Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
Início / Campanhas / OSASCO – 26 DE MAIO – DIA NACIONAL DO GLAUCOMA

OSASCO – 26 DE MAIO – DIA NACIONAL DO GLAUCOMA

A Prefeitura, APM e Hospital Oftalmológico Medicina dos Olhos realizam campanha de conscientização em Osasco sobre a doença, que atinge 70 milhões de pessoas em todo o mundo.

No dia 26 de maio, a Prefeitura de Osasco, Associação Paulista de Medicina (APM) – Regional Osasco e o Hospital Oftalmológico Medicina dos Olhos, se unem para celebrar o Dia Nacional de Combate à Cegueira Pelo Glaucoma, oficializado através da Lei Federal no. 10456, de 13 de maio de 2002. A celebração será em forma de campanha social realizada na Biblioteca Municipal Monteiro Lobato no Centro de Osasco. Serão realizados exames de acuidade visual e pressão ocular no horário das 8h às 16h. Para participar é necessário ter acima de 40 anos de idade e estar portando a senha que será distribuída no local. As vagas serão limitadas. O objetivo é orientar a população sobre fatores de risco e medidas preventivas. Além disso, nossos especialistas estarão à disposição dos veículos de comunicação para falar sobre o assunto, dando dicas de prevenção, diagnóstico e tratamento.

Doença x números

O glaucoma é causado pelo aumento da pressão intra-ocular, geralmente devido a um bloqueio do fluído no interior do olho. Com o tempo, isso causa dano ao nervo óptico e, se não for devidamente tratado, leva à perda gradual e irreversível da visão. A doença, apontada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como a principal causa de cegueira irreversível, atinge cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo – cerca de 3 milhões só nos Estados Unidos. No Brasil, onde existem aproximadamente 985 mil portadores de glaucoma, estima-se que mais de 50% dos doentes não sabem que são glaucomatosos. Os principais fatores de risco são: histórico familiar, pressão intra-ocular elevada, idade acima de 50 anos, diabetes mellitus, uso prolongado de corticóides, presença de lesões oculares, descendência negra.

Tratamento

O glaucoma é uma doença crônica e silenciosa que não tem cura, mas na maioria dos casos pode ser controlada com tratamento adequado e contínuo. Quanto mais precoce for o diagnóstico, maiores são as chances de se evitar a perda da visão. O tratamento clínico inicial é feito com colírios que baixam a pressão intra-ocular. A terapia com laser é indicada quando o tratamento com o colírio não é capaz de conter os níveis elevados de pressão. O procedimento cirúrgico é a ultima opção de tratamento.

Segundo o Dr. Carlos Akira Omi, presidente da SBG, como a doença é assintomática e progressiva, a maioria dos pacientes descobre que tem glaucoma quando a perda da visão já é irreversível, daí a necessidade de medidas preventivas. “Consulte o seu oftalmologista regularmente, pois só ele pode detectar qualquer tipo de problema visual precocemente, com melhores prognósticos”, orienta.

Local da Campanha:

Escola de Artes César Antônio Salvi
R: Tenente Avelar Pires de Azevedo, 360 – Osasco, Centro.
Gratuita

Horário das 8h às 16h
(Os participantes deverão estar com a senha que será distribuída no local. Vagas limitadas)

Para maiores informações:
3683-0404 – Medicina dos Olhos; falar com Thais Costa ou Bruna Araújo.
3188-4200 – APM.
3652-9000 – Prefeitura de Osasco.

Além disso, verifique

Tributo a Clara Nunes, em nome da solidariedade

Helen Cristina e Convidados, com “Tributo a Clara Nunes” em prol do Fundo de Solidariedade, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.