Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
Início / Educação / Educação de Osasco recebe menção honrosa pelo prêmio Vivaleitura

Educação de Osasco recebe menção honrosa pelo prêmio Vivaleitura

A cidade de Osasco continua colhendo os bons frutos dos projetos que desenvolve. No último dia 10 de novembro, no Rio de Janeiro, aconteceu a entrega da medalha de Menção Honrosa, do Prêmio Vivaleitura. A cidade participou com o projeto Formação de Leitores para alunos da Rede Municipal de Educação de Osasco, que tem por objetivo ampliar o acesso à literatura infantil e juvenil, incentivando o hábito de leitura tanto na escola como nas famílias dos educandos. O projeto abrange em torno de 150 unidades, que vão de creches a escolas de Ensino Fundamental, totalizando 64,8 mil alunos.

O Prêmio Vivaleitura é uma iniciativa dos ministérios da Educação (MEC), da Cultura (MinC), da Organização dos Estados Ibero-americanos para Educação, da Ciência e da Cultura (OEI), com o patrocínio da Fundação Santillana, e apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED) e da União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME). Ele faz parte do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), que, desde 2005, estimula, fomenta e reconhece as melhores experiências que promovam a leitura.

Desde então, todos os anos são premiados trabalhos nas seguintes categorias: bibliotecas públicas, privadas e comunitárias, escolas públicas e privadas e ONGs, pessoas físicas, universidades/faculdades e instituições sociais que desenvolvam trabalhos na área de leitura. Em cada categoria, os vencedores recebem um prêmio no valor de R$ 30 mil.

Na categoria sociedade, há a distinção da menção honrosa a projetos com foco no tema “formação de mediadores de leitura”. Foi nesta categoria que a Secretaria de Educação de Osasco inscreveu o projeto Formação de Leitores. Segundo a professora Telma de Laia, o projeto começou em 2007 com a primeira entrega de livros para alunos de toda rede municipal.

“Naquele ano, identificamos que o acesso à leitura por parte dos nossos alunos e de seus familiares era precário e insuficiente, a partir da compreensão que temos da importância da leitura. Foram enviados títulos cuidadosamente selecionados para fazerem parte do acervo das escolas, além de um livro para cada aluno. Foi assim que nasceu o projeto. O prêmio que recebemos é o resultado de um trabalho desenvolvido por toda a rede, professores, coordenadores, gestores, e, principalmente, pelos esforços que a secretária de Educação, Mazé Favarão, tem feito para garantir que todos tenham acesso a uma educação de qualidade e incentivo à leitura. O projeto “Literatura: Arte em Palavras”, do desfile de 7 de setembro, foi fundamental para conquistarmos o prêmio”, disse Telma.

A secretária de Educação, Mazé Favarão comentou a conquista que veio também com a ampliação do acervo das escolas em mais de 230 mil livros. “Neste ano, o projeto teve novos avanços. As ações preparatórias para o nosso desfile de 7 de setembro com certeza enraizaram efeitos significativos na formação de leitores, objetivo tão caro na construção da escola pública, gratuita e de melhor qualidade”, disse.

Além disso, verifique

Secretaria de Educação de Osasco saúda servidores para a volta às aulas

Início do ano letivo na rede municipal acontece no dia 6 de fevereiro No mês …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.