Início / Cultura e Lazer / Maestro João Carlos Martins assume direção artística do Projeto Veredas em Osasco

Maestro João Carlos Martins assume direção artística do Projeto Veredas em Osasco

O maestro e pianista João Carlos Martins está assumindo a direção artística do Projeto Veredas, trabalho de educação musical e formação de orquestras desenvolvido em Osasco pela Associação Cultural Promoart, com apoio da Prefeitura de Osasco e parceria com o Ministério da Cultura (MINC).

De acordo com a diretora geral do Projeto Veredas, Beth Parro, a participação do maestro junto ao núcleo piloto do Projeto é uma doação do músico e é parte da contrapartida da Promoart no convênio firmado com o MINC. “É também uma parceria entre os nossos trabalhos. Ele entra com o grande talento que tem e toda a bagagem técnica, e soma com nossa experiência de 15 anos junto às crianças, utilizando a música como um meio de inclusão social”, disse.

Conhecido e respeitado mundialmente, João Carlos Martins, que se encontra em viagem à Europa até a segunda quinzena de julho, terá a incumbência de cuidar da parte técnica da orquestra, que envolve o zelo com a qualidade musical e o resultado do espetáculo. Por isso, caberá a ele decisões como escolha do repertório e até mesmo dos músicos. Além disso, atuará como regente em algumas apresentações.

O Projeto Veredas, cujo primeiro núcleo funciona na sede da Secretaria Municipal da Cultura de Osasco, utiliza a arte e a cultura como meio para o desenvolvimento humano de crianças, adolescentes e jovens de comunidades carentes. O trabalho integra o Programa Cultura Viva do Ministério da Cultura e é um embrião para muitos outros que devem ser criados pelo país. Oferece aulas gratuitas para jovens e crianças de 7 a 21 anos, com cursos de: violino, viola erudita, violoncelo, contrabaixo, flauta-transversal, clarinete, saxofone, trompete, trombone, percussão e canto-coral.

Pontapé inicial

O Projeto Veredas foi lançado em Osasco, em solenidade ocorrida no Auditório do Fundo Social de Solidariedade, no dia 27 de junho, quando as crianças da orquestra do projeto apresentaram, sob a regência da professora Natália Eugenia Sanches Escamez, as peças musicais “O Pato” (Vinicius de Moraes); “Aquarela”, (Toquinho/ Vinicius de Moraes / G. Morra / M. Fabrizio) e “Aquarela do Brasil” (Ary Barroso).

Quem é João Carlos Martins – Aclamado mundialmente, o maestro já se apresentou em concertos com as maiores orquestras do mundo. Considerado no meio da música clássica como o “maior especialista de Bach”, enfrenta, desde a década de 1970, os avanços a síndrome de esforço repetido, que, depois de muita resistência, acabou por afastá-lo do piano. Dedica-se à divulgação da música clássica e atualmente desenvolve atividade artística com a Orquestra Filarmônica Bachiana, por meio da qual também descobre talentos na periferia.

Além disso, verifique

Osasco comemora seus 51 anos com uma programação extensa

Osasco chega aos 51 anos de emancipação político-administrativa como a 4ª cidade mais rica do …

um comentário

  1. Olá;
    Estou interessado em trazer este projeto para a minha cidade.
    Moro em Teófilo Otoni. MG. Existem muitos talentos por aqui. Temos conservatório de música e outras escolas que ensinam vários instrumentos, inclusive violino.
    Sou músico popular mas quero incentivar a criação de uma orquestra aqui.
    O que devo fazer para isso. Com quem devo falar. 
    Fico grato se alguem ai me atender de alguma forma.
    Abraço
    Cristiano Salazar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.