Início / Eventos / Dia da Consciência Negra é comemorado em Osasco no Restaurante do Servidor

Dia da Consciência Negra é comemorado em Osasco no Restaurante do Servidor

Servidores da Prefeitura de Osasco tiveram a oportunidade de comemorar e fazer reflexão sobre o Dia Nacional da Consciência Negra. A data, que é comemorada no dia 20 de novembro, foi antecipada para o dia 18, pela Coordenadoria da Mulher e Promoção da Igualdade Racial, que promoveu no Restaurante do Servidor, um almoço especial para categoria. O evento faz parte da programação do VII Novembro Negro, com atividades por toda a cidade durante o mês.

O almoço especial realizado em parceria com a Secretaria de Administração contou com a tradicional feijoada, acompanhada por arroz branco, farofa e couve refogada. Foi servidor ainda frango como uma segunda opção, saladas e sobremesas.

O restaurante foi decorado com bexigas com as cores oficiais das nações africanas. Os shows musicais contaram com apresentações do grupo Sambabola. Na entrada houve uma exposição do acervo da Casa de Angola de roupas e artesanatos típicos da cultura de povos africanos. Foram expostas também fotos da população, costumes, museus e prefeituras das cidades de Luanda e Viana (cidade irmã de Osasco), na Angola.

“Esse almoço temático é um momento de refletir sobre o tema. Sou neto de negro e compreendo a importância de reconhecermos e lutarmos pelas conquistas históricas. É preciso ter muita clareza e sensibilidade para entender a importância que o negro teve na construção da sociedade brasileira”, disse o secretário de Administração, Paulo Fiorilo, reforçando que a mensagem é compartilhada pelo prefeito Emidio.

Já Zélia Patrício falou em nome da coordenadora da Mulher e Promoção da Igualdade Racial de Osasco, Sônia Rainho. Ela explicou que a data é especial em 2011, já que este é o Ano Internacional do Afrodescente. “Intensificaremos ainda mais as comemorações com o baile do ‘Preto e Branco’, que acontece amanhã, às 19h, no Centro de Eventos Pedro Bortolosso, e que tem entrada gratuita. As festividades marcam a força da convivência e o respeito entre etnias”, ressaltou.

Também prestigiaram o evento o deputado estadual Marcos Martins; a secretária adjunta da Administração, Cristiane Dutra; a diretora de Recursos Humanos, Régia Sarmento, a coordenadora do Restaurante do Servidor, Cristina Gomes; o presidente do Sindicato dos Servidores de Osasco e Região, Jessé Ramos, dentre outras autoridades.

Além disso, verifique

Gastronomia

A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Abastecimento (SICA) promoverá …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.