Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
Início / Serviços Públicos / GCM / GCM de Osasco forma nova turma de guardas de Embu das Artes

GCM de Osasco forma nova turma de guardas de Embu das Artes

Na manhã do dia 9 de dezembro, sexta-feira, repetindo a parceria com o município de Embu das Artes, a Escola de Formação e Ensino da Guarda Civil Municipal de Osasco formou mais 48 agentes da corporação daquela cidade, em cerimônia que também diplomou quatro novos guardas de Osasco, entre eles três agentes femininos. O evento aconteceu no vão livre do viaduto metálico Reinaldo de Oliveira.

Os formandos passaram por treinamento de 90 dias na Escola da Guarda, órgão do Departamento de Segurança Urbana da Secretaria de Segurança e Controle Urbano (Secontru), cujo trabalho se tornou referência para outras cidades, que firmam parcerias com Osasco para formar seus agentes de segurança.

O curso, que visa atender ao proposto pela matriz curricular do Ministério da Justiça, contribui na construção da identidade profissional da Guarda Municipal, realizando formação dentro dos padrões nacionais de organização, gestão e atuação, com o desenvolvimento de disciplinas como: Noções de Primeiro Socorro, Ética Trabalho da Guarda, Direitos Humanos Difusos e Coletivos, Educação Ambiental, Noções de Combate a Incêndio, Mediação de Conflito, Correção de Postura Corporal, Relações Sociais e Discriminação.

A cerimônia – Após a execução do Hino Nacional na voz de Suzan Borges, integrante do Grupo Musical Cidadania, da CGM de Osasco, o secretário de Segurança e Controle Urbano, José Amando Mota e o comandante da Guarda, inspetor Gilson Menezes passaram revista à tropa e então os novos guardas prestaram juramento.

Representando os formandos, o GCM Luiz Cesar de Miranda leu texto de agradecimento, no qual destacou que o grupo estava muito orgulhoso por concluir o processo de formação em Osasco. “Agradecemos aos instrutores pelos conhecimentos compartilhados, que com certeza nos serão de grande valia na prática profissional diária”, disse. Na sequência o formando GCM Igor Simões Mendes homenageou o paraninfo da turma, o instrutor inspetor/GCM José Carlos Ubaldo.

Deixando uma mensagem para os novos agentes, o subcomandante da Guarda de Embu das Artes, Jairo dos Santos, que também representava o prefeito Chico Brito, agradeceu à prefeitura de Osasco pela acolhida aos GCM’s de sua cidade. “Mais do que uma co-irmã, Osasco já é como uma mãe quando atua na formação dos guardas”, destacou.

O advogado Antônio de Siqueira Ramos, coordenador de esporte e lazer da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e professor do curso da guarda, falou em nome dos instrutores e também representando o presidente da Subseção de Osasco da OAB, José Paschoal Filho. “Me dirigi à turma com a mesma seriedade e respeito que me dirijo aos meus alunos de faculdade e fiquei grato em ver que vocês assimilaram as noções de direito muito bem, como ficou comprovado nas notas da avaliação”, disse a respeito da disciplina que ministra e que é fruto de uma parceria da Prefeitura com a OAB.

Na sequência, o Comandante Gilson ressaltou o trabalho realizado pela escola de Formação da GCM, que de 2005 a 2011 realizou 61 cursos atendendo a 4961 alunos divididos em 205 turmas e aplicou 14.262 horas de aula. No período, firmaram parceria com Osasco os municípios de Embu das Artes, Pirapora do Bom Jesus, Vargem Grande Paulista, Embu Guaçu, Caieiras, Ibiúna, Carapicuíba, Ferraz de Vasconcelos e Jandira. “O prefeito Emidio de Souza dá consistência à GCM de Osasco de maneira que ela possa impulsionar e colaborar com a formação qualificada de guardas das cidades que nos procuram. Fico muito satisfeito em poder compartilhar a qualidade dos nossos cursos com outras cidades”, disse.

O vereador e presidente da Câmara de Osasco, Aluísio Pinheiro, destacou a importância de um município investir em segurança. “Quando a Prefeitura de Osasco investe na Guarda e nos cursos da escola da GCM, está investindo no maior patrimônio de uma cidade, que é o cuidado com as pessoas”, afirmou.

O secretário José Amando Mota, por sua vez, lembrou que a criação do Centro de Formação da Guarda foi um avanço nas medidas de segurança da cidade. “O prefeito Emidio e os deputados que muito bem representam Osasco, João Paulo Cunha e Marcos Martins, fazem uma ponte muito importante com o governo federal, buscando obter recursos para avançarmos nos investimentos. A escola é um exemplo disso e agora estamos também a caminho de adquirirmos novas bases móveis e mais viaturas, como resultado dessas parcerias”, comentou, ressaltando que o fortalecimento da GCM também atende às necessidades do Controle Urbano, no tocante ao combate à poluição sonora e visual, atribuições que também são de responsabilidade da Secontru.

Também participaram da cerimônia, que teve como mestre o inspetor da GCM de Osasco Rildo Hernandes, o secretário adjunto da Secontru, André Santiago e o sub comandante da GCM, inspetor Erivan da Silva Gomes.

Além disso, verifique

GCM de Osasco e Polícia Militar apreendem jovens em assalto no bairro Vila Yara

Na terça-feira, 14 de maio, a GCM de Osasco (Guarda Civil Municipal), com o apoio …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.