Início / Educação / Escritora Fanny Abramovich debate obras literárias com alunos da rede municipal de Osasco

Escritora Fanny Abramovich debate obras literárias com alunos da rede municipal de Osasco

Alunos do 4º ano da rede municipal de ensino de Osasco tiveram na quarta-feira, dia 3 de agosto, uma aula especial de literatura com a consagrada escritora e pedagoga Fanny Abramovich.

O resultado do debate e das apresentações das histórias infantis “Reinações de Narizinho” e “Alice no País das Maravilhas”, feitos pela autora, será agora integrado pelas escolas ao conteúdo que será apresentado no desfile cívico de Dia 7 de Setembro, que neste ano tem como tema “Literatura: Arte em Palavras – Seduzindo Corações e Mentes”.

No período da manhã, Fanny esteve com os alunos da EMEIEF (Escola Municipal de Educação Infantil e Fundamental) Hélio Aparecido da Silva, no Jardim Platina, onde apresentou a obra “Alice no País das Maravilhas”, de Lewis Corrol, traduzido para o português por Clélia Regina.

Já no período da tarde, foi a vez dos alunos da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) João Larizatti, no KM 18, saberem, por meio das apresentações de Fanny, mais sobre o consagrado escritor brasileiro Monteiro Lobato, autor de “Reinações de Narizinho”. O evento também contou com exposição de trabalhos realizados pelas crianças sobre algumas obras da escritora, como o livro “Também Quero Pra Mim”.

O encontro foi promovido pela Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com o Instituto Ciência Hoje (ICH), e integra um projeto pedagógico de estímulo à leitura e ao letramento para mais de 14 mil estudantes da rede municipal. Ele também integra o projeto Ação Formativa 7 de Setembro, que está proporcionando aos estudantes encontros com 36 renomados artistas brasileiros, entre escritores, atores, cartunistas e cineastas.

A secretária de Educação de Osasco, professora Mazé Favarão, recepcionou Fanny Abramovich na EMEF. Após apresentar a escritora aos estudantes, ela detalhou a importância do evento. ”Quando lemos um livro, a gente entra em uma viagem sem fim. A leitura é um tesouro que levamos para vida inteira. E é tudo isso, que os professores e vocês estão aprendendo sobre literatura, artes e palavras, que vai aparecer no Desfile de 7 de Setembro, mostrando para todos que nos assistirem essas experiências”, disse Mazé.

Na apresentação, além de falar sobre as obras, Fanny relatou sua carreira como escritora e sua preferência pelas obras de Monteiro Lobato, citando o Sítio do Pica Pau Amarelo e Reinações de Narizinho como seus livros preferidos e ainda destacando a personagem Emilia, que sempre a admirou.

Ela salientou ainda que Lobato era um escritor muito engraçado e crítico, mas verdadeiro em imaginações. “Monteiro Lobato fez parte de todos os momentos de minha vida. O professor que não leu um livro de Monteiro Lobato não deveria trabalhar com crianças”, advertiu.

Ela ainda aconselhou e incentivou as crianças a lerem obras de Lobato. “Eu gostaria de propiciar aos meus leitores 10% do prazer que Lobato sempre me deu”, afirmou.

O encontro foi abrilhantado pela aluna da 4ª H, Bruna Viera Álvares Vasconcelos, que vestida de Emilia homenageou a autora entregando uma coletânea de mensagens dos estudantes.

A professora Fernanda Ribeiro de Morais, que acompanhou os alunos no evento, aprovou o encontro. “É muito importante uma atividade assim. Eu amei esse momento, uma oportunidade única do aluno conhecer a autora e interagir com ela sobre os livros”, explicou.

A aluna do 4ªC, Geovana Gabriela do Nascimento Nunes também aprovou a aula inédita. “Eu gostei de ouvir a história dela. Mesmo sendo uma pessoa adulta, ela tem uma imaginação de criança e foi legal saber que ela vai continuar escrevendo. Gostei de ler o livro Perdidos na Excursão e o conto Dona Licinha, escritos pela Fanny”, disse a aluna.

Além disso, verifique

Secretaria de Educação de Osasco saúda servidores para a volta às aulas

Início do ano letivo na rede municipal acontece no dia 6 de fevereiro No mês …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.