Início / Meio Ambiente / Em Osasco, Prefeito Emidio vai ao trabalho pedalando no Dia Mundial Sem Carro

Em Osasco, Prefeito Emidio vai ao trabalho pedalando no Dia Mundial Sem Carro

Acompanhado de secretários e assessores, prefeito deixa o carro em casa e vai para a Prefeitura de bicicleta

Na quinta-feira, dia 22 de setembro, no Dia Mundial Sem Carro, o prefeito de Osasco, Emidio de Souza, saiu em defesa do meio ambiente e fez o trajeto de sua casa para o trabalho de bicicleta.

O percurso de pouco mais de 5 km até a Prefeitura se iniciou no Parque dos Príncipes. O trajeto foi acompanhado pelos secretários Jorge Lapas (Governo) e Carlos Marx (Meio Ambiente), além do diretor de Recreação e Lazer da Secretaria de Esportes, Sérgio Di Nizo e o comerciante do ramo de bicicletas do Jardim Bela Vista, Leandro Xavier Nunes.

Os ciclistas percorreram algumas das principais avenidas da cidade, passando pelas avenidas Presidente João Goulart, onde transitaram pela ciclovia, Prefeito Hirant Sanazar, Aurora Soares Barbosa e Bussocaba. Durante todo o trajeto, o grupo contou com o apoio de duas motocicletas do Demutran.

Antes de iniciar o trajeto, Emidio falou sobre a importância do ato. “As boas ideias sempre surgem pequenas. Depois, vão tomando grandes proporções, chegando e atingindo o mundo inteiro e Osasco está junto. Acredito que despertar a consciência das pessoas sobre a importância do uso da bicicleta é fundamental. Algumas cidades já estão se adaptando para o Dia Mundial Sem Carro, colocando faixas exclusivas para as bicicletas. Mas hoje este gesto já ajuda a despertar a consciência das pessoas”, disse.

Para o secretário de Governo, Jorge Lapas, a campanha oferece uma oportunidade para as pessoas conhecerem outros meios de chegar ao trabalho. “É importante estabelecer uma data para estimular as pessoas a largarem um pouco o carro. Se não houver esse estímulo, a gente acaba não conseguindo fazer isso. Se a pessoa vai naquele dia que é estimulado, acaba vendo como é fácil ir ao trabalhar utilizando outro meio de transporte. Nós escolhemos a bicicleta”, frisou.

O secretário de Meio Ambiente, Carlos Marx, também deu sua opinião. “Existe um esforço mundial para controlar as emissões dos gases que provocam o efeito estufa, que aquece o planeta. Todos sabem que os gases veiculares são os que mais impactam a atmosfera, provocando um desequilíbrio climático. Então cada cidade do mundo inteiro está sendo chamada para dar a sua contribuição, no sentido de conscientizar o cidadão e a comunidade para diminuir o uso dos veículos, procurando caminhar, andar de bicicleta e utilizando meios que poluem menos”, explicou.

O “Dia Mundial Sem Carro” faz parte de uma campanha iniciada em 22 de setembro, em 1997, na França, por organizações não-governamentais e que cada vez mais recebe apoio do poder público. O objetivo visa diminuir a emissão de gases poluente que causam o efeito estufa, além de incentivar as pessoas a deixarem os carros nas garagens e utilizarem outros meios de transportes alternativos, como a bicicleta, trem e ônibus.

Além disso, verifique

GCM de Osasco prende cinco homens por crime ambiental

A Guarda Civil Municipal de Osasco (GCM) prendeu cinco homens em flagrante por crime ambiental. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.