Início / Serviços Públicos / GCM / GCM de Osasco recebe 410 cilindros de spray de pimenta versão espuma

GCM de Osasco recebe 410 cilindros de spray de pimenta versão espuma

A Guarda Civil Municipal de Osasco (GCMO) recebeu na última semana, 410 cilindros de spray de pimenta na versão espuma. O município foi escolhido para receber o armamento não letal por integrar o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) desenvolvido pelo Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP).

De acordo com o comandante da GCM, Gilson Menezes, o total do investimento para a compra dos cilindros foi de cerca de R$ 60 mil. “Antes do recebimento dos produtos, todo o efetivo da Guarda recebeu treinamento específico para a utilização de equipamentos não letais”, destacou.

O spray foi desenvolvido para ser usado em operações para imobilizar o infrator de forma direcionada. “O produto tem como objetivo diminuir a utilização de arma de fogo já que possui baixo poder de letalidade nos conflitos para dissipar turba e conter conflito em lugares de grande concentração de gente”, disse o comandante Gilson Menezes.

O comandante explicou ainda que a utilização dos sprays terá acompanhamento rigoroso. “Cada uso deverá ser justificado por meio de Boletim de Ocorrência Interno, e quando acabar o produto, seu cilindro será recolhido ao setor de logística e Patrimônio Público da GCM”, afirmou.

O comandante fez questão de destacar que a GCM está se aprimorando por meio de investimentos e na adoção de novas tecnologias. Ele citou importância da atuação do Ministro da Justiça, Paulo Barreto, do prefeito Emidio de Souza, do Secretário Nacional de Segurança Pública, Ricardo Balestrelli e da coordenadora de ações preventivas da secretaria nacional de Segurança Pública, Dra. Cristina Villa Nova, pelo empenho na realização do convenio com o Pronasci e consequentemente para a aquisição de novas metodologias para a Guarda Civil de Osasco.

Além disso, verifique

GCM de Osasco e Polícia Militar apreendem jovens em assalto no bairro Vila Yara

Na terça-feira, 14 de maio, a GCM de Osasco (Guarda Civil Municipal), com o apoio …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.