Início / Geral / Equoterapia da Prefeitura de Osasco participa do 2º Mutirão pela Inclusão

Equoterapia da Prefeitura de Osasco participa do 2º Mutirão pela Inclusão

No Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado em 22 de setembro, cerca de 40 organizações entre entidades especializadas, sindicatos, empresas, escolas e órgãos do poder público se encontraram no Osasco Plaza Shopping para realizar o 2º Mutirão pela Inclusão, atividade para troca de informações e experiências para toda a comunidade.

O mutirão, idealizado pelo Espaço da Cidadania, tem por objetivo mostrar novas possibilidades de inclusão das pessoas com deficiência, mostrando os trabalhos das entidades especializadas, do INSS, empresas que cumprem a Lei de Cotas, entre outros.

Uma das iniciativas de inclusão apresentadas foi a Equoterapia, desenvolvida pela Prefeitura de Osasco através da Secretaria de Educação no Parque Chico Mendes, que utiliza atividades com cavalo como recurso terapêutico, a fim de auxiliar a inclusão escolar e social da criança e jovens com deficiência intelectual e física na rede municipal de ensino. Em Osasco, o projeto é desenvolvido pelas terapeutas Mariana Roquette Ferrato da Silva, Denyse Negrelli Burjato, Aline Nuvolari de Lima e Andressa Regina Dalmas Binda da Silva, todas especializadas em equoterapia, coordenadas pela professora Ivani dos Santos Francelino, pedagoga e psicopedagoga especialista em deficiência intelectual.

Toda a equipe esteve presente ao evento para apresentar o projeto. “Esse tipo de terapia garante resultados positivos tanto no convívio social como no equilíbrio, coordenação-motora e sensibilidade”, explicou a professora Ivani.

“Não tem preço o trabalho que elas fazem. É uma maravilha. Meu filho nem andava e hoje ele já corre e joga bola. É um trabalho muito importante, não só para nós como para toda nossa cidade. Estou muito agradecida”, testemunhou Leonor Maria da Silva Martins, mãe-avó do aluno Daniel Martins de Jesus, de 11 anos, há um ano na equoterapia. Da mesma opinião partilha Regiane Rosa Conceição dos Santos, também presente à atividade, mãe de Michel Tadeu Bispo dos Santos, de 7 anos, participante da terapia há um ano. “Antes ele não tinha equilíbrio e hoje ele já consegue dar alguns passos. Ele visivelmente está conseguindo melhoras no seu desenvolvimento”, disse.

Além disso, verifique

Prefeito Jorge Lapas cria canal permanente de diálogo com a juventude de Osasco

Em um “papo reto”, como ele mesmo classificou, com jovens da cidade, foi criada uma …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.