civil Municipal de Osasco, Gilson Meneses; os tenentes-coronéis João Ricieri Folguieri, comandante do 14º BPM/M, Henrique Dias, comandante do 42º BPM/M e José Virgulino de Oliveira, sub-comandante do 14º BPM/M; os majores Léo Fanin, coordenador operacional do 42º BPM/M, Redcliff Sierra dos Santos, coordenador operacional do 14º BPM/M, Paulo Mauricio Silva da Luz, (representando o tenente-coronal de infantaria Jones Darkenwald), comandante do 4º BIL e Carlos Henrique Martins Rocha, comandante da 5ª Bateria de Artilharia; os capitães Rogérios Canhas Fernandes Geá, comandante da 2º Cia do 14º BPM/M, Marcos Abondaza Vitiello, chefe de Recursos Humanos, Luis Antonio Rosa, chefe de comunicação social do CPA/M-8, e Cesar Toller, comandante do 1º sub-grupamento de incêndio de Osasco; o presidente da Ordem dos Emancipadores, José Geraldo Setter; o secretário de Segurança de São Bernardo do Campo, Benedito Mariano; o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Osasco, André Menezes; o presidente do Lions Club, Amir Gomes dos santos; o presidente da Acenbo, Sussumu Araki; o presidente do Instituto Paulo Freire, professor Moacir Gadotti; o presidente da Fesabo, Rozênio Nazareno, e o gerente geral da agência da Caixa Econômica Federal de Osasco, Abelardo Bastazini Moreno, dentre outras autoridades.

Além disso, verifique

Prefeitura de Osasco entrega Bases Comunitárias Móveis

Nesta quarta-feira, 5, às 11 horas, o prefeito de Osasco, Emidio de Souza, entrega para …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.