Início / Cultura e Lazer / Mais de 104 mil osasquense participam do Dia do Desafio 2010, em Osasco

Mais de 104 mil osasquense participam do Dia do Desafio 2010, em Osasco

A ex- levantadora da seleção brasileira de voleibol e medalhista Olímpica, Fofão marcou presença no evento

A Prefeitura e o SESC / Osasco tiraram a galera da rotina, no dia 26 de maio, fazendo com que 104.658 pessoas participassem do Dia do Desafio 2010 “Você Se Mexe, o Mundo Mexe”, com a missão de praticar atividades físicas ou esportivas durante 15 minutos consecutivos. Na competição, Osasco venceu a cidade peruana de Piuras.

A competição simbólica e entre as cidades de todo o mundo e de mesmo porte visa mobilizar o maior percentual de participantes, tendo com referência o número de habitantes.

Osasco venceu com uma larga vantagem, mobilizando 14,56% da sua população em exercícios físicos. Com esse resultado superou a sua concorrente Piuras, que teve uma média de 0,56%. Cerca de 2.500 pessoas participaram do Dia do Desafio na cidade peruana.

Em Osasco, para envolver o maior número de pessoas possível, a Secretaria de Esporte Lazer e Recreação contou com uma ação intersecretarial, incluindo também as secretarias municipais de Saúde, Educação, Meio Ambiente, Assistência e Promoção Social, Serviços Municipais e a Guarda Civil Municipal.

As atividades do Dia do Desafio 2010 contaram com uma série de eventos que ocorreram simultaneamente em vários pontos da cidade, como: caminhada matinal no parque Chico Mendes, oficina de boxe, academia sob o viaduto metálico Reinaldo de Oliveira, festivais esportivos nos núcleos do PELC (Programa de Esporte e Lazer na Cidade), mini-pista de trânsito, exercício laboral, skate e patins, BMX, bike e triciclo, nas escolas, caminhada do Projeto Prática Corporais e Saúde e ainda atividades no Calçadão da Antonio Agu, entre outras.

Para o diretor da Secretaria de Esporte de Osasco, Julio Amorim, a participação da cidade foi positiva. “Tivemos um participação massiva das pessoas que praticam esportes nos equipamentos da prefeitura. E no Calçadão da Antonio Agu foi onde ocorreu a maior concentração de participantes. Lá reunimos a Escolinha do Futuro, o PELC, Projeto Práticas Corporais e Saúde e as academias Panteras, Taiko, Axis e Kung Fu Taisan”, explicou.

A programação também contou com a participação de cinco profissionais renomados do esporte. No CEU (Centro de Educação Unificada) Zilda Arns, a ex-levantadora da seleção brasileira de voleibol e medalhista Olímpica Fofão marcou presença, relatando sua carreira e incentivando a garotada na praticar esportes. “Comecei a jogar vôlei na idade de vocês, e o esporte ajuda a melhorar a saúde. Hoje, tenho 30 anos de carreira e sou a única mulher que disputou cinco Olimpíadas”, disse. Na quadra do CEU, Fofão ainda ensinou aos participantes algumas técnicas do vôlei.

Já no Parque da Bicicleta, o campeão do Best Trinck Dirt, Mike Moura e o recordista brasileiro de aéreos, Evandro Índio, fizeram demonstração esportiva de BMX. Já na Pista de SKate, o finalista do X Game Latin América e 4º colocado no Pro Rad, Dennes Fuzil fez demonstração esportiva de patins. E a campeã do “Legends”, Circuito Máster de Skate 2009, Cássia Narina mostrou suas habilidades em manobras radicais.

Dia do Desafio

O Dia do Desafio, “Você Se Mexe, o Mundo Mexe”, é uma campanha mundial.

A idéia é mobilizar o maior número de pessoas para praticar por 15 minutos consecutivos qualquer tipo de atividade física ou esportiva, o que ajuda na prevenção dos males causados pelo sedentarismo.

Toda atividade física é válida para a realização do Dia do Desafio e os municípios devem adequar os programas aos seus recursos, características e preferências da população.

No continente Sul-Americano, essa campanha é coordenada pelo SESC.

Além disso, verifique

Osasco comemora seus 51 anos com uma programação extensa

Osasco chega aos 51 anos de emancipação político-administrativa como a 4ª cidade mais rica do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.