Início / Saúde / Emidio prestigia encontro dos programas esportivos do Osasco Saudável

Emidio prestigia encontro dos programas esportivos do Osasco Saudável

Cerca de 2 mil pessoas, usuárias do PELC, Práticas Corporais e do Projeto Desafio, participaram de ações esportivas e culturais no Centro Esportivo Domingos Piteri

Na manhã de sábado, dia 3 de julho, o prefeito Emidio de Souza participou de um encontro do Programa Osasco Saudável, que se constitui de diversos programas esportivos e culturais e que envolve várias Secretarias e órgãos públicos do município. Tendo à frente a Secretaria de Esportes, Recreação e Lazer (Serel), o evento foi realizado das 9 às 13 horas no Centro Esportivo Domingos Piteri, na Vila Ayrosa. Lá, cerca de 2 mil pessoas participaram de diversas atividades do PELC (Programa de Esporte e Lazer da Cidade, subordinado à Secretaria de Esportes; do programa Práticas Corporais, da Secretaria da Saúde, voltado à Terceira Idade; e também do Projeto Desafio, programa que atende aos membros de famílias beneficiadas pelo Bolsa Família. Além das práticas esportivas, durante o evento foi realizada também a festa junina dos usuários do Programa Osasco Saudável.

Segundo a coordenadora técnica do PELC em Osasco, Rute Ferreira, o programa é realizado com recursos do Governo Federal, através de convênio com os Ministérios dos Esportes e do Pronasci, uma vez que o objetivo principal é o combate à violência. O público alvo, portanto, são os jovens que praticam ações esportivas e culturais no contra turno escolar. “O objetivo do programa é tirar os jovens das ruas e ocupá-los com essas atividades. São ações preventivas, que também são importantes para a saúde e vão ao encontro do objetivo do Programa Osasco Saudável”, disse Rute Ferreira. Em Osasco, durante todo o ano, as atividades do PELC são desenvolvidas no Jardim Padroeira, Jardim Conceição, Elvira, Rochdalle e Vila Ayrosa.

Graças às ações do PELC em Osasco, a cidade foi uma das 8 cidades brasileiras escolhidas pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), que esteve em Osasco fazendo uma pesquisa sobre a repercussão do Programa de Esporte e Lazer da Cidade. Os pesquisadores da UFMG, que chegaram a Osasco na quarta-feira da semana passada, estiveram também no evento de sábado no Centro Esportivo Domingos Piteri.

Ao falar no evento, o prefeito Emidio destacou a importância das ações esportivas para os cidadãos de todas as idades. “Fiz questão de comparecer a esse encontro para testemunhar o sucesso desses projetos esportivos que tem colocado as pessoas de todas as idades para se movimentar em todos os cantos de Osasco. Parabéns aos organizadores e a todos vocês que estão saindo do sedentarismo para praticar esporte”, disse Emidio. Falaram também os secretários Carlos Chapecó (Esportes) e Gelso de Lima (Saúde). Estiveram ainda no evento os secretários Jorge Lapas (Governo); Sérgio Gonçalves (Habitação); e Nelson Matias (Secretário adjunto da Habitação).

Saúde e Educação

Após deixar o Centro Esportivo da Vila Ayrosa, o prefeito Emidio esteve no Centro de Formação dos Profissionais de Educação, na Avenida Marechal Rondon, onde participou de dois eventos promovidos pelas Secretarias de Saúde e de Educação. No auditório, o prefeito falou aos participantes do programa “Eu Faço a Diferença, no Atendimento à Saúde”, programa de treinamento destinado aos novos funcionários das Unidades Básicas de Saúde. No evento, o secretario da Saúde, Gelso de Lima, também deixou sua mensagem aos participantes.

Já no piso térreo, acompanhado da secretária da Educação, Mazé Favarão, o prefeito Emidio de Souza prestigiou a realização da III Feira de Ciências 2010, promovida pela Secretaria de Educação de Osasco. No local, Emidio conversou com alunos e professores e conheceu detalhes sobre os mais diversos trabalhos de ciências, que abordaram, por exemplo, assuntos como reciclagem de lixo, prevenção de enchentes, aterro sanitário, mata ciliar e horta orgânica, dentre outros temas.

Além disso, verifique

Osasco realiza Fórum de Saúde Mental

A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretária da Saúde, promoveu no dia 22 de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.