Início / Saúde / Vacinação / Osasco promove Campanha de Vacinação Anti-Rábica 2010

Osasco promove Campanha de Vacinação Anti-Rábica 2010

A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Saúde, inicia no dia 24 de agosto a Campanha de Vacinação Anti-Rábica Animal de 2010, que segue até o dia 8 de setembro e é realizada pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

A vacinação acontece de segunda-feira a sábado, das 8h às 16h, e é gratuita. São mais de 100 postos de vacinação e o proprietário deve procurar o atendimento mais próximo de sua casa.

A raiva é uma doença que pode ser transmitida ao homem em qualquer época do ano por meio da saliva do animal. Geralmente acontece através de mordida, arranhadura ou lambedura do animal contaminado.

De acordo com a veterinária Gisele de Campos, do CCZ, a vacinação é uma medida preventiva importante para manter a transmissão sob controle. “A vacinação contra a raiva deve ser feita anualmente, pois mantém os animais protegidos da doença pelo período de um ano”, destaca. Devem ser vacinados cães e gatos a partir dos 3 meses de idade, incluindo fêmeas em amamentação e no cio. A expectativa é de que, este ano, sejam imunizados contra a raiva 62 mil cães e 12 mil gatos.

Para maior segurança dos animais, proprietários e da equipe de vacinação, o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) orienta que os animais sejam conduzidos com coleira, guia, se necessário fucinheira (no caso de cães considerados bravos, como pitbull, rotweiler e mastim, conforme prevê a lei) e sejam acompanhados por um adulto.

É importante também que o dono leve a caderneta de vacinação do animal, embora não seja obrigatória a apresentação, uma vez que no momento da aplicação da vacina será entregue um comprovante a ser anexado na caderneta do animal.

Além da campanha, a Prefeitura mantém atendimento permanente de vacinação animal. O posto é fixo e fica localizado na Av. Lourenço Belloli, 1480, Parque Industrial Mazzei, no Jardim Baronesa. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones do Centro de Controle de Zoonoses: 3686-0135 ou 3696-9390. A Prefeitura informa que apenas nos dias 6 e 7 de setembro não haverá vacinação.

Nesta edição haverá ainda dois outros postos fixos. Um deles localizado no Mercado Municipal Walter Edson de Abreu, na Praça 21 de dezembro – Centro. Os telefones para contato são 3654-1399 ou 3699-6499. O outro posto é da Defesa Civil, situado na Rua José Júlio, 333, no Jardim Sindona. Os munícipes podem entrar em contato através dos telefones 3692-8870/ 3605-1821 / 3609-0548 ou pelo Disque Defesa Civil: 199 (atendimento 24 horas).

Confira a lista completa dos postos de vacinação e dias de atendimento pelo link www.osasco.sp.gov.br/vacina2010.pdf

Além disso, verifique

Dia D de Multivacinação acontece neste sábado (18) em Osasco

A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que no próximo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.