Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
Início / Saúde / Osasco prorroga campanha de vacinação contra a poliomielite

Osasco prorroga campanha de vacinação contra a poliomielite

289 Leandro Palmeira (1)No primeiro dia, 78% das crianças do município já foram vacinadas

A primeira etapa da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite (Paralisia Infantil) começou neste sábado, dia 20 de junho. A meta da Secretaria da Saúde de Osasco, com apoio do Ministério da Saúde, é vacinar 54.289 crianças até cinco anos idade, o que corresponde a 95% da população nesta faixa etária. No primeiro dia 78% da meta foi atingida e a campanha foi prorrogada até o final desta semana.

A campanha foi realizada das 8h às 17 h, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Postos de Pronto Atendimento (PPA), Policlínicas da Zona Sul e Norte, e em mais de 50 postos volantes espalhados em escolas, centros comunitários e igrejas nos bairros do município.

289 Leandro Palmeira (4)O vice-prefeito, o médico Faisal Cury, acompanhou os trabalhos na Unidade Básica de Saúde Getulino José Dias, no Jardim Padroeira II, ao lado de secretário da Saúde, Gelso de Lima. “Toda campanha tem seu mérito. Com a conscientização e prevenção teremos uma população ainda mais saudável. Antes tínhamos medo da paralisia infantil, hoje podemos considerá-la erradicada graças às vacinações”, disse doutor Cury.

A poliomielite é altamente contagiosa e causada pelo poliovírus. Esta doença é mais comum em crianças, mas também pode se manifestar em adultos. A infecção é transmitida por contato direto com partículas do vírus que são eliminadas pela garganta ou pelas fezes. O vírus da pólio se desenvolve na garganta ou no intestino e é disseminado pela corrente sanguínea.

Para Camila Aparecida, mãe de Rafael Roberto, 2 anos, a vacinação é muito importante. “Temos sempre que estar em dia com a carteirinha de vacinação e nunca esquecer, não apenas dessa, mas de todas as vacinas”, destacou.

O principal objetivo da campanha é manter a pólio erradicada do Brasil. “A poliomielite está erradicada no Brasil, porém a vigilância é contínua e precisamos garantir que não só Osasco, mas o Brasil não tenha nenhum caso”, finalizou Gelso de Lima.

Além disso, verifique

Osasco realiza Fórum de Saúde Mental

A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretária da Saúde, promoveu no dia 22 de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.