Início / Serviços Públicos / GCM / GCM de Osasco comemora Dia Nacional da Guarda Municipal

GCM de Osasco comemora Dia Nacional da Guarda Municipal

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Osasco comemorou na tarde de segunda-feira, dia 10 de outubro, o 180º aniversário do Dia Nacional da Guarda Municipal. A solenidade aconteceu na sede do Comando, localizado na rua Canadá, 2010, no Jardim Nova América. O evento reuniu cerca de 300 pessoas, dentre elas autoridades civis, políticas e militares, bem como familiares dos guardas.

Na abertura da solenidade foi executado hino nacional brasileiro na voz da vigia Municipal Suzan Borges. Em seguida, o prefeito de Osasco, Emidio de Souza, e o comandante da GCM de Osasco, Gilson Menezes, passaram a tropa em revista. Posteriormente, foi feita a leitura de um texto que fazia um resgate histórico da criação legal da Guarda Municipal, instituída pelo imperador Dom Pedro I em regência trina provisória no dia 14 de junho de 1831, mas que efetivamente, em 10 de outubro do mesmo ano, foi reorganizada legalmente com a adequação da terminologia permanente. O Brasil possui hoje 756 Guardas Municipais e mais de 85 mil agentes de segurança.

A programação do evento também contou com a entrega de 21 certificados de conclusão do 1º curso de formação de inspetores realizado pela Escola de Comando do Centro de Estudos em Segurança Pública e Direitos Humanos; a entrega de 14 “Láureas do Mérito Pessoal”, homenagem de reconhecimento da GCM de Osasco aos seus integrantes por destaque nas mais várias ocorrências ao longo do ano com o objetivo de enaltecer e enobrecer o nome da corporação; e a entrega do “Certificado Amigo da Guarda Civil Municipal”, em reconhecimento ao trabalho de colaboradores que cooperam com as atividades da GCM.

O secretário de Segurança e Controle Urbano (Secontru) de Osasco, José Amando Mota, explicou a essência do evento. “Recordamos a gestão do prefeito Emidio, que criou o Marco Legal da Guarda, um compendio de leis que possibilitou a criação do Plano de Cargos, Carreira e Salários para a valorização da Guarda e que hoje diploma os inspetores em conformidade com a lei complementar 137, de 4 de outubro de 2005. E lembramos também da criação do Centro de Formação. A ação da GCM de Osasco passou a ser mais humanizada e capacitada. Hoje somos referência no Brasil”, explicou, complementando a informação de que o município foi pioneiro ao instalar o 1º Gabinete de Gestão Integrada Intermunicipal na Região Oeste. “Fomos a primeira cidade a sair na frente e termos planejamento de ações”, reforçou.

O secretário ainda lembrou o papel de auxílio e apoio da Guarda na aplicação da lei Viva Melhor Osasco. “O objetivo do governo Emidio é levar a frente projetos que visem à fiscalização de posturas, combate à invasão de áreas públicas, mas principalmente criar uma cidade mais saudável para se viver”, definiu.

O presidente da Câmara de Osasco, Aluísio Pinheiro, destacou a representatividade e força municipal de segurança sólida e constituída que hoje a GCM exerce na cidade, além do respeito e autonomia.

Segundo o comandante Gilson Menezes, a GCM tem pautado suas ações em uma conduta ética e disciplinada para atender com vigor as necessidades da população. “Essa é uma data importante e o município realiza a solenidade para mostrar ao seu Guarda que a cidade o respeito e o valoriza. É um evento singelo e carinhoso que visa dizer para o Guarda muito obrigado pelo trabalho prestado e ao mesmo tempo congregar autoridades e pessoas que nos ajudam no dia-a-dia e que entendem a importância do Guarda Municipal” reforçou, salientando as novas alternativas de armamento agregadas ao trabalho de segurança, que são as 60 pistolas teasers, adquiridas recentemente em convênio com o Ministério da Justiça, bem como os 30 coletes reflexivos, que têm como objetivo dar segurança e maior visibilidade ao agente da GCM em intervenção no trânsito e facilitação de contato com os munícipes. “A pistola é um equipamento que diminuirá o índice de letalidade, já muito perto do zero, e os coletes um recurso das polícias européias, que dará mais segurança e gerará maior aproximação dos GCMs com a população”, explicou.

Para o prefeito Emidio, a GCM de Osasco tem demonstrado ser uma instituição edificada e soberana para os pilares da Constituição Nacional. “Temos muito orgulho da Guarda Civil Municipal e mais ainda dessa nova fase promissora. Mudamos de uma guarda esquecida para uma corporação cada vez mais profissionalizada e reconhecida nacionalmente. Hoje a GCM de Osasco serve de exemplo e modelo para muitas outras do País e que tem na sua estabilidade, no seu comando, sentido de hierarquia, e dever cívico o foco de paz”, frisou, destacando a admiração pelo comando de Gilson Menezes, que é o maior oficial no Brasil à frente de uma guarda.

O evento contou ainda com a participação de 48 agentes em formação da GCM de Embu das Artes e 4 de Osasco, que deverão encerrar seu treinamento nos próximos dois meses. “Isso mostra que nosso Centro de Formação é referência na Região formando diversos guardas de vários municípios. É uma ação boa porque nos referenda como instituição séria e com filosofia própria”, avaliou o comandante da GCM de Osasco.

Também prestigiaram a solenidade os secretários municipais Jorge Lapas (Governo), Rubens Bastos (Indústria, Comércio e Abastecimento), o presidente da CMTO (Companhia Municipal de Transportes de Osasco) Valdir Roque; o secretário adjunto André Santiago (Segurança e Controle Urbano); os vereadores João Góis e Valmir Prascidelli; Erivan Silva Gomes, inspetor e subcomandante da GCM de Osasco; Carlos Patrocínio, chefe de Divisão do Corpo de Vigias da GCM de Osasco; Régia Maria Gouveia, diretora do Departamento de Recursos Humanos da Prefeitura de Osasco; Siderley, supervisor da GCM de Jandira; inspetor Ribamar, comandante da GCM de Taboão da Serra; Carlos Alberto de Oliveira, corregedor da GCM de Osasco; Nicolau Demirnsky, diretor do Instituto de Criminalística de Osasco e Região; sub-tenente Pessoa, representante do 1º e 2º Grupamento do Corpo de Bombeiros do 18º GB e tenente Moura, representante do 14º Batalhão da Polícia Militar Metropolitano; dentre outras autoridades.

Além disso, verifique

GCM de Osasco e Polícia Militar apreendem jovens em assalto no bairro Vila Yara

Na terça-feira, 14 de maio, a GCM de Osasco (Guarda Civil Municipal), com o apoio …

2 Comentários

  1. adriana bispo da silva

    GOSTARIA QUE HOUVESSE MAIS SEGURANÇA NAS ESCOLAS,ASSIM COMO ERA ANTIGAMENTE ONDE A GUARDA CIVIL DE OSASCO ATUAVA, TRANSMITINDO SEGURANÇA PARA OS ALUNOS E FUNCIONÁRIOS.

  2. Alexandre Liandro

    Venho por este canal de comunicação,lembrar que nos moradores daqui de Altino estamos ao abandono publico de segurança,pois só neste mês de Dezembro ja foi relatado o furto em algumas casas aqui no bairro e nos moradores gostariamos que fosse-mos olhado com mais carinho em nosso bairro pois hoje ao lado aqui da minha casa invadiram á casa do meu vizinho e ninguem pode fazer nada,e estamos tão perto da escola de treinamento da guarda municipal e os bandidos não estão nem ai e nos o que podemos esperar da segurança que nos parece não merecer deste serviço publico e estamos há merce destes bandidos por favor nos ajude.sem mais obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.