Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
Início / Educação / Osasco promove V Conferência Municipal de Educação

Osasco promove V Conferência Municipal de Educação

A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Educação, promoveu na quinta-feira, 28 de julho, o primeiro dia da V Conferência Municipal de Educação com o objetivo de socializar a proposta preliminar do Plano Municipal de Educação (PME) 2011-2020, estabelecer as relações entre as políticas públicas educacionais nacionais e locais, refletir e promover o diálogo para aperfeiçoamento da proposta do novo PME. A solenidade de abertura reuniu cerca de 500 profissionais da área de educação no auditório do Centro de Formação dos Professores.

A cerimônia contou com os Círculos de Cultura Temáticos, atividade cultural com o grupo de teatro Lira dos Autos e o lançamento do primeiro volume do livro sobre o Encontro Internacional de Educação de Osasco, que reuniu experiências de encontros ocorridos em fevereiro de 2010.

Em seguida, o professor do Instituto Paulo Freire, Genuíno Bordignon, disse estar honrado por contribuir pedagógica e humanisticamente para o crescimento sócio-educacional de Osasco. “É muito gratificante sabermos que auxiliamos para o fortalecimento do Plano Municipal de Educação. Hoje vemos que o município evolui muito em relação aos seus indicadores de qualidade na educação e também na maneira como olhamos crianças e jovens”, destacou.

O presidente do Conselho Municipal de Educação, Marcos Miguel, comentou as diretrizes da Conferência. “Essa experiência ajuda muito o desenvolvimento da cidade. Participar de um projeto concreto e sólido como o que Osasco possui enaltece nosso trabalho de poder ver o avanço e metas sendo traçadas para a educação”, avaliou.

A secretária da Educação, professora Mazé Favarão, também falou sobre o evento. “Agradeço todos aqueles que acompanham e trabalham diretamente com a educação por interferirem no desenvolvimento do país como um todo. A partir do momento que tomamos consciência que a educação deve ser bem estruturada e planejada o processo todo se torna mais organizado e qualificado para o cidadão de Osasco, em especial os educandos”, reforçou.

A Conferência, que se estende até o dia 29, tem como tema “Construindo o Novo Plano Decenal de Educação de Osasco”. O evento também contou com assessoria do Instituto Paulo Freire e teve como uma de suas metas abrir espaço para compartilhamento das práticas realizadas nas unidades escolares e das ações da política educacional de Osasco.

Também foram realizadas mesas de diálogos que debateram temas como: Educação Inclusiva, papel do profissional da Educação, didática em Educação Infantil, dentre outras.

A partir dos resultados das discussões realizadas pelas Câmaras Temáticas, sistematizadas pelo Grupo de Trabalho Coordenador, a estratégia da secretaria é reunir sugestões de melhoria para o Plano Municipal de Educação (PME).

Com a socialização de saberes, informações e reflexões será possível construir um PME capaz de atender às necessidades e anseios da população. Considerando a participação de 135 Unidades educacionais e 20 núcleos MOVA (Movimento de Alfabetização de Adultos), participaram da Conferência 665 pessoas, dentre as quais gestores, professores de educação infantil e fundamental, funcionários de apoio, alunos de EJA (Educação de Jovens e Adultos) e MOVA, bem como a sociedade civil representada pelas famílias de estudantes da rede municipal.

Além disso, verifique

Secretaria de Educação de Osasco saúda servidores para a volta às aulas

Início do ano letivo na rede municipal acontece no dia 6 de fevereiro No mês …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.