Início / Prefeitura / Obras / Obras estão a todo vapor em Osasco

Obras estão a todo vapor em Osasco

No sábado, o prefeito Emidio de Souza vistoriou projetos que estão contribuindo para deixar a cidade cada vez melhor, como as construções do novo prédio da Fac-Fito, do Centro de Equoterapia e do PS do Jardim D´Abril

Com o objetivo de levar melhorias a todos os bairros da cidade e melhorar ainda mais a qualidade de vida da população, a Prefeitura de Osasco está mantendo obras a todo o vapor. No último sábado, dia 27 de novembro, o prefeito Emidio de Souza reservou parte do dia, acompanhado de secretários, para vistoriar alguns dos projetos em andamento.

A primeira parada foi na Unidade de Longa Permanência do Idoso (ULPI), que está em construção na Vila Yolanda, na zona Sul da cidade, por meio de um convênio com a construtora Camargo Correa. No local, que será gerido pela Secretaria de Assistência e Promoção Social, serão atendidos idosos que estão em situação de abandono social, mas que tenham autonomia. A secretária de Assistência e Promoção Social, Gilma Rossafá, e a secretária-adjunta, Patrícia Dândalo, mostraram ao prefeito as instalações, que incluem 13 apartamentos, com capacidade para duas pessoas casa, e ainda áreas de convivência comum, como jardim, solarium, lavanderia e até um centro de inclusão digital e uma biblioteca.

Em seguida, a comitiva se dirigiu para o novo prédio da FAC-Fito, em obras em terreno anexo à unidade I da Fito, no Jardim das Flores. Recebido pelo vice-prefeito e presidente da Fito, Faisal Cury, e por diretores da instituição, Emidio constatou que o projeto já está em fase final, dependendo apenas de acabamento externo. O novo prédio vai contar, além de salas de aula, com laboratórios, biblioteca e auditório, dentre outras dependências. E, para a inauguração, novos equipamentos também estão sendo comprados, incluindo computadores de última geração para o laboratório de informática.

O grupo seguiu depois para as obras de construção do Galpão de Manutenção da Secretaria Municipal de Educação, no Jardim Cipava, local que será reservado para o armazenamento de material de almoxarifado e de manutenção da pasta.

A parada seguinte foram as obras de construção do Pronto-Socorro do Jardim D´Abril. Segundo o secretário Gelso de Lima, ele será o sexto e maior PS da rede municipal de saúde. “Essa unidade servirá de retaguarda para o Hospital Municipal Central Antônio Giglio e também vai contar com leitos reservados ao atendimento de pacientes terminais, que hoje são atendidos, provisoriamente, no PS da Vila Ayrosa”, explicou.

Emidio esteve ainda acompanhando o andamento das obras do Centro de Equoterapia, no Parque Chico Mendes. O local vai contar com baias, pista, depósitos e demais instalações necessárias ao projeto, que já acontece no local e atende alunos com deficiência matriculados na rede municipal. “Além de dar melhores condições para o desenvolvimento da Equoterapia, o centro vai nos permitir ampliar o atendimento, de acordo com a demanda registrada na rede”, relatou a secretária de Educação, professora Mazé Favarão.

Também no parque, Emidio aproveitou para prestigiar, ao lado do secretário de Meio Ambiente, Carlos Marx, a atividade de encerramento do curso de Futebol e Horticultura, voltado às crianças e mantido em parceria com a Secretaria de Esportes, e ainda uma aula do curso de Alimento Vivo, ministrado pelo médico Alberto Paribanez. Nos dois casos, Emidio destacou a importância de projetos como esses, que contribuem para melhorar a qualidade de vida da população.

Por fim, o prefeito esteve na estação de Osasco da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), para conhecer detalhes das obras que estão em andamento no local. Embora realizadas pelo governo do Estado, elas integram um projeto de revitalização de todo o centro da cidade. O próprio projeto de reforma é uma parceria com a administração municipal. A prefeitura cedeu parte da rua Erasmo Braga, em Presidente Altino, para que a linha férrea ganhe mais uma plataforma nesse trecho, o que vai permitir que os trens que atendem à cidade operem na mesma velocidade e com o mesmo intervalo do metrô. Como contrapartida, a administração municipal inclui, no projeto de reforma, a construção de passarelas na estação, que darão acesso tanto à região central da cidade como a Presidente Altino.

Além disso, a parte da administração municipal no projeto está bastante adiantada. De acordo com o secretário de Obras e Transportes, Waldyr Ribeiro, já foi concluída a licitação para escolha da empresa que fará as obras de revitalização de todo o Largo de Osasco, incluindo a reforma do terminal de ônibus e reconfiguração viária, da qual faz parte também a interligação entre a rua da Estação e a Superavenida Hilário Pereira de Souza. “São obras custeadas com recursos parlamentares, no valor de R$5,1 milhões, e com contrapartida da prefeitura de R$500 mil. Esperamos iniciar os trabalhos dentro de um mês”, afirmou.

Também participara da vitoria o secretário de Governo, Jorge Lapas, e o vereador Aluísio Pinheiro.

Além disso, verifique

SENO ganha iluminação e permissão…

O tradicional time de futebol amador de várzea de Osasco, SENO (Sociedade Esportiva Novo Osasco), …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.