Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
Início / Cidadania / Em Osasco, Prefeito Emidio inaugura CID do Marieta durante festa de aniversário do “Terra Esperança”

Em Osasco, Prefeito Emidio inaugura CID do Marieta durante festa de aniversário do “Terra Esperança”

O 14° Centro de Inclusão Digital da Prefeitura possui 15 computadores para cursos e acessos à Internet. A festa de aniversário contou com shows dos cantores Rick e Washington Brasileiro, dentre outros artistas

No domingo, dia 14 de agosto, durante as comemorações do 19° aniversário do Conjunto Habitacional “Terra Esperança”, o prefeito Emidio de Souza, inaugurou o CID (Centro de Inclusão Digital) do Jardim Marieta, na zona Norte. Trata-se do 14° CID de Osasco implantado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão. Instalado nas dependências do “Terra Esperança”, o CID do Marieta beneficiará também moradores de outros bairros, como a Vila Ayrosa e Industrial Remédios, totalizando atendimento para 23 mil pessoas a partir dos 10 anos.

Os CIDs fazem parte de uma política pública com o objetivo de garantir o direito ao acesso universal e gratuito às novas ferramentas de tecnologia da informação e comunicação (TIC´s), por meio de cursos de informática. O pressuposto central dessa política pública é que o direito ao acesso e à informação amplia as condições do exercício da cidadania.

Cursos e Internet

O CID do Jardim Marieta foi implantado com o objetivo de oferecer duas atividades simultâneas: cursos e acesso livre, o que permite atender e possibilitar acessos à Internet e comunicação ao maior número de pessoas. Os 15 computadores foram instalados em duas confortáveis salas, uma de 20 e outra de 40 metros quadrados.

Ao falar sobre a inauguração, o vereador e fundador do “Terra Esperança”, Valdomiro Ventura, agradeceu o apoio do prefeito Emidio de Souza ao Conjunto Habitacional e por outras melhorias do bairro. “Ele já trouxe diversos melhoramentos para esta região e, hoje, entrega o CID do Jardim Marieta”, disse Ventura.

Falaram também sobre a importância do evento, o deputado federal João Paulo Cunha, a secretária Sandra Faé, titular da SDTI, e o vereador e presidente da Câmara, Aluisio Pinheiro. Eles parabenizaram todos os moradores do Terra Esperança e enfatizaram a importância do Centro de Inclusão Digital. “Além da luta do vereador Valdomiro Ventura e de todos os moradores deste local, acredito que o sucesso do Terra Esperança tem muito também do trabalho do prefeito Emidio. Assim como no governo federal, onde temos que falar de um Brasil diferente antes e depois do Presidente Lula, temos que falar de Osasco também antes e depois do prefeito Emidio de Souza. Osasco está no caminho certo”, disse João Paulo.

Durante o seu discurso, o prefeito Emidio destacou a luta dos moradores do Conjunto Habitacional. “Estou muito feliz em poder reencontrar vocês nesta festa dupla, quando festejamos mais um aniversário do Terra Esperança e inauguramos também o 14° Centro de Inclusão Digital de Osasco. Não estamos preocupados apenas com grandes obras, mas sim com a dignidade e a felicidade de todas as pessoas. E hoje não se pode falar em desenvolvimento das pessoas, sem conhecimento de Informática. Por isso, o nosso empenho com a inclusão digital. Hoje, já são 14 CIDs, mas, a nossa meta é instalar mais 10 Centros no município até o final do nosso mandato”, afirmou Emidio.

Osasco 50 Anos

Conforme destacou o prefeito Emidio, até o final de 2012, quando Osasco completará 50 anos, a cidade contará com 24 Centros de Inclusão Digital. São mais 10 novos CIDs que já estão em fase de implantação em parceria com o governo federal por meio do programa Telecentros.BR. Trata-se de uma parceria com a Secretaria Nacional de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações.

Esses dez novos CIDs serão instalados nos seguintes pontos de Osasco:

– CEU Zilda Arns – Jardim Elvira

– CEU José Saramago – Jardim Santo Antônio

– Novo Osasco

– Santo Antonio

– Jardim Roberto

– Vila Vicentina

– Parque Ecológico Portais D´Oeste

– Morro do Sabão

– Jardim Baronesa

– Jardim Conceição

Outra ação que a SDTI está providenciando para também elevar a inclusão digital são os dois Centros de Inclusão Digital Móvel, que poderão ser alocados em todas as regiões e bairros da cidade.

Participaram também do evento os secretários Jorge Lapas (Governo), e Waldyr Ribeiro Filho (Obras), o vereador Claudio da Locadora, e a professora Deise Ventura, presidente da Associação Terra Esperança.

Além disso, verifique

Jogadores do GEO distribuem macacões para bebês na Maternidade Amador Aguiar

Durante mais de duas horas, Viola e Índio alegraram o ambiente no hospital, conversando e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.