Início / Moradia / Emidio entrega 138 apartamentos no Morro do Sabão, em Osasco

Emidio entrega 138 apartamentos no Morro do Sabão, em Osasco

Imóveis fazem parte do maior projeto habitacional da história de Osasco. “São R$120 milhões em recursos do PAC que vão garantir moradia digna a cerca de 6 mil famílias do Morro do Socó, Morro do Sabão, Portais e Vila Vicentina”, disse o prefeito, durante o evento

Dando continuidade ao maior projeto habitacional da história de Osasco, o prefeito Emidio de Souza entregou, no dia 27 de junho, acompanhado da secretária nacional de Habitação, Inês da Silva Magalhães, 138 apartamentos que compõem a 1º fase de urbanização do Morro do Sabão, financiada com recursos do PAC (Plano de Aceleração do Crescimento).

Somadas a 185 moradias que foram reformadas, por meio do PHS (Programa de Subsídio Habitacional), também do governo federal, as novas unidades dão outro visual à antiga favela. E, para marcar essa importante conquista, que também foi uma indicação da população por meio do Orçamento Participativo, mais de 5 mil pessoas acompanharam o evento, que foi aberto com show do grupo Samba de Rua e finalizado com o grupo Jeito Moleque.

Nesta primeira etapa de urbanização do Morro do Sabão, as moradias entregues incluíram 90 apartamentos de 50m², com 2 dormitórios em edifícios térreos e mais quatro pavimentos, e mais 48 apartamentos de 70m² em média, com três dormitórios, em edifícios de térreo mais cinco pavimentos. Todos com cozinha, sala, banheiro e área de serviço, divididos em duas unidades por andar.

O projeto incluiu também obras de infra-estrutura, como implantação de redes de água, esgoto e energia elétrica, abertura e pavimentação de ruas, colocação de guias, sarjetas e calçamento, canalização de córregos e construção de muros de contenções. E, para as próximas fases, contempla implantação de áreas verdes e de lazer, uma estação de tratamento de esgoto e outras 129 unidades habitacionais, totalizando 267 moradias.

Durante a entrega, o prefeito Emidio de Souza visitou um dos apartamentos para conhecer as instalações das novas moradias.

Em seguida, foi iniciada a inauguração oficial. Primeiro, com a exibição de um filme retratando como era a vida na antiga favela e a mudança para um bairro completamente estruturado.


Vila da dignidade

Depois, o depoimento do morador José Catarino Souza, que emocionou a todos. “Eu espero há 18 anos por essa urbanização, sofrendo com a discriminação. Hoje, vou colocar minha família dentro de um apartamento que tem endereço. As pessoas não vão precisar passar mais em outras casas para saber onde eu moro” explicou. “Vou poder receber minhas correspondências e não preciso mais dar outro endereço para receber minhas compras”, completou.

Ele encerrou sua fala com uma sugestão. “Vocês poderiam mudar o nome do Morro do Sabão para Vila da Dignidade, porque a partir de agora todos nós vamos ter uma vida digna”, pediu ao prefeito.

Em seguida, o secretário de Habitação de Osasco, Sérgio Gonçalves, resgatou o dia em que apresentou o projeto para os moradores. “Nesta obra, quem trabalhou se emociona. Eu estava lembrando com os moradores que essa luta tem mais de 20 anos. E quando mostrei o projeto para eles, o José foi um dos que não acreditou e disse, ‘isso não vai acontecer’, lembrou. “Mas o fundamental foi ter a participação das famílias trabalhando aqui”, concluiu.

Já a secretária de Habitação Nacional do Ministério da Cidades, Inês da Silva Magalhães, após retransmitir os cumprimentos do presidente Lula e do Ministro de Cidades, Marcio Fortes, ressaltou o compromisso dos governantes na execução de obras. “Cada etapa de obras executadas mostra o grande compromisso que o governo tem em melhorar a vida das pessoas. E mudar a vida das pessoas é permitir que elas tenham acesso à saúde, educação, esportes, lazer e cultura. A equipe da prefeitura de Osasco tem comprometimento e visão, e assim, vamos continuar mudando o Brasil” frisou.

Na seqüência, o deputado federal João Paulo Cunha abordou as melhorias feitas no local. “Essa é uma obra de um homem que gosta do povo. Eu que conheço essa área livre desde 80, assim como gente que nasceu dentro da favela, tivemos que esperar anos e anos para ver essa obra acontecer. E só aconteceu porque temos um Presidente da República que sabe do que o povo precisa” disse. “Mas Lula, fique tranqüilo, pois temos um prefeito parceiro e os projetos estão acontecendo aqui em Osasco”, completou o deputado.

Parceria

Ainda no evento, o prefeito Emidio falou sobre os detalhes da obra e citou os avanços da parceria entre a Prefeitura e o governo federal. “São R$120 milhões em recursos do PAC que vão garantir moradia digna a cerca de 6 mil famílias do Morro do Socó, Morro do Sabão, Portais e Vila Vicentina”, disse.

“Com essa obra vamos fazer com que as pessoas passem a morar com dignidade. Estava falando com um morador e ele me disse que seus filhos não conheciam uma casa de alvenaria. Agora, vão passar o próximo Natal dentro de um apartamento”, disse Emidio. “Antigamente quem vinha aqui sabia onde terminava o Jd. Munhoz e começava o Morro do Sabão, devido à favela. Hoje, está tudo igual. Esse se tornou um lugar digno de viver. Aproveitem”, finalizou.

O prefeito anunciou ainda que o local escolhido para a realização do ato vai abrigar, em breve, uma área de lazer. E concluiu falando da futura estação de tratamento de esgoto. “Vamos tratar todo o esgoto dos apartamentos antes de ser jogado na rede”, disse.

Em seguida, foi feita a entrega simbólica de cinco chaves dos apartamentos para os futuros donos. Maria Aparecida da Silva Martins, Eciliano Dantas Rodrigues, Verônica Constan e Corina de Jesus dos Santos receberam as chaves de convidados. Já o morador José Catarino Souza, que falou em nome dos moradores, recebeu a chave das mãos do prefeito Emidio.

Outras etapas

Já no próximo sábado, dia 3 de julho, o prefeito Emidio de Souza, cumprindo mais uma etapa do projeto habitacional, entrega 84 apartamentos no Portal D’Oeste. No local, também será inaugurada a Emef Colinas D’Oeste. E os dos eventos vão contar com um show gratuito do grupo Fala Mansa.

O projeto financiado pelo PAC também incluiu, em dezembro do ano passado e março deste ano, a entrega de moradias no Jardim Vicentina.

Também prestigiaram o evento o deputado estadual Marcos Martins; os secretários municipais Gelso de Lima (Saúde), Jorge Lapas (Governo) e Waldyr Ribeiro Filho (Obras e Transportes); a coordenadora do Orçamento Participativo, Nice Abrantes; a diretora de Comunicação Social, Emília Cordeiro; os vereadores Osvaldo Vergínio (presidente da Câmara Municipal), Aluisio Pinheiro (líder do prefeito na Câmara), Antonio Toniolo, Cláudio da Locadora, Mário Luiz Guide, Valdomiro Ventura e Valmir Prascidelli; Abelardo Bastoje, representando o superintendente Regional da Caixa Econômica Federal, Álvaro Barbosa; e delegados do Orçamento Participativo; entre outras autoridades.

Além disso, verifique

Prefeito Jorge Lapas entrega títulos de posse no Conceição e moradias no Vicentina

Eventos em comemoração ao aniversário de Osasco realizado no sábado também incluíram outra importante conquista …

2 Comentários

  1. Geralda Helena da silva Garajau

    Boa tarde!
    Gostaria de saber mais a respeito da obra que esta sendo feita na area livre A pois por enquanto estamos sendo muito prejudicado a cada gota de chuva que cai inunda toda a area proxima e ninguem nunca aparece nem mesmo pra fazer o social.Me desculpe mas estamos a ponto de sermos decretados em estado de calamidade publica.Gostaria que se possivel por gentileza alguem nos de uma satisfaçao
    agradeço desde ja a atençao e aguardo um breve retorno Helena

  2. A obra que se realizou no morro do sabão, esta parada a mais de 1ano, ajuntando lixo e ratos cada dia pior, pois é uma vergonha o governo passou a verba para o municipio  e nos queremos saber o que aconteceu, porque isso é uma falta de consideração  com  a comunidade 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.