Início / Notícias / Mercado Municipal de Osasco é o preferido da população

Mercado Municipal de Osasco é o preferido da população

A história do município passa pelo tradicional Mercado Municipal “Walter Edson de Abreu”, que aos 62 anos de atividade ininterrupta, continua o preferido da população

A história do município passa por esse lugar repleto de histórias, de lojistas e de fregueses apaixonados. O tradicional Mercado Municipal “Walter Edson de Abreu”, nome recebido em homenagem a um dos primeiros permissionários do ramo de açougue, é conhecido popularmente como Mercadão Central de Osasco. Importante polo comercial situado na Praça 21 de Dezembro, centro de Osasco, em novembro irá comemorar 63 anos de atividade ininterrupta. O local tem 23 boxes, que empregam cerca de 150 funcionários e sua história se confunde com a trajetória de vida de milhares de famílias que vivem em Osasco.

 

Da época em que o município ainda era bairro de São Paulo, o Mercado Municipal de Osasco é o típico “mercado de antigamente”, em que é possível comprar grãos a granel, além de frutas, verduras e legumes fresquinhos. Situado na área central, é dividido por boxes e cada um oferece uma especialidade. O freguês tem à sua disposição, dentre outras atividades, mercearias e açougues que vendem carnes frescas de bovinos, suínos e aves, sendo possível adquirir carnes diferenciadas, de coelho, carneiro e cabrito.

 

A tabacaria se destaca por ser um dos lugares em que ainda é vendido fumo de corda de qualidade e acessórios. Na loja de artigos para animais são encontradas todo tipo de ração, remédios veterinários, casinhas de cachorro e inseticida. Também há uma floricultura que comercializa artigos para jardinagem e grande variedade de plantas, flores e vasos. No box de utilidades domésticas é possível adquirir panelas, vassouras, pregadores e outros  tipos de materiais. Existe também laticínios, queijos variados, embutidos, linguiças e pertences para feijoada e boxes que comercializam cereais, produtos naturais, farinhas diversas e castanhas em geral.

 

A Praça de Alimentação é um dos pontos mais frequentados pelos visitantes, que procuram pelo bolinho e o pastel de bacalhau, salgados em geral e o famoso lanche de mortadela. O restaurante da praça serve, diariamente, pratos variados.

 

Atualmente, o grande “chamariz” do mercado municipal é o sacolão, que além de verduras, legumes, frutas comuns e também as exóticas e incomuns, o freguês encontrará latarias, padaria, confeitaria e comida japonesa.  No lado externo do mercado há uma peixaria que oferece grande variedade de peixes frescos a toda hora e também a avícola e rotisserie que, aos domingos, oferece frango assado. Além do fácil acesso, o Mercado Municipal possui amplo estacionamento rotativo. Atualmente, cerca de 1500 pessoas ali circulam todos os dias, numa média de 45 mil pessoas/mês,

 

Para o prefeito Jorge Lapas “é fundamental a valorização do Mercado Municipal, pois não podemos perder as referências da cidade, mesmo com o crescimento e o desenvolvimento vividos na atualidade”. O prefeito enfatizou ainda “a importância do papel social e econômico desempenhado pelos comerciantes e a qualidade dos produtos comercializados no local”.

 

Mercado Municipal
Mercado Municipal

 

Samuel Mendes Sanches

Fotos: Arquivo SECOM

Agência SECOM de Notícias

Além disso, verifique

22,5% da população de São Paulo consomem doces em excesso

Índice está acima da médica nacional, segundo pesquisa do Ministério da Saúde que alerta para …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.