Início / Manchetes / No aniversário de Osasco, população ganha diversos presentes

No aniversário de Osasco, população ganha diversos presentes

Em dois dias de intensa programação, prefeito Emidio inaugura novas praças, áreas de lazer, entrega títulos habitacionais e o totem do Cinqüentenário. Festa ainda teve bolo de 49 metros e terminou com um grande show musical na zona Norte

Ao completar 49 anos de emancipação político/adminitrativa, no dia 19 de fevereiro, a cidade de Osasco tem muito a comemorar. De um bairro abandonado da Capital até o início dos anos 60, hoje, Osasco é a 10ª economia do Brasil e a terceira cidade mais rica do estado de São Paulo. E nas comemorações desses 49 anos de independência, é a população de Osasco quem ganha diversos presentes da Prefeitura. Em dois dias de intensa programação, o prefeito Emidio de Souza inaugurou novas praças, áreas de lazer, entregou títulos habitacionais e o totem do Cinqüentenário, instalado ao lado viaduto metálico. A festa de aniversário ainda teve bolo de 49 metros, no sábado, 19, e terminou com um grande show musical na zona Norte, no domingo, dia 20.

Projeto Osasco 50 Anos

O ápice das comemorações do 49° aniversário de Osasco, cuja programação teve início no dia 11 e só terminará no dia 27 de fevereiro, aconteceu neste final de semana, com uma extensa agenda cumprida pelo prefeito Emidio, secretários municipais e vereadores. No sábado, dia 19, o primeiro compromisso do prefeito foi no auditório do Centro Universitário FIEO, onde ele abriu o Terceiro Seminário Público do Projeto Osasco 50 Anos, coordenado pelo jornalista Roberto Espinosa.

Em seguida, Emidio se dirigiu ao Km 18, onde participou do festivo e já tradicional Torneio Emancipação de Bocha Rafa, na Cancha de Bocha do Centro Esportivo Domenico Spidaletti. Antes de arriscar uma jogada ao lado de vereadores, secretários e do deputado estadual Marcos Martins (PT), Emidio falou de seu contentamento em poder comemorar os 49 anos de Osasco entregando diversas obras públicas e vendo que a cidade encontrou o caminho certo de desenvolvimento sustentado. “Ao contrario de anos anteriores, quando a cidade crescia desordenadamente, hoje, como a 10ª maior economia do país e a terceira do estado, todos nós temos orgulho de nossa cidade”, disse o prefeito.

Bolo de 49 metros

E, como toda festa de aniversário tem que ter bolo, como enfatizou o prefeito, neste ano não foi diferente em Osasco. Como vem acontecendo todos os anos, desde que o prefeito Emidio tomou posse em 2005, o Fundo Social de Social de Solidariedade, sob o comando da primeira-dama, Marcia Abreu, coordenou a confecção do bolo de 49 metros em comemoração aos 49 anos do município. Usando centenas de quilos de açúcar, de farinha de trigo, 32 quilos de achocolatado e três mil ovos, o bolo foi feito pelas merendeiras de Osasco, com apoio de empresários, da Secretaria de Indústria e Comércio e de outras secretarias.

O bolo gigante foi cortado no Calçadão da Rua Antonio Agu, próximo ao Osasco Plazza Shopping.e oferecido a todos que passavam pelo local, em cerimônia realizada na manhã de sábado, Ao falar sobre o evento, Marcia Abreu destacou o seu contentamento em comemorar mais um aniversário da cidade ao lado da população osasquense. “É um grande orgulho para mim, como osasquense de nascimento, poder participar de mais esta festa, que antecede o Cinqüentenário de Osasco, uma cidade cada vez mais solidária, mais desenvolvida e mais acolhedora”, disse Marcia Abreu. Na ocasião, o titular da Sica, Rubinho Bastos, falou também sobre a importância do evento e do progresso de Osasco. Já o prefeito destacou a união entre o poder público e a sociedade civil de Osasco. “Hoje, esse bolo tem 49 metros e, a partir de agora, já vamos começar a pensar no bolo dos 50 anos de nossa cidade, que encontrou o caminho certo de seu desenvolvimento político, econômico e social. Vamos esperar agora quem de nós, que estamos aqui hoje, vai estar não somente no Cinqüentenário, mas também no aniversário de 100 anos de Osasco”, brincou Emidio.

Ainda no sábado, na parte da tarde, o prefeito Emidio participou de outros eventos, como o lançamento da pedra fundamental de uma área de lazer no Jardim Bonfim, início das obras de revitalização do Largo de Osasco, da reforma da Praça Padroeira do Brasil e da inauguração do Totem do Cinqüentenário, instalado ao lado do viaduto metálico. À noite, ainda fazendo parte do aniversário da cidade, foi realizada uma missa na Catedral de Santo Antônio, onde o prefeito foi representado pelo vice-prefeito, Faisal Cury.

Homenagem aos emancipadores

Já no domingo, dia 20, o primeiro compromisso do prefeito Emidio foi na sede da Ordem dos Emancipadores de Osasco, presidida por José Geraldo Setter. No local, depois de um café da manhã, foi realizada a cerimônia de entronização das fotos dos emancipadores falecidos em 2010. O auditório da Ordem ficou lotado de emancipadores, empresários e familiares dos emancipadores homenageados: José Guizzi, Lydia Tavares Shellemberger e Fernando Calazans.

“É um grande orgulho para nós, emancipadores, participar deste evento em homenagem aos companheiros que nos deixaram em 2010 e, ao mesmo tempo, agradecer a visita do prefeito Emidio de Souza, que deu outros ares à cidade de Osasco, dando continuidade ao objetivo dos emancipadores que sonharam e lutaram por uma cidade livre e desenvolvida como vemos hoje”, disse o presidente Setter. A saudação oficial da Ordem dos Emancipadores ao prefeito Emidio foi feita pelo advogado e emancipador, Albertino de Souza Oliva, que fez um belo discurso destacando a luta dos emancipadores, o desenvolvimento de Osasco ao longo de quase meio século de vida idependente e também sobre os desafios que o prefeito Emidio ainda tem pela frente, sobretudo, na área ambiental.

Por sua vez, o prefeito Emidio destacou o trabalho dos emancipadores, afirmando que se não fossem eles, hoje, com certeza, Osasco não seria esta cidade que dá orgulho aos seus habitantes. “Se hoje, Osasco é a 10ª cidade mais desenvolvida do Brasil, a 3ª do estado e é uma cidade que nos dá orgulho, devemos isso a todos os emancipadores e a seus familiares que batalharam e não abandonaram o sonho da autonomia de Osasco. Gostaria, inclusive, de receber uma cópia do discurso do dr. Albertino, pois, muitas coisas que ele disse, nós já estamos planejando dentro do Projeto Osasco 50 Anos, e outras que teremos o maior prazer em estudar e colocar em prática. Neste momento de felicidade, nós só temos a agradecer a todos os emancipadores”, afirmou Emidio.

Show dos 49 anos

Ainda no domingo, após participar de outros eventos, reuniões com moradores e inaugurações, o prefeito Emidio seguiu para a zona Norte, onde participou do grande show musical, coordenado pela rádio Nativa e oferecido pela Prefeitura à população. Com a presença de vários artistas, com destaque para Latino, Alexandre Pires, Gustavo Lima, Guilherme e Santiago, dentres outros, o show foi realizado na Avenida Graciela Flores Piteri, próximo à Fito zona Norte. Apesar da forte chuva que caiu à tarde na região, mais de 20 mil de pessoas compareceram ao local e não arredaram pé até entrada do Latino que encerrou o show.

Antes, porém, o grande publicou recebeu com muitos aplausos o prefeito Emidio de Souza, que falou sobre os 49 anos de Osasco e da preparação da cidade para as comemorações do Cinqüentenário em fevereiro de 2012. “Estamos a um ano de completarmos 50 anos e, poucas cidades no Brasil, muito mais antigas, têm tantos motivos para comemorar como nós temos, hoje, nestes 49 anos de emancipação político/administrativa. Temos ainda problemas a enfrentar, mas, se olharmos para trás, podemos ver o quanto Osasco avançou nestes últimos anos. Ao assumirmos a Prefeitura em 2005, Osasco ocupava o 24° lugar no PIB nacional. Hoje, graças a união entre a Prefeitura e o governo Federal e entre todos os habitantes desta cidade, Osasco é a 10ª cidade mais rica do país e a 3ª do estado. Portanto, Osasco faz aniversário, mas o presente é de todos vocês que amam e trabalham pelo desenvolvimento desta cidade. E nada mais justo do que este grande show para comemoramos mais este aniversário de Osasco’”, disse o prefeito.

Depois de subir no palco e cantar alguns de seus sucessos, o cantor Latino chamou novamente o prefeito Emidio, que, ao lado secretários e de vereadores, cortou o bolo dos 49 anos. Comandados por Latino, todos cantaram parabéns para Osasco. Em seguida, Latino prosseguiu com o seu show para delírio do grande público e de seus fãs.

Participaram também desses eventos, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Marcia Abreu, o vice-prefeito Faisal Cury, os secretários Jorge Lapas (Governo); Waldyr Ribeiro Filho (Obras), Gelso de Lima (Saúde); Luciano Jurcovichi (Cultura); Rubinho Bastos (Sica); Mazé Favarão (Educação); Claudio Chapecó (Esportes), José Amando Mota (Segurança e Controle Urbano); Sérgio Gonçalves (Habitação); Dulce Helena Cazzuni (SDTI); Renato Afonso (Jurídico); Aldo Rocha (Relações Internacionais); Sônia Rainho (Coordenadoria da Mulher), Delcides Ragatieri (Defesa Civil); os vereadores Aluisio Pinheiro (Presidente da Câmara); Valmir Prascidelli (líder do prefeito), Nelson Matias, João Gois, Osvaldo Verginio, Rogério Lins, Valdomiro Ventura, Eduardão, Toniolo, Claudio da Locadora, Josias da Juco, o deputado estadual Marcos Martins, a diretora de Comunicação, Emília Cordeiro, dentre outras autoridades civis e militares.

Além disso, verifique

Prefeitura de Osasco entrega Bases Comunitárias Móveis

Nesta quarta-feira, 5, às 11 horas, o prefeito de Osasco, Emidio de Souza, entrega para …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.