Início / Geral / Em plenária do OP, prefeito Jorge Lapas anuncia melhorias para a região de Presidente Altino

Em plenária do OP, prefeito Jorge Lapas anuncia melhorias para a região de Presidente Altino

Dentre elas estão gestões junto à AES Eletropaulo e a PM para ampliar a iluminação e a segurança. Também estão adiantadas as negociações com a prefeitura de São Paulo para remoção da favela do Areião e devem ser iniciadas este ano obras do novo Paço Municipal no Bonfim

Foi realizada na noite de quinta-feira, dia 1 de agosto, a última plenária da edição de 2013 do Orçamento Participativo (OP) da Prefeitura de Osasco. Com a presença do prefeito Jorge Lapas, como aconteceu em todas as reuniões deste ano, o evento foi feito na Emef Frei Gaspar da Madre de Deus e atendeu a região de Presidente Altino.

Na atual gestão, o projeto ganhou uma nova dinâmica. Agora, além de apontar obras e projetos prioritários para inclusão no Orçamento Municipal, os moradores podem levar reivindicações diretamente ao prefeito. “Com isso, algumas demandas, que afetam diretamente a vida da população, podem ser resolvidas mais rapidamente”, explicou Lapas.

Já o coordenador do OP, Antônio Onofre, classificou esta etapa do projeto como um verdadeiro sucesso. “Foi muito importante contarmos, em todas as reuniões, com a presença não só do prefeito, mas de seu secretariado. Além disso, em nenhuma das plenárias os moradores apresentaram, nas indicações, obras impossíveis de serem feitas. Isso significa que as pessoas estão entendendo como funciona o Orçamento Municipal”, avaliou.

Após a abertura do evento, o prefeito Jorge Lapas se antecipou às reivindicações dos moradores e anunciou que vem fazendo gestões, junto à AES Eletropaulo e à Polícia Militar, para ampliar a iluminação e a segurança em Presidente Altino e região. “Essas reivindicações liderança as manifestações que nos chegam, de moradores dessa área, por meio de canais que vão desde as redes sociais até a Central 156. Quanto à questão da iluminação, percebemos que o maior problema é o fato das lâmpadas estarem acima das copas das árvores. Vamos ver se há uma maneira da Eletropaulo fazer um rebaixamento. Já a segurança é uma atribuição do Estado e estamos constantemente conversando com o comando sobre a situação aqui de Altino. Também como forma de contribuir para isso, implantamos aqui a Central de Treinamento da Guarda”, disse.

Lapas também anunciou que estão adiantas as negociações com a Prefeitura de São Paulo para retirada da Favela do Areião, que fica na divisa entre as duas cidades, ocupando parte da região de Altino. “As famílias serão atendidas pelo programa Minha Casa, Minha Vida. Assim, resolvemos o problema da favela e também poderemos abrir, naquela região, um novo acesso de Osasco à Capital”, lembrou.

Ainda para a região de Altino, os planos da prefeitura contemplam um novo prédio para a Unidade Básica de Saúde (UBS). “Estamos nos tramites finais para resolver a situação legal do terreno que será destinado a projeto”, explicou Lapas

Já a região do Bonfim, que está sendo beneficiada com as ações de revitalização previstas nas Operações Urbanas Consorciadas Tietê I e II, será contemplada ainda com a construção do novo Paço Municipal. “Estamos trabalhando para que as obras, realizadas na antiga fábrica da Hervy, comecem ainda este ano”, disse o prefeito.

Depois, respondendo a outras reivindicações da população, Lapas anunciou medidas para a Saúde e a Educação. “Estamos construindo 17 novas creches, sendo 15 em parceria com o governo federal e 2 com o governo estadual, o que vai nos permitir criar cerca de 3,5 mil vagas, reduzindo bastante a fila de espera. Já na Saúde, fechamos, de janeiro até agora, mais de 800 contratos com médicos e estamos ampliando as equipes de acolhimento, para melhorar o atendimento nas unidades”, enumerou.

Também prestigiaram a plenária os secretários municipais Waldyr Ribeiro Filho (Relações Institucionais), Carlos Marx (Meio Ambiente), Carlos Baba (Serviços e Obras), Régia Maria Gouveia Sarmento (Educação), Andre Santiago (Segurança e Controle Urbano), Roberto Trapp (Comunicação), Tinha di Ferreira (Esportes, Recreação e Lazer), Mônica Veloso (Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão), Gelso de Lima (Assistência e Promoção Social), Marcelo Vieira (Assuntos Jurídicos), Sergio Gonçalves (Habitação e Desenvolvimento Urbano) e João Gois (Transportes e Mobilidade Urbana); o chefe de gabinete do prefeito, Rubens Bastos; o Ouvidor Municipal; Luiz da Locadora; o presidente da CMTO (Companhia Municipal de Transportes de Osasco), Paulo Arnoni; e os vereadores Karen Gaspar e Aluísio Pinheiro.

Além disso, verifique

Defesa Civil de Osasco e Jeep Clube Comando Oeste firmam convênio para atuar juntos em resgates

No sábado, 27 de julho, o prefeito Jorge Lapas participou do evento de assinatura do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.