Início / Avisos / Osasco lança Campanha de Erradicação do Trabalho Infantil

Osasco lança Campanha de Erradicação do Trabalho Infantil

Osasco lança Campanha de Erradicação do Trabalho Infantil Um dos pilares da atual administração e preocupação freqüente do prefeito de Osasco, Emidio de Souza, é a questão da inclusão social. São inúmeras as iniciativas da prefeitura nesse sentido, e, dando continuidade a esse trabalho, a Secretaria Municipal de Assistência e Promoção Social lançou uma importante Campanha de Erradicação do Trabalho Infantil.

O evento que marcou oficialmente a abertura da campanha, com o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e do Ministério do Trabalho, aconteceu na manhã de quarta-feira, 11, no auditório do Centro de Atenção à Terceira Idade, ocasião em que os presentes assinaram um termo de compromisso pela proteção da criança e do adolescente. As assinaturas colhidas anunciam o esforço da sociedade civil e do poder público na luta contra a exploração infantil. Estavam presentes representantes do Conselho Tutelar, de entidades assistências da cidade, da OAB, da Defensoria Pública e da Pastoral da Criança, entre outras.

Osasco lança Campanha de Erradicação do Trabalho InfantilDe acordo com a secretária de Assistência e Promoção Social, Gilma Rossafá, Osasco não tem medido esforços para promover o desenvolvimento social. Especificamente para proteger a infância, o município aderiu ao PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), que hoje atende a 130 crianças em situação de risco e vulnerabilidade. “Esses jovens são retirados das ruas e passam a praticar atividades sócio-culturais, exercidas nos CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), recebendo, por isso, uma bolsa de R$ 40. Como o cadastro é único, as famílias das crianças atendidas pelo PETI também são beneficiadas com outros programas redistributivos do Governo Federal, como o Bolsa Família, se for o caso”, explicou. A secretária aproveitou a oportunidade para apresentar ao público as diretrizes do Programa “Osasco pela Vida”, desenvolvido pelo município para ser implantado em complemento ao PETI.

Já na quinta, 12, data que marca a luta pela erradicação do trabalhão infantil em todo o mundo, e dando seqüência à atividade, as crianças atendidas nos CRAS participaram de um dia repleto de atividades no SESI, unidade Piratininga. As oficinas de pipas, danças e a prática de esportes proporcionaram momentos de integração entre a garotada presente, sempre acompanhados por monitores da prefeitura, como assistentes sociais e agentes do PACS (Programa de Agentes Comunitários de Saúde). Na ocasião, o prefeito Emidio de Souza foi conferir a ação, e aproveitou para assinar o termo de compromisso. “Osasco não podia ficar fora dessa luta tão importante para o desenvolvimento social infantil. No que depender de mim, vamos continuar desenvolvendo ação pelo combate à exploração da criança e do adolescente”, falou.

Além disso, verifique

22,5% da população de São Paulo consomem doces em excesso

Índice está acima da médica nacional, segundo pesquisa do Ministério da Saúde que alerta para …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.