Início / Educação / Osasco participa da etapa estadual da Conferência Nacional de Educação

Osasco participa da etapa estadual da Conferência Nacional de Educação

Osasco participou, nos dias 2, 3 e 4 de outubro, da série de conferências preparatórias para a Conferência Nacional de Educação (Conae), que será realizada de 28 de março a 1º de abril de 2010, em Brasília. O evento, realizado em São Paulo, reuniu dois mil delegados de diversas cidades no Palácio de Convenções do Anhembi.

A cidade foi representada por 11 delegados, eleitos na Conferência Intermunicipal de Educação, realizada em junho, e que contou com participantes de 17 cidades da Região Oeste do Estado de São Paulo.

A professora Mazé Favarão, titular da Secretaria de Educação, Conselheira da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) e delegada da Conferência Estadual, destacou a importância da participação de Osasco na Conferência. “Queremos apresentar nossas experiências para outros municípios, debater e contribuir para um novo Sistema Nacional Articulado de forma coletiva”, afirmou.

Na ocasião, foram discutidos os temas que constituem os eixos da Conae para a elaboração de um Sistema Articulado de Educação e foram escolhidos também os representantes de São Paulo para a Conferência Nacional, entre os quais foram eleitos 4 delegados da Secretaria de Educação de Osasco, incluindo a professora Mazé Favarão.

Francisco Chagas Fernandes, Secretário Executivo Adjunto do MEC e professor da rede estadual do Rio Grande do Norte, representando o Ministro da Educação, Fernando Haddad, destacou que a CONAE 2010 tem como diferencial o fato de ser convocada pelo poder público e com a participação de todos os setores e que assim deve ser feita a educação: em regime de cooperação. “Há duas máximas que movem essa conferência: construir um Sistema Nacional de Educação e construir de forma articulada, em regime de cooperação entre os três entes federados, mas ainda precisamos de leis para isso”, disse.

CONAE 2010 em números

Ao todo, foram eleitos na etapa de São Paulo 176 delegados da educação básica, 52 da profissional e 323 da superior.

O calendário das 26 conferências estaduais e do Distrito Federal será cumprido até 29 de novembro. Nesse período, 23.992 delegados vão discutir os temas da Conae e eleger representantes.

Dados preliminares divulgados pela Coordenação Organizadora Nacional da CONAE 2010 indicam que 305,5 mil brasileiros discutiram as temáticas da conferência entre janeiro e junho deste ano. A comissão também registrou a realização de 1.820 Conferências Municipais preparatórias, além de debates em escolas, bairros e comunidades.

Conferência Intermunicipal

Osasco sediou, nos dias 5 e 6 de junho, a Conferência Intermunicipal de Educação da Região Metropolitana Oeste, que teve como tema central “Construindo o Sistema Nacional Articulado de Educação: O Plano Nacional de Educação, Diretrizes e Estratégias de Ação”. O evento aconteceu no Ginásio de Esportes Sebastião Rafael da Silva – Geodésico e reuniu mais de 800 participantes de 17 cidades da região, entre eles representantes da sociedade civil, agentes públicos, entidades de classe, estudantes, profissionais da educação e pais ou mães de estudantes. Todos discutiram a melhoria da qualidade da educação brasileira.

As Conferências Intermunicipais foram realizadas com o objetivo de fomentar a Conferência Nacional de Educação – CONAE 2010 e assim criar uma política educacional nacional articulada com municípios, estados e Distrito Federal, com ampla participação da sociedade civil organizada, respeitando a realidade de cada um deles.

Além disso, verifique

Secretaria de Educação de Osasco saúda servidores para a volta às aulas

Início do ano letivo na rede municipal acontece no dia 6 de fevereiro No mês …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.